Aprendizagem situada e jogos digitais significativos: uma proposta de referencial para a conceção de geojogos (projeto ENAbLE)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carlos, Vânia
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Moreira, António
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/39129
Resumo: Perante a relevância atual do desenvolvimento da literacia espacial e face às potencialidades proporcionadas pelas geotecnologias, apresenta-se o OriGami, um geojogo em desenvolvimento na Universidade de Muenster, no âmbito do projeto Erasmus+ ENAbLE. O Projeto envolve alunos na liderança de uma comunidade de prática e de aprendizagem visando a integração pedagógica do OriGami, concebido e desenvolvido com base em princípios de Design Centrado no Utilizador (DCU), dando voz aos alunos e, por intermédio destes, aos seus professores. É apresentada a dinâmica da referida comunidade, suportada por uma plataforma de trabalho colaborativo, e são referidos os instrumentos de recolha de dados que permitem a monitorização do potencial de integração pedagógica do OriGami. Apontam-se como principais aspetos a desenvolver futuramente, relativamente ao OriGami, o aprofundamento das possibilidades de feedback dado ao professor sobre as aprendizagens dos alunos, ao mesmo tempo que se multiplicam os elementos de gamificação, possibilitando ao aluno uma experiência de jogo mais agradável.
id RCAP_7c6d7a02b15cc0646fb05667bf978350
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/39129
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprendizagem situada e jogos digitais significativos: uma proposta de referencial para a conceção de geojogos (projeto ENAbLE)Geojogos digitaisAprendizagens situadasAprendizagens significativasComunidades virtuais de prática e de aprendizagemDesign centrado no utilizadorPerante a relevância atual do desenvolvimento da literacia espacial e face às potencialidades proporcionadas pelas geotecnologias, apresenta-se o OriGami, um geojogo em desenvolvimento na Universidade de Muenster, no âmbito do projeto Erasmus+ ENAbLE. O Projeto envolve alunos na liderança de uma comunidade de prática e de aprendizagem visando a integração pedagógica do OriGami, concebido e desenvolvido com base em princípios de Design Centrado no Utilizador (DCU), dando voz aos alunos e, por intermédio destes, aos seus professores. É apresentada a dinâmica da referida comunidade, suportada por uma plataforma de trabalho colaborativo, e são referidos os instrumentos de recolha de dados que permitem a monitorização do potencial de integração pedagógica do OriGami. Apontam-se como principais aspetos a desenvolver futuramente, relativamente ao OriGami, o aprofundamento das possibilidades de feedback dado ao professor sobre as aprendizagens dos alunos, ao mesmo tempo que se multiplicam os elementos de gamificação, possibilitando ao aluno uma experiência de jogo mais agradável.Given the current relevance of the development of space literacy and the potential offered by geotechnologies, we present OriGami, a geojogo in development at the University of Muenster, under the Erasmus + ENAbLE project. The project involves students in the leadership of a community of practice and learning aimed at the pedagogical integration of OriGami, designed and developed based on the principles of User-Centred Design (UCD), giving voice to students and, through them, to their teachers. The dynamics of this community, supported by a collaborative work platform, are presented and data collection instruments are used to monitor OriGami’s potential for pedagogical integration. The main aspects to be developed in relation to OriGami are the future development of the possibilities of feedback given to the teacher on the students’ learning, while the gamification elements are multiplied, allowing the student a more pleasant game experience.A la luz de la relevancia actual del desarrollo de la alfabetización espacial y de las potencialidades proporcionadas por las geotecnologías, se presenta el OriGami, un geojogo en desarrollo en la Universidad de Muenster, en el marco del proyecto Erasmus + ENAbLE. El proyecto involucra a alumnos en el liderazgo de una comunidad de práctica y de aprendizaje para la integración pedagógica del OriGami, concebido y desarrollado sobre la base de principios de diseño centrado en el usuario (DCU), dando