A intervenção psicoeducativa baseada em evidência: subsídios do enfoque qualitativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/2959 |
Resumo: | Neste trabalho pretende-se discutir o contributo da metodologia qualitativa na avaliação da eficácia dos processos de mudança quando se implementam programas psicoeducativos. Concretamente apresentam-se três recursos distintos: a) entrevista semiestruturada (construída a partir da abordagem fenomenológica e utilizada como avaliação pré-teste, pós-teste e follow-up num programa de educação parental); b) metodologia observacional (útil para avaliação formativa de programas e análise do processo de mudança de comportamentos ao longo dos programas); e c) Q-set da Resiliência Familiar (método misto, originalmente construído para a avaliação do funcionamento resiliente das famílias em risco psicossocial). Cada um dos recursos é discutido, ilustrando-se a sua utilização e a pertinência da sua aplicação no âmbito da avaliação da eficácia da intervenção psicoeducativa. |
id |
RCAP_7caeeb992d4d1fe8154e94770e36cb55 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:digituma.uma.pt:10400.13/2959 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A intervenção psicoeducativa baseada em evidência: subsídios do enfoque qualitativoEVIDENCE-BASED PSYCHOEDUCATIONAL INTERVENTION: THE CONTRIBUTION OF QUALITATIVE APPROACHESMetodologia qualitativaProgramas psicoeducativosAvaliaçãoQualitative methodPsychoeducational interventionAssessment.Faculdade de Artes e HumanidadesNeste trabalho pretende-se discutir o contributo da metodologia qualitativa na avaliação da eficácia dos processos de mudança quando se implementam programas psicoeducativos. Concretamente apresentam-se três recursos distintos: a) entrevista semiestruturada (construída a partir da abordagem fenomenológica e utilizada como avaliação pré-teste, pós-teste e follow-up num programa de educação parental); b) metodologia observacional (útil para avaliação formativa de programas e análise do processo de mudança de comportamentos ao longo dos programas); e c) Q-set da Resiliência Familiar (método misto, originalmente construído para a avaliação do funcionamento resiliente das famílias em risco psicossocial). Cada um dos recursos é discutido, ilustrando-se a sua utilização e a pertinência da sua aplicação no âmbito da avaliação da eficácia da intervenção psicoeducativa.The main goal of this paper is to discuss the contribution of qualitative methodology for the assessment of the changing processes due to psychoeducational intervention. Three different resources are presented: a) semi-structured interview (it was built considering the phenomenological approach and was used for a pre-test, post-test and follow-up assessment in a parenting educational programme); observational method (useful for training programmes assessment and analysis of the process of behavior change occurred over the programmes); and c) Q-set of family resilience (mixed method, originally built for the evaluation of the resilient functioning of psychosocial risk families). These resources are discussed and is stated the relevance of their aplication in the assessment of psychoeducational intervention.Sociedade de Estudos e Pesquisa QualitativosDigitUMaAntunes, Ana P.Xavier, Joana O.Borges, AfricaRodríguez-Dorta, ManuelaRodríguez-Naveiras, ElenaCadenas, MaríaAlmeida, Ana T.Miranda, Cláudia2020-11-06T11:45:56Z2017-01-01T00:00:00Z2017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/2959porAntunes, A. P., Xavier, J. O., Borges, Á., Rodriguéz-Dorta, M., Rodríguez-Naveiras, E., Cadenas, M., ... & Miranda, C. (2017). A intervenção psicoeducativa baseada em evidência: subsídios do enfoque qualitativo. Revista Pesquisa Qualitativa, 5(8), 168-190.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:55:50Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/2959Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:05:47.826471Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A intervenção psicoeducativa baseada em evidência: subsídios do enfoque qualitativo EVIDENCE-BASED PSYCHOEDUCATIONAL INTERVENTION: THE CONTRIBUTION OF QUALITATIVE APPROACHES |
title |
A intervenção psicoeducativa baseada em evidência: subsídios do enfoque qualitativo |
spellingShingle |
A intervenção psicoeducativa baseada em evidência: subsídios do enfoque qualitativo Antunes, Ana P. Metodologia qualitativa Programas psicoeducativos Avaliação Qualitative method Psychoeducational intervention Assessment . Faculdade de Artes e Humanidades |
title_short |
A intervenção psicoeducativa baseada em evidência: subsídios do enfoque qualitativo |
title_full |
A intervenção psicoeducativa baseada em evidência: subsídios do enfoque qualitativo |
title_fullStr |
A intervenção psicoeducativa baseada em evidência: subsídios do enfoque qualitativo |
title_full_unstemmed |
A intervenção psicoeducativa baseada em evidência: subsídios do enfoque qualitativo |
title_sort |
A intervenção psicoeducativa baseada em evidência: subsídios do enfoque qualitativo |
author |
Antunes, Ana P. |
author_facet |
Antunes, Ana P. Xavier, Joana O. Borges, Africa Rodríguez-Dorta, Manuela Rodríguez-Naveiras, Elena Cadenas, María Almeida, Ana T. Miranda, Cláudia |
author_role |
author |
author2 |
Xavier, Joana O. Borges, Africa Rodríguez-Dorta, Manuela Rodríguez-Naveiras, Elena Cadenas, María Almeida, Ana T. Miranda, Cláudia |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
DigitUMa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Antunes, Ana P. Xavier, Joana O. Borges, Africa Rodríguez-Dorta, Manuela Rodríguez-Naveiras, Elena Cadenas, María Almeida, Ana T. Miranda, Cláudia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metodologia qualitativa Programas psicoeducativos Avaliação Qualitative method Psychoeducational intervention Assessment . Faculdade de Artes e Humanidades |
topic |
Metodologia qualitativa Programas psicoeducativos Avaliação Qualitative method Psychoeducational intervention Assessment . Faculdade de Artes e Humanidades |
description |
Neste trabalho pretende-se discutir o contributo da metodologia qualitativa na avaliação da eficácia dos processos de mudança quando se implementam programas psicoeducativos. Concretamente apresentam-se três recursos distintos: a) entrevista semiestruturada (construída a partir da abordagem fenomenológica e utilizada como avaliação pré-teste, pós-teste e follow-up num programa de educação parental); b) metodologia observacional (útil para avaliação formativa de programas e análise do processo de mudança de comportamentos ao longo dos programas); e c) Q-set da Resiliência Familiar (método misto, originalmente construído para a avaliação do funcionamento resiliente das famílias em risco psicossocial). Cada um dos recursos é discutido, ilustrando-se a sua utilização e a pertinência da sua aplicação no âmbito da avaliação da eficácia da intervenção psicoeducativa. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-01T00:00:00Z 2017-01-01T00:00:00Z 2020-11-06T11:45:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.13/2959 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.13/2959 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Antunes, A. P., Xavier, J. O., Borges, Á., Rodriguéz-Dorta, M., Rodríguez-Naveiras, E., Cadenas, M., ... & Miranda, C. (2017). A intervenção psicoeducativa baseada em evidência: subsídios do enfoque qualitativo. Revista Pesquisa Qualitativa, 5(8), 168-190. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade de Estudos e Pesquisa Qualitativos |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade de Estudos e Pesquisa Qualitativos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129928709439488 |