Desafios da gestão de pessoas com a inserção da Indústria 4.0
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/3936 |
Resumo: | A tecnologia cresce exponencialmente e a lei de Moore está a definir cada vez mais o ritmo dos negócios. Se olharmos para o passado, a primeira revolução industrial começou há pouco mais de dois séculos, demorou quase um século para a segunda revolução tomar força, da terceira para a quarto, apenas 30 anos se passaram, ou seja, uma transição muito rápida. A Indústria 4.0 gera mudanças a nível tecnológico e traz consigo desafios macro para resolver, os problemas sociais, económicos e políticos. É por isso que as organizações devem pensar sobre as mudanças na sua estrutura e suas implicações, e os trabalhadores devem aqui assumir grande importância, uma vez que eles são a chave para a competitividade. Assim, o objetivo principal do presente estudo é identificar as competências que serão exigidas aos trabalhadores devido à Indústria 4.0. e que mudanças ocorrerão ao nível da seleção, formação e avaliação de pessoas. Trata-se de um estudo exploratório com método de recolha de dados combinado, qualitativo e quantitativo. Assim, 21 pessoas envolvidas no setor industrial equatoriano foram entrevistadas para identificar competências adicionais às que foram encontradas na revisão de literatura, opiniões e perspetivas de crescimento, e 221 questionários válidos foram recolhidos para quantificar as competências. O tratamento estatístico inferencial baseou-se na utilização do teste não paramétrico de Kruskal-Wallis, o que permitiu concluir que neste estudo o valor médio dos pesos das competências críticas depende do setor industrial avaliado. A introdução de Sistemas Cibernéticos Físicos (CPS) envolvem mudanças nos processos de seleção, formação e avaliação de pessoas. As empresas devem liderar os processos de dualidade em conjunto com instituições de ensino, também criar estratégias de seleção e formação com foco nas competências críticas; este estudo fornece uma classificação destas competências por setor industrial, que pode ser usada como base para avaliar as empresas na transição. Em relação à avaliação, esta deve ser objetiva, levando em consideração aspetos qualitativos e com feedback contínuo. |
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