Eficácia de um programa de consciência fonológica no pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ventura, Rita
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Figueiredo, Sandra, Capelas, Sylvie
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11144/4268
Resumo: O objetivo do presente estudo foi avaliar a eficácia de um programa de consciência fonológica no nível préescolar, em crianças sem patologias. Foram constituídos dois grupos, controlo e experimental. Apenas o grupo experimental foi submetido ao programa de treino de consciência fonológica (“Teste de Consciência Fonológica”, Castro, Alves, Correia & Soares, 2018), sendo que o grupo de controlo seguiu o desenvolvimento normativo de acordo com o programa do nível pré-escolar. Realizaram-se dois momentos de avaliação para ambos os grupos: a avaliação inicial e a avaliação final após 12 sessões (12 semanas). As crianças com acesso ao programa de estimulação de competências da consciência fonológica, em determinado número de sessões controladas, revelaram resultados significativamente melhores quando comparadas com as crianças sem acesso ao programa, comprovando a eficácia do Programa de Consciência Fonológica no nível Pré-Escolar enquanto medida de intervenção precoce para o desenvolvimento da linguagem, especificamente no que respeita à leitura e à escrita.
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