A atividade da organização do ano letivo : um olhar a partir dos incumprimentos e das recomendações
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/8165 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012 |
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A atividade da organização do ano letivo : um olhar a partir dos incumprimentos e das recomendaçõesInspecção escolarAdministração educacionalRelatórios de estágio de mestrado - 2012Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012O presente relatório centra-se na intervenção da atividade de controlo da Organização do Ano Letivo (OAL) desenvolvida pela Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC). Tendo por base a experiência vivida durante o estágio curricular na IGEC, esta é relatada em três grandes partes: a caraterização da instituição e do trabalho de um gestor; a descrição e análise reflexiva das atividades do estágio, tendo em conta as competências e as aprendizagens; e a apresentação de um projeto de investigação que desenvolvemos neste contexto. Em relação à metodologia, recorremos, principalmente, à análise documental, à observação e à realização de uma entrevista. O projeto de investigação incidiu sobre os incumprimentos que no âmbito da atividade da OAL foram encontrados nas escolas nos últimos 12 anos e nas respetivas recomendações emanadas à tutela. A atividade da OAL é considerada relevante pelas escolas porque permite a melhoria do seu desempenho pedagógico e administrativo.This report is focused on the intervention of the control activity of the Organization of the School Year (OAL) developed by the General Inspection of Education and Science (IGEC). Based on the experience during internship in IGEC, this experience is reported in three main phases: the characterization of the institution and the work of a manager, the description and reflective analysis of the activities in internship, taking into account the skills and the learning process, and the presentation of a research project developed in this context. In terms of methodology used mainly the documentary analysis, the observation and the realization of an interview. The research project was focused on the infringements that the activity of OAL met in schools over the past 12 years and on the recommendations emanated to the tutelage. The activity of the OAL is regarded as important by schools because it allows improving their teaching and administrative performance.Costa, EstelaRepositório da Universidade de LisboaMartins, Susana Alexandra Moura, 1988-2013-04-02T15:06:43Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/8165TID:201223457porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:51:52Zoai:repositorio.ul.pt:10451/8165Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:32:47.399895Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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