A importância da autoavaliação na agenda do diretor escolar : um caso em análise

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Paula Isidora Sacramento, 1974-
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/29504
Resumo: Dissertação de mestrado, Educação (Área de especialização em Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2017
id RCAP_7ca18594e5042d21cc7f7d5fe44b48d1
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/29504
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância da autoavaliação na agenda do diretor escolar : um caso em análiseAuto-avaliaçãoAvaliação externaAvaliação das escolasAdministração escolarTeses de mestrado - 2017Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação (Área de especialização em Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2017O presente trabalho enquadra-se no quadro das mudanças na regulação das políticas de administração e gestão em Portugal, tendo como objetivo principal compreender o impacto da autoavaliação na agenda de uma diretora escolar. Trata-se de um estudo de caso, conduzido num agrupamento de escolas situado num concelho no extremo norte do distrito de Santarém. Para a recolha de dados recorreu-se à análise documental, entrevista estruturada e semiestruturada e à observação não participante. Movidos pela necessidade de compreender o papel que a autoavaliação institucional desempenha no interior das escolas, nomeadamente a importância que lhe é conferida pelos diretores escolares, constituiu objetivo geral desta pesquisa Perceber a importância da autoavaliação na agenda do diretor, entendendo-se a ‘agenda’ como as ações que são gizadas pelo diretor para atingir as metas presentes no Projeto Educativo. Assim, num primeiro momento, procedemos a uma caracterização da diretora, através da sua biografia pessoal e profissional, que associamos ao seu envolvimento em processos de autoavaliação, numa perspetiva diacrónica. Num segundo momento focamo-nos no trabalho realizado pela diretora, no seu quotidiano, identificando as suas perceções descritivas e avaliativas relativamente ao processo e à trajetória que se verifica no agrupamento de escolas relativamente à sua autoavaliação. O estudo permitiu evidenciar que na assunção dos mais diversos papéis a Diretora valoriza e privilegia a autoavaliação enquanto ferramenta de diagnóstico fundamental para a tomada de decisão, sendo evidentes os seus efeitos no planeamento das ações (agenda) da diretora, promovendo o sucesso dos alunos e o reconhecimento do agrupamento.The main objective of this study is to understand the impact of self - evaluation on a school principal’s agenda, within the framework of changes in the regulation of administration and management policies in Portugal. This is a case study carried out in a school cluster located in a municipality in the far north of the district of Santarém. For the collection of data we used documentary analysis, structured and semi-structured interviews and non-participant observation. Moved by the need to understand the role that institutional self-evaluation plays within schools, namely the importance conferred on it by school principals, it was the general objective of this research To understand the importance of self-assessment in the director's agenda, the 'agenda' being understood as the actions that are foreseen by the principal to achieve the Educational Project goals. Thus, in a first moment, we made a characterization of the principal, through her personal and professional biography, which we associate with her involvement in self-evaluation processes, in a diachronic perspective. In a second moment, we focus on the work done by the principal’s daily life, by identifying her descriptive and evaluative perceptions regarding the process and the trajectory that occurs in the school cluster regarding their self-evaluation. The research showed that in the assumption of the most diverse roles, the principal values and privileges self-evaluation as a fundamental diagnostic tool for decision making, being evident its effects in the planning of the actions (agenda) of the director, promoting the success of the students and the recognition of the grouping.Costa, EstelaRepositório da Universidade de LisboaTavares, Paula Isidora Sacramento, 1974-2017-10-31T14:03:32Z20172017-02-132017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/29504TID:201705060porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:21:49Zoai:repositorio.ul.pt:10451/29504Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:45:28.503107Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância da autoavaliação na agenda do diretor escolar : um caso em análise
title A importância da autoavaliação na agenda do diretor escolar : um caso em análise
spellingShingle A importância da autoavaliação na agenda do diretor escolar : um caso em análise
Tavares, Paula Isidora Sacramento, 1974-
Auto-avaliação
Avaliação externa
Avaliação das escolas
Administração escolar
Teses de mestrado - 2017
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A importância da autoavaliação na agenda do diretor escolar : um caso em análise
title_full A importância da autoavaliação na agenda do diretor escolar : um caso em análise
title_fullStr A importância da autoavaliação na agenda do diretor escolar : um caso em análise
title_full_unstemmed A importância da autoavaliação na agenda do diretor escolar : um caso em análise
title_sort A importância da autoavaliação na agenda do diretor escolar : um caso em análise
author Tavares, Paula Isidora Sacramento, 1974-
author_facet Tavares, Paula Isidora Sacramento, 1974-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Estela
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Paula Isidora Sacramento, 1974-
dc.subject.por.fl_str_mv Auto-avaliação
Avaliação externa
Avaliação das escolas
Administração escolar
Teses de mestrado - 2017
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Auto-avaliação
Avaliação externa
Avaliação das escolas
Administração escolar
Teses de mestrado - 2017
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado, Educação (Área de especialização em Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2017
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-31T14:03:32Z
2017
2017-02-13
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/29504
TID:201705060
url http://hdl.handle.net/10451/29504
identifier_str_mv TID:201705060
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134376726888448