Arquitectura e imagem (de marca) no processo de internacionalização das cidades
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11067/1267 |
Resumo: | Dissertação de mestrado integrado em Arquitectura, Universidade Lusíada de Lisboa, 2014 |
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Arquitectura e imagem (de marca) no processo de internacionalização das cidadesPlaneamento urbanoPromoção da cidadeBrandingDissertação de mestrado integrado em Arquitectura, Universidade Lusíada de Lisboa, 2014Exame público realizado em 27 de Novembro de 2014Desde os tempos mais remotos, vimos na arquitetura um elemento de afirmação cultural, política e religiosa. É, de facto, através do construído que se afirmam linhas e valores que tornam os projectos de arquitectura elemento identitário, com uma função, objectivada numa imagem através de forma, materialidade, localização, escala e sistemas construtivos. Chamamos a estes objetos físicos com capacidades comunicativas: «Marcos Territoriais» : arquiteturas ícone que, comunicando com os seus públicos-alvos, geram valor porque são apropriados, física e emocionalmente. Demonstraremos como os «Marcos» são elementos "base" de criação da marca da cidade no contexto de hoje: caracterizado pela competição (entre cidades) no sentido de atrair fluxos de pessoas, mercadorias e investimentos com o consequente aumento de bem-estar e qualidade de vida. Existem muitas cidades em que a sua imagem se liga claramente a obras arquitetónicas de prestígio mundial, sendo o edificado um Símbolo, uma imagem que promove um território ou uma região. Deste modo, o desenho e a construção de imagens "na pedra" não é (e não deve ser) propriedade dos departamentos de planificação urbana, mas, também, o resultado de uma abordagem de marketing e publicidade dos lugares, em que a arquitetura assume-se como um elemento fundamental de valorização territorial, nomeadamente, através da construção de edifícios "atraentes" que podem ser importantes dispositivos de comunicação das cidades, a par de eventos desportivos, culturais, musicais etc.2014-11-28T17:47:46Z2014-11-282014-11-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdftext/plain; charset=utf-8http://hdl.handle.net/11067/1267http://hdl.handle.net/11067/1267TID:201600900porTirelli, Maria Teresa, 1988-info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:46:38Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/1267Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:26:18.655003Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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