Arquitectura e imagem (de marca) no processo de internacionalização das cidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tirelli, Maria Teresa, 1988-
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/1267
Resumo: Dissertação de mestrado integrado em Arquitectura, Universidade Lusíada de Lisboa, 2014
id RCAP_7c4cf5056afdf5a743c203b0dee912ab
oai_identifier_str oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/1267
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Arquitectura e imagem (de marca) no processo de internacionalização das cidadesPlaneamento urbanoPromoção da cidadeBrandingDissertação de mestrado integrado em Arquitectura, Universidade Lusíada de Lisboa, 2014Exame público realizado em 27 de Novembro de 2014Desde os tempos mais remotos, vimos na arquitetura um elemento de afirmação cultural, política e religiosa. É, de facto, através do construído que se afirmam linhas e valores que tornam os projectos de arquitectura elemento identitário, com uma função, objectivada numa imagem através de forma, materialidade, localização, escala e sistemas construtivos. Chamamos a estes objetos físicos com capacidades comunicativas: «Marcos Territoriais» : arquiteturas ícone que, comunicando com os seus públicos-alvos, geram valor porque são apropriados, física e emocionalmente. Demonstraremos como os «Marcos» são elementos "base" de criação da marca da cidade no contexto de hoje: caracterizado pela competição (entre cidades) no sentido de atrair fluxos de pessoas, mercadorias e investimentos com o consequente aumento de bem-estar e qualidade de vida. Existem muitas cidades em que a sua imagem se liga claramente a obras arquitetónicas de prestígio mundial, sendo o edificado um Símbolo, uma imagem que promove um território ou uma região. Deste modo, o desenho e a construção de imagens "na pedra" não é (e não deve ser) propriedade dos departamentos de planificação urbana, mas, também, o resultado de uma abordagem de marketing e publicidade dos lugares, em que a arquitetura assume-se como um elemento fundamental de valorização territorial, nomeadamente, através da construção de edifícios "atraentes" que podem ser importantes dispositivos de comunicação das cidades, a par de eventos desportivos, culturais, musicais etc.2014-11-28T17:47:46Z2014-11-282014-11-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdftext/plain; charset=utf-8http://hdl.handle.net/11067/1267http://hdl.handle.net/11067/1267TID:201600900porTirelli, Maria Teresa, 1988-info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:46:38Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/1267Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:26:18.655003Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Arquitectura e imagem (de marca) no processo de internacionalização das cidades
title Arquitectura e imagem (de marca) no processo de internacionalização das cidades
spellingShingle Arquitectura e imagem (de marca) no processo de internacionalização das cidades
Tirelli, Maria Teresa, 1988-
Planeamento urbano
Promoção da cidade
Branding
title_short Arquitectura e imagem (de marca) no processo de internacionalização das cidades
title_full Arquitectura e imagem (de marca) no processo de internacionalização das cidades
title_fullStr Arquitectura e imagem (de marca) no processo de internacionalização das cidades
title_full_unstemmed Arquitectura e imagem (de marca) no processo de internacionalização das cidades
title_sort Arquitectura e imagem (de marca) no processo de internacionalização das cidades
author Tirelli, Maria Teresa, 1988-
author_facet Tirelli, Maria Teresa, 1988-
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tirelli, Maria Teresa, 1988-
dc.subject.por.fl_str_mv Planeamento urbano
Promoção da cidade
Branding
topic Planeamento urbano
Promoção da cidade
Branding
description Dissertação de mestrado integrado em Arquitectura, Universidade Lusíada de Lisboa, 2014
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-28T17:47:46Z
2014-11-28
2014-11-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11067/1267
http://hdl.handle.net/11067/1267
TID:201600900
url http://hdl.handle.net/11067/1267
identifier_str_mv TID:201600900
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/plain; charset=utf-8
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136743970045952