Desenvolvimento de uma marca verde - o caso ECO2Seia - Produtos Baixo Carbono
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10314/2272 |
Resumo: | O consumo de produtos ambientalmente corretos e saudáveis encontra-se cada vez mais valorizado, assim como a responsabilidade ambiental nas empresas, que manifestam uma consciência ambiental e adotam, nesse sentido, a etiquetagem verde dos seus produtos. A importância da produção de produtos de baixo carbono tem impulsionado a cidade de Seia a promover um rótulo ecológico para os produtores, como uma forma de motivar este tipo de diferenciação estratégica e um meio de distinguir os produtos locais. Baseado numa revisão de literatura sobre certificação ambiental e marketing de sustentabilidade, verde, este projeto irá abordar a maneira que a governança municipal tem desenhado sua estratégia verde para lançar este eco2SEIA de rótulo de ecoprodutos de baixo carbono e como produtores e consumidores reagiram e aceitaram este desafio. Demonstrando a importância destas ações na promoção de negócios e sustentabilidade do território, este projeto também descreve que, embora a responsabilidade social seja um fator a ter em conta pelas empresas, o investimento na aplicação do rótulo verde não se revela tão forte como desejado, fica aquém da expectativa, bem como o impacto sobre os consumidores. Então, analisar o que deu errado é uma questão que este trabalho se propõe a responder. |
id |
RCAP_7c203a3e001feb35422c6034ae7194d9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdigital.ipg.pt:10314/2272 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Desenvolvimento de uma marca verde - o caso ECO2Seia - Produtos Baixo Carbonodesenvolvimento sustentávelmarketing verdeetiqueta ecológicaconsumidor verdeproduto eco2SEIAO consumo de produtos ambientalmente corretos e saudáveis encontra-se cada vez mais valorizado, assim como a responsabilidade ambiental nas empresas, que manifestam uma consciência ambiental e adotam, nesse sentido, a etiquetagem verde dos seus produtos. A importância da produção de produtos de baixo carbono tem impulsionado a cidade de Seia a promover um rótulo ecológico para os produtores, como uma forma de motivar este tipo de diferenciação estratégica e um meio de distinguir os produtos locais. Baseado numa revisão de literatura sobre certificação ambiental e marketing de sustentabilidade, verde, este projeto irá abordar a maneira que a governança municipal tem desenhado sua estratégia verde para lançar este eco2SEIA de rótulo de ecoprodutos de baixo carbono e como produtores e consumidores reagiram e aceitaram este desafio. Demonstrando a importância destas ações na promoção de negócios e sustentabilidade do território, este projeto também descreve que, embora a responsabilidade social seja um fator a ter em conta pelas empresas, o investimento na aplicação do rótulo verde não se revela tão forte como desejado, fica aquém da expectativa, bem como o impacto sobre os consumidores. Então, analisar o que deu errado é uma questão que este trabalho se propõe a responder.Instituto Politécnico da Guarda2016-05-13T15:47:20Z2016-05-132013-11-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10314/2272http://hdl.handle.net/10314/2272TID:201008688porGarcia, Vânea A Rinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T02:55:05Zoai:bdigital.ipg.pt:10314/2272Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:41:57.006162Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento de uma marca verde - o caso ECO2Seia - Produtos Baixo Carbono |
title |
Desenvolvimento de uma marca verde - o caso ECO2Seia - Produtos Baixo Carbono |
spellingShingle |
Desenvolvimento de uma marca verde - o caso ECO2Seia - Produtos Baixo Carbono Garcia, Vânea A R desenvolvimento sustentável marketing verde etiqueta ecológica consumidor verde produto eco2SEIA |
title_short |
Desenvolvimento de uma marca verde - o caso ECO2Seia - Produtos Baixo Carbono |
title_full |
Desenvolvimento de uma marca verde - o caso ECO2Seia - Produtos Baixo Carbono |
title_fullStr |
Desenvolvimento de uma marca verde - o caso ECO2Seia - Produtos Baixo Carbono |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento de uma marca verde - o caso ECO2Seia - Produtos Baixo Carbono |
title_sort |
Desenvolvimento de uma marca verde - o caso ECO2Seia - Produtos Baixo Carbono |
author |
Garcia, Vânea A R |
author_facet |
Garcia, Vânea A R |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garcia, Vânea A R |
dc.subject.por.fl_str_mv |
desenvolvimento sustentável marketing verde etiqueta ecológica consumidor verde produto eco2SEIA |
topic |
desenvolvimento sustentável marketing verde etiqueta ecológica consumidor verde produto eco2SEIA |
description |
O consumo de produtos ambientalmente corretos e saudáveis encontra-se cada vez mais valorizado, assim como a responsabilidade ambiental nas empresas, que manifestam uma consciência ambiental e adotam, nesse sentido, a etiquetagem verde dos seus produtos. A importância da produção de produtos de baixo carbono tem impulsionado a cidade de Seia a promover um rótulo ecológico para os produtores, como uma forma de motivar este tipo de diferenciação estratégica e um meio de distinguir os produtos locais. Baseado numa revisão de literatura sobre certificação ambiental e marketing de sustentabilidade, verde, este projeto irá abordar a maneira que a governança municipal tem desenhado sua estratégia verde para lançar este eco2SEIA de rótulo de ecoprodutos de baixo carbono e como produtores e consumidores reagiram e aceitaram este desafio. Demonstrando a importância destas ações na promoção de negócios e sustentabilidade do território, este projeto também descreve que, embora a responsabilidade social seja um fator a ter em conta pelas empresas, o investimento na aplicação do rótulo verde não se revela tão forte como desejado, fica aquém da expectativa, bem como o impacto sobre os consumidores. Então, analisar o que deu errado é uma questão que este trabalho se propõe a responder. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-11-18T00:00:00Z 2016-05-13T15:47:20Z 2016-05-13 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10314/2272 http://hdl.handle.net/10314/2272 TID:201008688 |
url |
http://hdl.handle.net/10314/2272 |
identifier_str_mv |
TID:201008688 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico da Guarda |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico da Guarda |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136910368571392 |