Emigração de quadros, formação superior e desenvolvimento: o caso de Moçambique

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Ana Bénard da
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/3696
Resumo: A formação superior, a fuga de cérebros e o desenvolvimento constituem os temas centrais deste artigo centrado em Moçambique. Estes temas são abordados sob diferentes ângulos, de forma a captar quer as principais linhas teóricas que actualmente informam os estudos sobre essas temáticas, quer a complexidade da realidade social e das estratégias dos actores que a vivem. Desta forma apresenta-se, inicialmente, o estado da arte em relação à problemática da fuga de cérebros, relacionando-a com o aumento da mobilidade e da concorrência internacional de, e por, estudantes universitários. Conclui-se esta parte com um breve apontamento sobre aquilo que desta problemática se aferiu em relação a Moçambique. Seguidamente, e tendo por base histórias de vida de moçambicanos com formação superior que são agentes de desenvolvimento no seu país de origem, abordam-se questões que se prendem com as identidades familiares desses quadros e com os critérios de legitimação das elites em Moçambique, relacionando este último aspecto com as problemáticas do desenvolvimento e do ensino superior.
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