Inspecção-Geral de Educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baldé, Umarú, 1972-
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/6047
Resumo: Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
id RCAP_7c7fa79014ae8a362e2234eebb7337d8
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/6047
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Inspecção-Geral de EducaçãoAdministração educacionalSistema educativo - PortugalAdministração públicaInspecção-Geral da Educação (Portugal)Relatórios de estágio de mestrado - 2011Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011Este relatório refere-se ao estágio curricular, realizado no âmbito do mestrado em Ciências da Educação, na área de especialização em Administração Educacional, que decorreu na Inspecção-Geral da Educação (IGE). Este estudo pretende analisar o funcionamento e as principais actividades da IGE adaptáveis à realidade educativa da Guiné-Bissau e tem como três principais objectivos: 1. Analisar o funcionamento e as principais actividades da IGE adaptáveis à realidade educativa da Guiné-Bissau. 2. Conhecer as competências de um técnico-administrativo de um quadro superior em administração da educação. 3. Adquirir competências no âmbito das relações inter-pessoais e institucionais num serviço da administração pública. O estudo integra uma componente de natureza de investigação de pequena escala com o objectivo de conhecer o sistema educativo da República Portuguesa e a caracterização da sua Inspecção-Geral, bem como o desenvolvimento da actividade de inspecção da educação da Guiné-Bissau. Por outro lado, tendo em conta uma actividade da IGE – Organização do Ano Lectivo – procurou-se pensar que acções poderiam vir a ser implementadas na Guiné-Bissau, pois neste país, apesar de terem havido progressos, em particular, no funcionamento da Inspecção da Educação e, em geral, no próprio sistema educativo prevalecem ainda situações que suscitam a necessidade de implementação de medidas de controlo e de acompanhamento em relação ao funcionamento das escolas. Confirma-se ainda a necessidade de dotar os inspectores com competências técnicas mais específicas.Ce rapport se réfère au programme de formation pour le Master of Science de l'éducation dans le domaine de spécialisation en administration scolaire tenue à l'Inspection générale de l'éducation. L'étude vise à analyser le fonctionnement et les principales activités de GSE adaptable à la réalité de l'éducation en Guinée-Bissau et a eu trois objectifs principaux: 1. Analyser le fonctionnement et les principales activités de GSE adaptable à la réalité éducative de la Guinée-Bissau. 2. Connaissant les compétences d'un cadre technique et administratif d'une administration scolaire plus élevé. 3. Acquérir des compétences dans le cadre d'inter-personnels et institutionnels dans un ministère du gouvernement. L'étude comprend une composante de la nature recherches à petite échelle dans le but de satisfaire le système éducatif de la République portugaise et la caractérisation de son inspection (IGE), ainsi que le développement de l'activité d'inspection de l'éducation en Guinée-Bissau. D'autre part, étant donné une activité de la GSE - Organisation de l'année académique - des mesures qui pourraient éventuellement être mis en oeuvre en Guinée Bissau. Pour les résultats, bien qu'il y ait eu des progrès dans le fonctionnement de l'Inspection de l'Education, en particulier, et le système éducatif en général, sont toujours des situations courantes qui causent la mise en oeuvre des mesures de contrôle et de surveillance sur le fonctionnement des écoles. D'autre part, confirme la nécessité de fournir aux inspecteurs d'expertise technique.Afonso, Natércio, 1948-Repositório da Universidade de LisboaBaldé, Umarú, 1972-2012-04-19T12:27:32Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/6047porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:48:18Zoai:repositorio.ul.pt:10451/6047Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:31:17.091496Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Inspecção-Geral de Educação
title Inspecção-Geral de Educação
spellingShingle Inspecção-Geral de Educação
Baldé, Umarú, 1972-
Administração educacional
Sistema educativo - Portugal
Administração pública
Inspecção-Geral da Educação (Portugal)
Relatórios de estágio de mestrado - 2011
title_short Inspecção-Geral de Educação
title_full Inspecção-Geral de Educação
title_fullStr Inspecção-Geral de Educação
title_full_unstemmed Inspecção-Geral de Educação
title_sort Inspecção-Geral de Educação
author Baldé, Umarú, 1972-
author_facet Baldé, Umarú, 1972-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Afonso, Natércio, 1948-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Baldé, Umarú, 1972-
dc.subject.por.fl_str_mv Administração educacional
Sistema educativo - Portugal
Administração pública
Inspecção-Geral da Educação (Portugal)
Relatórios de estágio de mestrado - 2011
topic Administração educacional
Sistema educativo - Portugal
Administração pública
Inspecção-Geral da Educação (Portugal)
Relatórios de estágio de mestrado - 2011
description Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2012-04-19T12:27:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/6047
url http://hdl.handle.net/10451/6047
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134201564364800