As representações das equipas de avaliação externa da IGEC na dimensão relativa à autoavaliação das escolas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/16132 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Especialização em Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014 |
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As representações das equipas de avaliação externa da IGEC na dimensão relativa à autoavaliação das escolasAvaliação externaAuto-regulaçãoAuto-avaliaçãoEscolasAdministração educacionalRelatórios de estágio de mestrado - 2014Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Especialização em Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014O presente relatório de estágio resulta de um estágio realizado na Inspeção-Geral da Educação e Ciência durante oito meses. Integra as atividades que desenvolvi com a Equipa Multidisciplinar da Educação Pré-escolar e dos Ensinos Básico e Secundário e com um membro da Assessoria para as Relações Externas e Internacionais, e inclui a caracterização da IGEC segundo um olhar pela sua cultura organizacional. O enfoque do relatório dá-se no estudo realizado sobre as representações que equipas de avaliação externa da IGEC detém sobre a autoavaliação das escolas e teve como finalidade identificar os referenciais implícitos nos relatórios de avaliação externa das escolas e a perceção das equipas de avaliação externa da IGEC. A metodologia insere-se no âmbito da investigação naturalista, inserida no tipo de estudos descritivos, sendo os seus procedimentos de recolha e análise de dados assentes na análise documental/pesquisa arquivista dos relatórios de avaliação externa realizada durante o ano letivo 2012/2013 das escolas pertencentes, à então, Área Territorial de Inspeção de Lisboa e Vale do Tejo. Para completar a recolha de dados, foi, ainda, realizada uma entrevista semiestruturada, ao Chefe da Equipa Multidisciplinar da Educação Pré-escolar e dos Ensinos Básicos e Secundário/Coordenador Nacional da atividade de Avaliação externa das escolas Como conclusões do estudo verifiquei que, para além dos referenciais de coerência entre a autoavaliação e a ação de melhoria, o incentivo à observação da prática letiva, o envolvimento e participação da comunidade educativa, a continuidade e abrangência da autoavaliação e o seu impacto no planeamento, organização e práticas profissionais, existem outros referenciais que demonstram as representações das equipas de avaliação externa das escolas, na dimensão da autoavaliação das escolas, mais concretamente sobre o que é uma boa autoavaliação, quais as principais dificuldades inerentes e os desafios perspetivados.This report results from a curricular training held in the General Inspectorate of Education and Science (IGEC), for eight months, and integrates the activities developed in the Multidisciplinary Team of Preschool Education and Primary and Secondary Education and a member of the Office for External and International Relations. It includes the characterization of IGEC according to its organizational culture. The focus of the report occurs on a study of the representations of IGEC external evaluation teams on self-evaluation of schools and aimed to identify the implicit references in the reports of the external evaluation of schools and the perception of the external evaluation teams IGEC. The methodology is within the scope of naturalistic research, inserted into the kind of descriptive studies, and their procedures for collecting and analyzing data are based on document analysis / archivist research of the reports of the external evaluation of schools, which at the time was called ‘Territorial Inspection Area of Lisbon and Tagus Valley’, during the school year 2012/2013. To finish the data collection, one semi-structured interview, to the Head of Multidisciplinary Team of Preschool Education, and Basic and Secondary Education, which was also the National Coordinator for the external evaluation of schools, was also conducted. As conclusions I found that, in addition to the references of consistency between self-evaluation and the improvement action, the incentive for the observation of teaching practice, the involvement and participation of the educational community the continuity and scope of self-evaluation and its impact on the planning, organization and professional practice, there are other frameworks that demonstrate the representations of the teams of external evaluation of schools, particularly in the dimension of self-evaluation of schools, specifically about what is a good self-evaluation, and what are the main difficulties and challenges.Costa, EstelaRepositório da Universidade de LisboaGonçalves, Ana Filipa Ferreira, 1991-2015-02-27T11:49:46Z20142014-10-142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/16132TID:201236109porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:03:15Zoai:repositorio.ul.pt:10451/16132Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:37:25.070543Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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