voz a los alumnos y, a través de éstos, a sus profesores . Se presenta la dinámica de dicha comunidad, apoyada por una plataforma de trabajo colaborativa, y se mencionan los instrumentos de recogida de datos que permiten la monitorización del potencial de integración pedagógica del OriGami. Se señalan como principales aspectos a desarrollar en el futuro, en relación con el OriGami, la profundización de las posibilidades de retroalimentación dada al profesor sobre los aprendizajes de los alumnos, al mismo tiempo que se multiplican los elementos de gamificación, posibilitando al alumno una experiencia de juego más agradable.CIDTFF - Universidade de Aveiro2023-07-27T13:16:51Z2017-12-19T00:00:00Z2017-12-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/39129por1647-358210.34624/id.v9i4.742Carlos, VâniaMoreira, Antónioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:16:27Zoai:ria.ua.pt:10773/39129Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:09:24.387010Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem situada e jogos digitais significativos: uma proposta de referencial para a conceção de geojogos (projeto ENAbLE)
title Aprendizagem situada e jogos digitais significativos: uma proposta de referencial para a conceção de geojogos (projeto ENAbLE)
spellingShingle Aprendizagem situada e jogos digitais significativos: uma proposta de referencial para a conceção de geojogos (projeto ENAbLE)
Carlos, Vânia
Geojogos digitais
Aprendizagens situadas
Aprendizagens significativas
Comunidades virtuais de prática e de aprendizagem
Design centrado no utilizador
title_short Aprendizagem situada e jogos digitais significativos: uma proposta de referencial para a conceção de geojogos (projeto ENAbLE)
title_full Aprendizagem situada e jogos digitais significativos: uma proposta de referencial para a conceção de geojogos (projeto ENAbLE)
title_fullStr Aprendizagem situada e jogos digitais significativos: uma proposta de referencial para a conceção de geojogos (projeto ENAbLE)
title_full_unstemmed Aprendizagem situada e jogos digitais significativos: uma proposta de referencial para a conceção de geojogos (projeto ENAbLE)
title_sort Aprendizagem situada e jogos digitais significativos: uma proposta de referencial para a conceção de geojogos (projeto ENAbLE)
author Carlos, Vânia
author_facet Carlos, Vânia
Moreira, António
author_role author
author2 Moreira, António
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carlos, Vânia
Moreira, António
dc.subject.por.fl_str_mv Geojogos digitais
Aprendizagens situadas
Aprendizagens significativas
Comunidades virtuais de prática e de aprendizagem
Design centrado no utilizador
topic Geojogos digitais
Aprendizagens situadas
Aprendizagens significativas
Comunidades virtuais de prática e de aprendizagem
Design centrado no utilizador
description Perante a relevância atual do desenvolvimento da literacia espacial e face às potencialidades proporcionadas pelas geotecnologias, apresenta-se o OriGami, um geojogo em desenvolvimento na Universidade de Muenster, no âmbito do projeto Erasmus+ ENAbLE. O Projeto envolve alunos na liderança de uma comunidade de prática e de aprendizagem visando a integração pedagógica do OriGami, concebido e desenvolvido com base em princípios de Design Centrado no Utilizador (DCU), dando voz aos alunos e, por intermédio destes, aos seus professores. É apresentada a dinâmica da referida comunidade, suportada por uma plataforma de trabalho colaborativo, e são referidos os instrumentos de recolha de dados que permitem a monitorização do potencial de integração pedagógica do OriGami. Apontam-se como principais aspetos a desenvolver futuramente, relativamente ao OriGami, o aprofundamento das possibilidades de feedback dado ao professor sobre as aprendizagens dos alunos, ao mesmo tempo que se multiplicam os elementos de gamificação, possibilitando ao aluno uma experiência de jogo mais agradável.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-19T00:00:00Z
2017-12-19
2023-07-27T13:16:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/39129
url http://hdl.handle.net/10773/39129
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1647-3582
10.34624/id.v9i4.742
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CIDTFF - Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv CIDTFF - Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137744878829568