Liderança e inteligência emocional no coaching organizacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, António Manuel da Costa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/11902
Resumo: No mundo globalizado de hoje ocorrem várias mudanças, aumentando cada vez mais a competitividade no mercado e entre as organizações, exigindo novas estratégias de inovação. Tendo em conta a crescente informatização dos processos organizacionais e a sua disseminação pelo mercado, a grande distinção entre empresas encontra-se nos seus recursos humanos e no que eles são capazes de criar. Pode dizer-se, deste modo, que os recursos humanos são o principal ativo das empresas de hoje. Para desenvolver e potenciar as competências dos seus recursos, cada vez mais organizações recorrem a estratégias de coaching, sendo que o principal objetivo deste trabalho é perceber de que forma a liderança e inteligência emocional influenciam esta estratégia. Recorrendo a uma metodologia quantitativa e tendo-se aplicado um questionário a 41 pessoas, através do Google Forms, conclui-se que o coaching se relaciona com o novo paradigma da liderança participativa, em que os líderes se encontram comprometidos com as pessoas e com os resultados organizacionais. No caso da Inteligência Emocional, nomeadamente, ao nível do controlo emocional, esta revela-se uma ferramenta essencial para um processo de coaching bem sucedido.
id RCAP_7c84367b1e17f1f689bbda0c2f89dbb4
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/11902
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Liderança e inteligência emocional no coaching organizacionalMESTRADO EM GESTÃOGESTÃOCOACHINGLIDERANÇAINTELIGÊNCIA EMOCIONALMANAGEMENTCOACHINGLEADERSHIPEMOTIONAL INTELLIGENCENo mundo globalizado de hoje ocorrem várias mudanças, aumentando cada vez mais a competitividade no mercado e entre as organizações, exigindo novas estratégias de inovação. Tendo em conta a crescente informatização dos processos organizacionais e a sua disseminação pelo mercado, a grande distinção entre empresas encontra-se nos seus recursos humanos e no que eles são capazes de criar. Pode dizer-se, deste modo, que os recursos humanos são o principal ativo das empresas de hoje. Para desenvolver e potenciar as competências dos seus recursos, cada vez mais organizações recorrem a estratégias de coaching, sendo que o principal objetivo deste trabalho é perceber de que forma a liderança e inteligência emocional influenciam esta estratégia. Recorrendo a uma metodologia quantitativa e tendo-se aplicado um questionário a 41 pessoas, através do Google Forms, conclui-se que o coaching se relaciona com o novo paradigma da liderança participativa, em que os líderes se encontram comprometidos com as pessoas e com os resultados organizacionais. No caso da Inteligência Emocional, nomeadamente, ao nível do controlo emocional, esta revela-se uma ferramenta essencial para um processo de coaching bem sucedido.In today's globalized world, several changes occur, varying more and more in the market and between organizations, requiring new innovation strategies. In view of the growing information on organizational processes and their dissemination in the market, a great distinction between companies is found in their human resources and in what they are not able to create. In this way, it can be said that human resources are the main asset of today's companies. In order to develop and enhance the skills of their resources, more and more companies search for coaching strategies, being the main objective of this work, understand how leadership and emotional intelligence influence this strategy. Using a quantitative methodology and applying a questionnaire to 41 people through Google Forms, we conclude that coaching is related to the new paradigm of participatory leadership, in which leaders are committed to people and to organizational results. Emotional Intelligence, namely, or emotional control, proves to be an essential tool for a successful coaching process.2021-04-23T14:38:27Z2020-01-01T00:00:00Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/11902TID:202522431porFernandes, António Manuel da Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:11:08Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/11902Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:17:45.125044Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Liderança e inteligência emocional no coaching organizacional
title Liderança e inteligência emocional no coaching organizacional
spellingShingle Liderança e inteligência emocional no coaching organizacional
Fernandes, António Manuel da Costa
MESTRADO EM GESTÃO
GESTÃO
COACHING
LIDERANÇA
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
MANAGEMENT
COACHING
LEADERSHIP
EMOTIONAL INTELLIGENCE
title_short Liderança e inteligência emocional no coaching organizacional
title_full Liderança e inteligência emocional no coaching organizacional
title_fullStr Liderança e inteligência emocional no coaching organizacional
title_full_unstemmed Liderança e inteligência emocional no coaching organizacional
title_sort Liderança e inteligência emocional no coaching organizacional
author Fernandes, António Manuel da Costa
author_facet Fernandes, António Manuel da Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, António Manuel da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM GESTÃO
GESTÃO
COACHING
LIDERANÇA
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
MANAGEMENT
COACHING
LEADERSHIP
EMOTIONAL INTELLIGENCE
topic MESTRADO EM GESTÃO
GESTÃO
COACHING
LIDERANÇA
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
MANAGEMENT
COACHING
LEADERSHIP
EMOTIONAL INTELLIGENCE
description No mundo globalizado de hoje ocorrem várias mudanças, aumentando cada vez mais a competitividade no mercado e entre as organizações, exigindo novas estratégias de inovação. Tendo em conta a crescente informatização dos processos organizacionais e a sua disseminação pelo mercado, a grande distinção entre empresas encontra-se nos seus recursos humanos e no que eles são capazes de criar. Pode dizer-se, deste modo, que os recursos humanos são o principal ativo das empresas de hoje. Para desenvolver e potenciar as competências dos seus recursos, cada vez mais organizações recorrem a estratégias de coaching, sendo que o principal objetivo deste trabalho é perceber de que forma a liderança e inteligência emocional influenciam esta estratégia. Recorrendo a uma metodologia quantitativa e tendo-se aplicado um questionário a 41 pessoas, através do Google Forms, conclui-se que o coaching se relaciona com o novo paradigma da liderança participativa, em que os líderes se encontram comprometidos com as pessoas e com os resultados organizacionais. No caso da Inteligência Emocional, nomeadamente, ao nível do controlo emocional, esta revela-se uma ferramenta essencial para um processo de coaching bem sucedido.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01T00:00:00Z
2020
2021-04-23T14:38:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/11902
TID:202522431
url http://hdl.handle.net/10437/11902
identifier_str_mv TID:202522431
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131274596581376