O envolvimento parental das minorias étnicas na escolaridade dos filhos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/2753 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional apresentada ao ISPA - Instituto Universitário |
id |
RCAP_7c9fee1e65891b14afee94666ce5ddf9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/2753 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O envolvimento parental das minorias étnicas na escolaridade dos filhosEnvolvimento parentalMinorias étnicasTransição de cicloParental involvementEthnic minoritiesSchool transitionsDissertação de Mestrado em Psicologia Educacional apresentada ao ISPA - Instituto UniversitárioO envolvimento parental na escolaridade dos filhos tem ganho maior relevância na investigação e práticas educativas das escolas, visto que constitui um dos aspetos mais importantes para o sucesso académico dos jovens. Tendo em conta que os contextos escolares multiculturais são uma realidade atual, e que as famílias provenientes de minorias étnicas podem apresentar mais barreiras ao envolvimento, torna-se relevante perceber a dinâmica das práticas de envolvimento destas famílias, nomeadamente, numa fase de transição escolar, que traz desafios de adaptação para pais e filhos. Neste sentido, procuramos explorar as representações de pais e filhos sobre o envolvimento, analisar os efeitos da transição de ciclo na dinâmica do envolvimento e identificar fatores que motivem ou constranjam o envolvimento destas famílias, de forma a retirar possíveis pistas de intervenção. Tendo em conta a problemática, objetivos e especificidade cultural da amostra, recorremos a uma abordagem qualitativa, através da realização de entrevistas semiestruturadas a 14 famílias (pais e filhos) provenientes de minorias étnicas, com filhos a frequentar o 5º ano de escolaridade. Os resultados mostram que estas famílias apresentam perceções positivas do envolvimento parental, destacando-se a importância das crenças motivacionais dos pais sobre o seu papel educativo, das solicitações externas dos filhos e da escola, pela perceção de desejabilidade sentida, enquanto fatores motivadores para o envolvimento parental, verificando-se o papel crucial que a escola tem na promoção do envolvimento destas famílias. Os efeitos de transição têm impacto sobre algumas práticas educativas dos pais, mostrando que estes procuram adaptar-se às mudanças e manter-se envolvidos.ABSTRACT: Parental involvement in their children's schooling has gained greater relevance in research and the educational practice of schools, as it constitutes one of the most important aspects towards academic success of young people. Considering that multicultural school contexts are part of current reality, and that families of ethnic minorities can present greater barriers to involvement, understanding the dynamic of the practices of involvement of these families is relevant, namely in a stage of school transition, which bring challenges for parents and children. We therefore seek to explore the parents and children representations of involvement, analyse the cycle transition effects upon the dynamic of involvement, and identify factors that motivate or constrain the involvement of these families, in order to infer possible means of intervention. Considering the problematic, the objectives and the cultural specificity of the sample, we used a qualitative approach, through semi-structured interviews of 14 families (parents and children) from ethnic minorities, with children in the 5th grade. Results show that these families present a positive perception of parental involvement, highlight the importance of motivational beliefs of parents on the educational role, external solicitations of children and the school, through perception of the felt desirability, as motivational factors towards parental involvement, and verified the crucial role the school has in the promotion of involvement of these families. The effects of transition have impact upon parental educational practices, showing that these seek to adapt to change and stay involved.ISPA - Instituto UniversitárioPeixoto, Francisco José BritoRepositório do ISPARamos, Bárbara Sofia Teixeira2014-04-08T18:39:14Z2013-01-01T00:00:00Z2013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/2753201084473porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:38:40Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/2753Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:20:42.438023Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O envolvimento parental das minorias étnicas na escolaridade dos filhos |
title |
O envolvimento parental das minorias étnicas na escolaridade dos filhos |
spellingShingle |
O envolvimento parental das minorias étnicas na escolaridade dos filhos Ramos, Bárbara Sofia Teixeira Envolvimento parental Minorias étnicas Transição de ciclo Parental involvement Ethnic minorities School transitions |
title_short |
O envolvimento parental das minorias étnicas na escolaridade dos filhos |
title_full |
O envolvimento parental das minorias étnicas na escolaridade dos filhos |
title_fullStr |
O envolvimento parental das minorias étnicas na escolaridade dos filhos |
title_full_unstemmed |
O envolvimento parental das minorias étnicas na escolaridade dos filhos |
title_sort |
O envolvimento parental das minorias étnicas na escolaridade dos filhos |
author |
Ramos, Bárbara Sofia Teixeira |
author_facet |
Ramos, Bárbara Sofia Teixeira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Peixoto, Francisco José Brito Repositório do ISPA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Bárbara Sofia Teixeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Envolvimento parental Minorias étnicas Transição de ciclo Parental involvement Ethnic minorities School transitions |
topic |
Envolvimento parental Minorias étnicas Transição de ciclo Parental involvement Ethnic minorities School transitions |
description |
Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional apresentada ao ISPA - Instituto Universitário |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2013-01-01T00:00:00Z 2014-04-08T18:39:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.12/2753 201084473 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.12/2753 |
identifier_str_mv |
201084473 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ISPA - Instituto Universitário |
publisher.none.fl_str_mv |
ISPA - Instituto Universitário |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130068925022208 |