Conceções do professor coordenador de departamento sobre a sua função promotora do desenvolvimento da prática docente dos seus pares
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/7608 |
Resumo: | Tese de mestrado, Educação (Supervisão e Orientação da Prática Profissional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012 |
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Conceções do professor coordenador de departamento sobre a sua função promotora do desenvolvimento da prática docente dos seus paresDesenvolvimento profissionalSupervisãoFormação de professores - PortugalTeses de mestrado - 2012Tese de mestrado, Educação (Supervisão e Orientação da Prática Profissional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012Esta investigação visa estudar as conceções do professor coordenador de departamento sobre o seu papel de promover a prática docente dos seus pares. Pretende-se compreender como fatores como a experiência profissional, os critérios de nomeação, as funções previstas, as conceções do professor coordenador de departamento para a promoção do desenvolvimento da prática docente dos seus pares; e obstáculos ao exercício do cargo de coordenador de departamento. Optou-se por uma abordagem interpretativa, de índole qualitativa, baseada em três estudos de caso, envolvendo professores coordenadores de três diferentes departamentos: Departamento de Ciências Sociais e Humanas, Departamento de Expressões e Departamento de Línguas. Como método de recolha de dados selecciona-se a entrevista semi-estruturada e análise de documentos (atas das reuniões dos departamentos e regulamento interno) que permitam compreender o decorrer de reuniões que não são observadas. Relativamente a análise e interpretação dos resultados recebidos através de entrevistas pelos professores coordenadores participantes apontam nas funções exercidas: divulgação da informação; articulação entre estruturas da direção e dos professores; apoio aos professores inexperientes; verificação das planificações mediante as necessidades específicas dos educandos; assistência as reuniões da comissão pedagógica permanente, resolução de problemas; promoção de atividades; promoção de reflexão para a melhoria da qualidade das práticas educativas; tomada de decisão sobre as medidas a aplicar para melhorar os resultados escolares. No que diz respeito a conceção do professor coordenador para o desenvolvimento da prática docente dos seus pares é: ajudar os professores; divulgar a informação; promover o trabalho cooperativo; formar os professores; partilhar e trocar experiências; trabalho colaborativo. No que refere aos obstáculos são os resultados a curto prazo e a burocratização. Quanto a superação dos obstáculos, as coordenadoras de departamento pedem ajuda aos colegas e à direção.This research aims to study the conceptions of the teacher coordinator department on its role of promoting the teaching practice of their peers. The aim is to understand how factors such as work experience, criteria for appointment, functions provided, the conceptions of the teacher coordinator department to promote the development of teaching practice of their peers, and obstacles to the exercise of the office of department coordinator. We opted for an interpretive, qualitative in nature, based on three case studies involving head teachers of three different Departments: Department of Social Sciences and Humanities, Department of Expressions and Languages department. As a method of data collection we select the semi-structured interviews and analysis of documents (minutes of meetings of departments and internal rules) for understanding the course of meetings that are not observed. For the analysis and interpretation of results received through interviews by coordinating teachers participating in link functions performed: information dissemination; relationship between structures and the direction of teachers, support teachers inexperienced; unfolds upon verification of the specific needs of learners; assistance to permanent educational committee meetings, problem solving, promotion activities, promotion of reflection to improve the quality of educational practices; decision on the measures to be implemented to improve educational outcomes. Regarding the conception of the teacher coordinator for the development of the teaching practice of their peers is: helping teachers; disseminate information, promote cooperative work, train teachers, share and exchange experiences, collaborative work. As regards the obstacles are the short-term results and bureaucratization. How to overcome the obstacles, the coordinators of department colleagues to ask for help and direction.Salema, Maria Helena, 1943-Repositório da Universidade de LisboaGomes, José Carlos Costa, 1967-2013-01-31T10:54:05Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/7608TID:201248190porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:50:58Zoai:repositorio.ul.pt:10451/7608Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:32:23.263761Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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