Desenvolvimento de uma marca verde - o caso ECO2Seia - Produtos Baixo Carbono

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Vânea A R
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/2272
Resumo: O consumo de produtos ambientalmente corretos e saudáveis encontra-se cada vez mais valorizado, assim como a responsabilidade ambiental nas empresas, que manifestam uma consciência ambiental e adotam, nesse sentido, a etiquetagem verde dos seus produtos. A importância da produção de produtos de baixo carbono tem impulsionado a cidade de Seia a promover um rótulo ecológico para os produtores, como uma forma de motivar este tipo de diferenciação estratégica e um meio de distinguir os produtos locais. Baseado numa revisão de literatura sobre certificação ambiental e marketing de sustentabilidade, verde, este projeto irá abordar a maneira que a governança municipal tem desenhado sua estratégia verde para lançar este eco2SEIA de rótulo de ecoprodutos de baixo carbono e como produtores e consumidores reagiram e aceitaram este desafio. Demonstrando a importância destas ações na promoção de negócios e sustentabilidade do território, este projeto também descreve que, embora a responsabilidade social seja um fator a ter em conta pelas empresas, o investimento na aplicação do rótulo verde não se revela tão forte como desejado, fica aquém da expectativa, bem como o impacto sobre os consumidores. Então, analisar o que deu errado é uma questão que este trabalho se propõe a responder.
id RCAP_7c203a3e001feb35422c6034ae7194d9
oai_identifier_str oai:bdigital.ipg.pt:10314/2272
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento de uma marca verde - o caso ECO2Seia - Produtos Baixo Carbonodesenvolvimento sustentávelmarketing verdeetiqueta ecológicaconsumidor verdeproduto eco2SEIAO consumo de produtos ambientalmente corretos e saudáveis encontra-se cada vez mais valorizado, assim como a responsabilidade ambiental nas empresas, que manifestam uma consciência ambiental e adotam, nesse sentido, a etiquetagem verde dos seus produtos. A importância da produção de produtos de baixo carbono tem impulsionado a cidade de Seia a promover um rótulo ecológico para os produtores, como uma forma de motivar este tipo de diferenciação estratégica e um meio de distinguir os produtos locais. Baseado numa revisão de literatura sobre certificação ambiental e marketing de sustentabilidade, verde, este projeto irá abordar a maneira que a governança municipal tem desenhado sua estratégia verde para lançar este eco2SEIA de rótulo de ecoprodutos de baixo carbono e como produtores e consumidores reagiram e aceitaram este desafio. Demonstrando a importância destas ações na promoção de negócios e sustentabilidade do território, este projeto também descreve que, embora a responsabilidade social seja um fator a ter em conta pelas empresas, o investimento na aplicação do rótulo verde não se revela tão forte como desejado, fica aquém da expectativa, bem como o impacto sobre os consumidores. Então, analisar o que deu errado é uma questão que este trabalho se propõe a responder.Instituto Politécnico da Guarda2016-05-13T15:47:20Z2016-05-132013-11-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10314/2272http://hdl.handle.net/10314/2272TID:201008688porGarcia, Vânea A Rinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T02:55:05Zoai:bdigital.ipg.pt:10314/2272Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:41:57.006162Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de uma marca verde - o caso ECO2Seia - Produtos Baixo Carbono
title Desenvolvimento de uma marca verde - o caso ECO2Seia - Produtos Baixo Carbono
spellingShingle Desenvolvimento de uma marca verde - o caso ECO2Seia - Produtos Baixo Carbono
Garcia, Vânea A R
desenvolvimento sustentável
marketing verde
etiqueta ecológica
consumidor verde
produto eco2SEIA
title_short Desenvolvimento de uma marca verde - o caso ECO2Seia - Produtos Baixo Carbono
title_full Desenvolvimento de uma marca verde - o caso ECO2Seia - Produtos Baixo Carbono
title_fullStr Desenvolvimento de uma marca verde - o caso ECO2Seia - Produtos Baixo Carbono
title_full_unstemmed Desenvolvimento de uma marca verde - o caso ECO2Seia - Produtos Baixo Carbono
title_sort Desenvolvimento de uma marca verde - o caso ECO2Seia - Produtos Baixo Carbono
author Garcia, Vânea A R
author_facet Garcia, Vânea A R
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Vânea A R
dc.subject.por.fl_str_mv desenvolvimento sustentável
marketing verde
etiqueta ecológica
consumidor verde
produto eco2SEIA
topic desenvolvimento sustentável
marketing verde
etiqueta ecológica
consumidor verde
produto eco2SEIA
description O consumo de produtos ambientalmente corretos e saudáveis encontra-se cada vez mais valorizado, assim como a responsabilidade ambiental nas empresas, que manifestam uma consciência ambiental e adotam, nesse sentido, a etiquetagem verde dos seus produtos. A importância da produção de produtos de baixo carbono tem impulsionado a cidade de Seia a promover um rótulo ecológico para os produtores, como uma forma de motivar este tipo de diferenciação estratégica e um meio de distinguir os produtos locais. Baseado numa revisão de literatura sobre certificação ambiental e marketing de sustentabilidade, verde, este projeto irá abordar a maneira que a governança municipal tem desenhado sua estratégia verde para lançar este eco2SEIA de rótulo de ecoprodutos de baixo carbono e como produtores e consumidores reagiram e aceitaram este desafio. Demonstrando a importância destas ações na promoção de negócios e sustentabilidade do território, este projeto também descreve que, embora a responsabilidade social seja um fator a ter em conta pelas empresas, o investimento na aplicação do rótulo verde não se revela tão forte como desejado, fica aquém da expectativa, bem como o impacto sobre os consumidores. Então, analisar o que deu errado é uma questão que este trabalho se propõe a responder.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-18T00:00:00Z
2016-05-13T15:47:20Z
2016-05-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10314/2272
http://hdl.handle.net/10314/2272
TID:201008688
url http://hdl.handle.net/10314/2272
identifier_str_mv TID:201008688
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico da Guarda
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico da Guarda
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136910368571392