Empreendedorismo Digital e o seu Contributo na Gestão de PME
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/10927 |
Resumo: | Nos tempos que decorrem, as pequenas e médias empresas (PME) têm de lidar com os efeitos da globalização e com a mudança tecnológica. Assim, a capacidade empreendedora e o desenvolvimento de outras competências tornam-se fulcrais para o alcance do sucesso. As tecnologias digitais mudaram fundamentalmente empresas, estratégias de negócios, processos, produtos e serviços, desconstruindo as formas tradicionais de moldar um negócio. O número de gestores que se adaptam e se envolvem com a tecnologia digital em empresas, dentre as quais, as PME, está a crescer rapidamente, e esses desenvolvimentos fornecem grandes incentivos em explorar as condições que facilitam a transformação digital. Neste contexto, este estudo teve como principal objetivo estudar a influência que o empreendedorismo digital tem na gestão de PME, para além de contribuir para o desenvolvimento deste tema que, atualmente, ainda se encontra pouco desenvolvido no mundo científico. A recolha dos dados, para este estudo, foi conseguida através da aplicação de questionários enviados, via correio eletrónico, a uma amostra de gestores de diferentes PME do distrito de Castelo Branco. O questionário foi construído com base no enquadramento teórico e visou compreender a importância que os gestores atribuem ao empreendedorismo digital e a sua influência na gestão de PME, bem como as vantagens e barreiras do empreendedorismo digital. Através deste estudo quantitativo baseado numa amostra de 71 PME, foi possível dividir as vantagens do empreendedorismo digital na gestão de PME em 3 fatores (eficiência, relacionamento com os clientes e comportamento dos colaboradores) e identificar quais as principais, como por exemplo, o facto de a digitalização poder ajudar a empresa no processo global de negócios, permitir um aumento do compromisso administrativo/gestão ou até mesmo permitir o aumento da colaboração com os clientes. A análise estatística também permitiu identificar e dividir as barreiras do empreendedorismo digital em dois fatores, sendo estas relacionadas principalmente com dificuldades operacionais e investimento. No final, importa realçar que a hipótese, onde se adiantava que o empreendedorismo digital influencia positivamente a digitalização e gestão das PME foi suportada parcialmente, trazendo especialmente vantagens no que diz respeito ao relacionamento com os clientes e ao comportamento dos colaboradores na empresa. Esta investigação permite, assim, entender e apresentar contributos relevantes relativamente ao papel do empreendedorismo digital na gestão de PME, a sua importância para o futuro sucesso deste tipo de empresas e, como podem estas empresas alcançar vantagens competitivas através desta aposta. |
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Neste contexto, este estudo teve como principal objetivo estudar a influência que o empreendedorismo digital tem na gestão de PME, para além de contribuir para o desenvolvimento deste tema que, atualmente, ainda se encontra pouco desenvolvido no mundo científico. A recolha dos dados, para este estudo, foi conseguida através da aplicação de questionários enviados, via correio eletrónico, a uma amostra de gestores de diferentes PME do distrito de Castelo Branco. O questionário foi construído com base no enquadramento teórico e visou compreender a importância que os gestores atribuem ao empreendedorismo digital e a sua influência na gestão de PME, bem como as vantagens e barreiras do empreendedorismo digital. Através deste estudo quantitativo baseado numa amostra de 71 PME, foi possível dividir as vantagens do empreendedorismo digital na gestão de PME em 3 fatores (eficiência, relacionamento com os clientes e comportamento dos colaboradores) e identificar quais as principais, como por exemplo, o facto de a digitalização poder ajudar a empresa no processo global de negócios, permitir um aumento do compromisso administrativo/gestão ou até mesmo permitir o aumento da colaboração com os clientes. A análise estatística também permitiu identificar e dividir as barreiras do empreendedorismo digital em dois fatores, sendo estas relacionadas principalmente com dificuldades operacionais e investimento. No final, importa realçar que a hipótese, onde se adiantava que o empreendedorismo digital influencia positivamente a digitalização e gestão das PME foi suportada parcialmente, trazendo especialmente vantagens no que diz respeito ao relacionamento com os clientes e ao comportamento dos colaboradores na empresa. Esta investigação permite, assim, entender e apresentar contributos relevantes relativamente ao papel do empreendedorismo digital na gestão de PME, a sua importância para o futuro sucesso deste tipo de empresas e, como podem estas empresas alcançar vantagens competitivas através desta aposta.Nowadays small and medium-sized enterprises must deal with the effects of globalization and technological changes. Thus, the entrepreneurial capacity and the development of other skills become central to the achievement of success. Digital technologies have fundamentally changed organizations, business strategies, processes, products, and services, deconstructing the traditional ways of shaping a business. The number of leaders who adapt to and engage with digital technology in organizations, including small/medium enterprises, is growing quickly, and these developments provide great incentives to explore the conditions that facilitate digital transformation. In this context, this essay aimed to study the influence that digital entrepreneurship developed by small/medium enterprises, has in their management, in addition to contribute to the benefit and development of Beira Interior and central region of Portugal, and to enrich the development of this theme, which is currently underdeveloped in the scientific world. This investigation allows, therefore, to understand and present relevant contributions regarding the role of digital entrepreneurship in the management of small/medium enterprises, its importance for the future success of this type of companies and how these companies can achieve competitive advantages through this bet. Through the results obtained it is possible to establish a separation between the advantages that digital entrepreneurship can bring to the companies’ management, and, consequently, prove the tested hypothesis. It was found, therefore, that the relationship with customers and employee behavior are the main advantages of digital entrepreneurship for the management of the enterprises. Statistical analysis will also make possible to divide the barriers of digital entrepreneurship into two parts. The Data collection for this study was achieved by applying questionnaires sent by email to a sample of managers from different companies in the district of Castelo Branco (from various sectors). The questionnaire was built based on the theoretical framework and aimed to understand the importance that managers give to digital entrepreneurship and its influence on companies’ management, as well as the advantages and barriers of digital entrepreneurship. Through this quantitative study, based on a sample of 71 small and medium enterprises, it was possible to divide the advantages of digital entrepreneurship in their management into 3 factors (efficiency, relationship with customers and employee behavior) and identify which are the main ones, such as the fact that digitalization can help the company in the global business process, allows to increase the administrative / management commitment or even to allow increased collaboration with customers. The statistical analysis also made it possible to identify and divide the barriers of digital entrepreneurship into two factors, which are mainly related to operational difficulties and investment. In the end, it is important to highlight that hypothesis H1, where it is said that digital entrepreneurship positively influences the digitization and management of small/medium enterprises is partially supported by this analysis of results, bringing especially advantages to the relationship with customers and to the company employees behavior.Franco, Mário José BaptistauBibliorumGodinho, Luís Carlos Mendes Trindade2020-12-28T16:23:34Z2020-11-042020-09-082020-11-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/10927TID:202567710porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:52:59Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/10927Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:50:48.660291Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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