O envolvimento parental das minorias étnicas na escolaridade dos filhos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Bárbara Sofia Teixeira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/2753
Resumo: Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
id RCAP_7c9fee1e65891b14afee94666ce5ddf9
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/2753
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O envolvimento parental das minorias étnicas na escolaridade dos filhosEnvolvimento parentalMinorias étnicasTransição de cicloParental involvementEthnic minoritiesSchool transitionsDissertação de Mestrado em Psicologia Educacional apresentada ao ISPA - Instituto UniversitárioO envolvimento parental na escolaridade dos filhos tem ganho maior relevância na investigação e práticas educativas das escolas, visto que constitui um dos aspetos mais importantes para o sucesso académico dos jovens. Tendo em conta que os contextos escolares multiculturais são uma realidade atual, e que as famílias provenientes de minorias étnicas podem apresentar mais barreiras ao envolvimento, torna-se relevante perceber a dinâmica das práticas de envolvimento destas famílias, nomeadamente, numa fase de transição escolar, que traz desafios de adaptação para pais e filhos. Neste sentido, procuramos explorar as representações de pais e filhos sobre o envolvimento, analisar os efeitos da transição de ciclo na dinâmica do envolvimento e identificar fatores que motivem ou constranjam o envolvimento destas famílias, de forma a retirar possíveis pistas de intervenção. Tendo em conta a problemática, objetivos e especificidade cultural da amostra, recorremos a uma abordagem qualitativa, através da realização de entrevistas semiestruturadas a 14 famílias (pais e filhos) provenientes de minorias étnicas, com filhos a frequentar o 5º ano de escolaridade. Os resultados mostram que estas famílias apresentam perceções positivas do envolvimento parental, destacando-se a importância das crenças motivacionais dos pais sobre o seu papel educativo, das solicitações externas dos filhos e da escola, pela perceção de desejabilidade sentida, enquanto fatores motivadores para o envolvimento parental, verificando-se o papel crucial que a escola tem na promoção do envolvimento destas famílias. Os efeitos de transição têm impacto sobre algumas práticas educativas dos pais, mostrando que estes procuram adaptar-se às mudanças e manter-se envolvidos.ABSTRACT: Parental involvement in their children's schooling has gained greater relevance in research and the educational practice of schools, as it constitutes one of the most important aspects towards academic success of young people. Considering that multicultural school contexts are part of current reality, and that families of ethnic minorities can present greater barriers to involvement, understanding the dynamic of the practices of involvement of these families is relevant, namely in a stage of school transition, which bring challenges for parents and children. We therefore seek to explore the parents and children representations of involvement, analyse the cycle transition effects upon the dynamic of involvement, and identify factors that motivate or constrain the involvement of these families, in order to infer possible means of intervention. Considering the problematic, the objectives and the cultural specificity of the sample, we used a qualitative approach, through semi-structured interviews of 14 families (parents and children) from ethnic minorities, with children in the 5th grade. Results show that these families present a positive perception of parental involvement, highlight the importance of motivational beliefs of parents on the educational role, external solicitations of children and the school, through perception of the felt desirability, as motivational factors towards parental involvement, and verified the crucial role the school has in the promotion of involvement of these families. The effects of transition have impact upon parental educational practices, showing that these seek to adapt to change and stay involved.ISPA - Instituto UniversitárioPeixoto, Francisco José BritoRepositório do ISPARamos, Bárbara Sofia Teixeira2014-04-08T18:39:14Z2013-01-01T00:00:00Z2013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/2753201084473porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:38:40Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/2753Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:20:42.438023Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O envolvimento parental das minorias étnicas na escolaridade dos filhos
title O envolvimento parental das minorias étnicas na escolaridade dos filhos
spellingShingle O envolvimento parental das minorias étnicas na escolaridade dos filhos
Ramos, Bárbara Sofia Teixeira
Envolvimento parental
Minorias étnicas
Transição de ciclo
Parental involvement
Ethnic minorities
School transitions
title_short O envolvimento parental das minorias étnicas na escolaridade dos filhos
title_full O envolvimento parental das minorias étnicas na escolaridade dos filhos
title_fullStr O envolvimento parental das minorias étnicas na escolaridade dos filhos
title_full_unstemmed O envolvimento parental das minorias étnicas na escolaridade dos filhos
title_sort O envolvimento parental das minorias étnicas na escolaridade dos filhos
author Ramos, Bárbara Sofia Teixeira
author_facet Ramos, Bárbara Sofia Teixeira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Peixoto, Francisco José Brito
Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Bárbara Sofia Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Envolvimento parental
Minorias étnicas
Transição de ciclo
Parental involvement
Ethnic minorities
School transitions
topic Envolvimento parental
Minorias étnicas
Transição de ciclo
Parental involvement
Ethnic minorities
School transitions
description Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013-01-01T00:00:00Z
2014-04-08T18:39:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/2753
201084473
url http://hdl.handle.net/10400.12/2753
identifier_str_mv 201084473
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISPA - Instituto Universitário
publisher.none.fl_str_mv ISPA - Instituto Universitário
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130068925022208