O impacto dos vídeos de youtubers no engagement e na intenção de compra dos jovens seguidores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/9537 |
Resumo: | Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing. |
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O impacto dos vídeos de youtubers no engagement e na intenção de compra dos jovens seguidoresMarketingIntenção de compraInfluenciadores digitaisYouTubeSocial mediaEngagementPurchase intentionDigital influencersDissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.O desenvolvimento da internet e da web 2.0 permitiu que surgissem novas plataformas onde qualquer pessoa pode produzir e partilhar conteúdos. Uma destas plataformas é o Youtube, onde os vídeos produzidos pelos utilizadores têm cada vez mais audiência. As gerações mais jovens sentem que influenciadores digitais como os Youtubers são fontes mais credíveis que os líderes de opinião e a publicidade tradicional. Torna-se então cada vez mais importante perceber a influência que os Youtubers têm na sua audiência. Esta investigação tem como objetivo compreender o impacto dos vídeos dos Youtubers no engagement e na intenção de compra dos jovens. Para tal, optou-se por um método quantitativo, onde foram aplicados inquéritos por questionário, construídos a partir das escalas já validadas cientificamente, e aplicados a jovens entre os 18 e os 24 anos, através de uma amostra de conveniência (N=215). Para este estudo foi aplicado o modelo de adoção de informação proposto por Sussman e Siegal (2003), onde a credibilidade da informação e a qualidade da informação influencia a utilidade de informação, que por sua vez leva à intenção de compra. Para este estudo acrescentou-se ainda o engagement como variável mediadora entre a utilidade da informação e a intenção de compra. Os resultados obtidos permitiram concluir que os vídeos de facto influenciam positivamente a intenção de compra, embora não se verifique que causem engagement. Conclui-se ainda que a credibilidade da fonte e a qualidade da informação são antecedentes da utilidade da informação, que a utilidade da informação e que o engagement influenciam a intenção de compra e que o engagement é um mediador parcial na relação entre a utilidade da informação e a intenção de compra.ABSTRACT: The development of the internet and of the web 2.0 has led to the emergence of new platforms, where anyone can produce and share contents. One of these platforms is Youtube, where users produce and share videos that are seen by more and more people. The younger generations feel that digital influencers, like Youtubers, are more reliable sources than opinion leaders and traditional advertising. For this reason, it becomes more and more important to understand the influence Youtubers have among their audiences. The purpose of this research is to understand the impact of youtubers´ videos on young people´s engagement and purchase intention. To do this, a quantitative approach was used through a questionnaire constructed from scientifically validated scales and implemented on people between the ages of 18 to 24, through the convenience sample of (N=215). For this study, the Information Adoption Model, suggested by Sussman and Siegal (2003), was applied: the credibility of the information and the quality of the information influences the usefulness of the information, which leads to purchase intention. engagement is also used in this study as a mediator variable between the usefulness of the information and purchase intention. The results obtained allow us to conclude that the videos do influence positively purchase intention although it is not possible to state that they cause engagement. It is also possible to conclude that source quality and credibility are forerunners in what concerns usefulness of information, that usefulness of information and engagement influence purchase intention and that engagement is a partial mediator in the relationship between usefulness of information and purchase intention.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação SocialMiranda, Sandra Marisa LopesRCIPLSousa, Ana Teresa Pereira2019-02-20T10:55:47Z2018-12-182018-12-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/9537TID:202127729porSousa, A.T.P. (2018). O impacto dos vídeos de Youtubers no engagement e na intenção de compra dos jovens seguidores. Dissertação de mestrado. IPL, Escola Superior de Comunicação Social, Lisboa, Portugal.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:58:19Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9537Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:18:05.589211Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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