Impacto dos influenciadores digitais na intenção de compra de produtos e serviços nas redes sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Razac, Rizma
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/17496
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_7c7d0f8f86e64f72f8b0c82699f2bde2
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/17496
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Impacto dos influenciadores digitais na intenção de compra de produtos e serviços nas redes sociaisRedes SociaisInfluenciador digitalIntenção de compraComunicaçãoMarketing digitalSocial NetworksDigital influencerPurchase intentionCommunicationDigital MarketingMestrado em MarketingA crescente evolução das Redes Sociais, levou a que estas se tornassem num potencial meio de comunicação, fazendo com que as empresas abandonassem o marketing tradicional e apostassem no marketing digital. Como resultado, com a emergência de recentes plataformas, os consumidores tornaram-se mais recetivos ao conteúdo divulgado nas diferentes redes sociais pelos influenciadores digitais - pessoas influentes que transmitem as suas opiniões, ideias, experiências e recomendações, de forma mais pessoal, verdadeira e interativa. Por outro lado, existem os utilizadores que procuram informação sobre vários temas do seu interesse, inclusive quando estão prestes a realizar uma compra. Desta forma, as marcas estão a mentalizar-se da importância dos meios digitais, especificamente das Redes Sociais, investindo em comunicação e publicidade em parceria com influenciadores digitais. Com este estudo, pretende-se compreender se a promoção de produtos e serviços feita pelos influenciadores digitais nas redes sociais, tem impacto positivo na intenção de compra. A pesquisa foi conduzida através de uma abordagem quantitativa e amostragem por conveniência de bola de neve, e foi guiado por um questionário com uma amostra total válida de 124 inquiridos. Concluiu-se através dos dados recolhidos nesta investigação, que a aceitação das informações e uma atitude favorável por parte dos consumidores, relativamente à comunicação sobre produtos e serviços nas redes sociais deve ser baseada num carácter credível e com qualidade do argumento por parte do influenciador. Esta atitude positiva em relação a aceitação das informações tem repercussões favoráveis na intenção de compra.The growing evolution of Social Networks led to a great tool of communication, allowing companies to abandon traditional marketing and bet on digital marketing. Consequently, with the appearance of new platforms, consumers have become more receptive to content shared on social networks by digital influencers - influential people who share their opinions, ideas, experiences and recommendations in a more personal, true and interactive way. On the other side, there are consumers looking for information on various topics of their interest, also when they are about to make a purchase. Therefore, brands are becoming aware of the importance of digital media, namely Social Networks, investing in communication and advertising campaigns in partnership with digital influencers. This study seeks to understand if the promotion of products and services made by digital influencers in social networks, has a positive impact on the purchase intention. The study was supported with a questionnaire with a total sample of 124 respondents. The questionnaire was based on a quantitative approach and snowball suitability sampling. It was concluded from the data collected in this research that the acceptance of information and a favorable attitude on the part of consumers regarding communication about products and services in social networks should be based on a credible character and quality of the argument on the part of the influencer. This positive attitude towards sharing content has favorable repercussions on the purchase intention.Instituto Superior de Economia e GestãoVeríssimo, JoséRepositório da Universidade de LisboaRazac, Rizma2019-09-04T00:30:14Z2018-102018-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/17496porRazac, Rizma (2018). "Impacto dos influenciadores digitais na intenção de compra de produtos e serviços nas redes sociais". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:47:09Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/17496Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:02:41.688876Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Impacto dos influenciadores digitais na intenção de compra de produtos e serviços nas redes sociais
title Impacto dos influenciadores digitais na intenção de compra de produtos e serviços nas redes sociais
spellingShingle Impacto dos influenciadores digitais na intenção de compra de produtos e serviços nas redes sociais
Razac, Rizma
Redes Sociais
Influenciador digital
Intenção de compra
Comunicação
Marketing digital
Social Networks
Digital influencer
Purchase intention
Communication
Digital Marketing
title_short Impacto dos influenciadores digitais na intenção de compra de produtos e serviços nas redes sociais
title_full Impacto dos influenciadores digitais na intenção de compra de produtos e serviços nas redes sociais
title_fullStr Impacto dos influenciadores digitais na intenção de compra de produtos e serviços nas redes sociais
title_full_unstemmed Impacto dos influenciadores digitais na intenção de compra de produtos e serviços nas redes sociais
title_sort Impacto dos influenciadores digitais na intenção de compra de produtos e serviços nas redes sociais
author Razac, Rizma
author_facet Razac, Rizma
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veríssimo, José
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Razac, Rizma
dc.subject.por.fl_str_mv Redes Sociais
Influenciador digital
Intenção de compra
Comunicação
Marketing digital
Social Networks
Digital influencer
Purchase intention
Communication
Digital Marketing
topic Redes Sociais
Influenciador digital
Intenção de compra
Comunicação
Marketing digital
Social Networks
Digital influencer
Purchase intention
Communication
Digital Marketing
description Mestrado em Marketing
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10
2018-10-01T00:00:00Z
2019-09-04T00:30:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/17496
url http://hdl.handle.net/10400.5/17496
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Razac, Rizma (2018). "Impacto dos influenciadores digitais na intenção de compra de produtos e serviços nas redes sociais". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131116438814720