Intervenção psicoeducativa na prevenção do stress na infância: a formação de educadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Anabela Sousa
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Gomes, Rosa Maria, Aires, Vanessa, Veiga, Feliciano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/25406
Resumo: A profissionalidade docente, no quadro dos processos de ensino-aprendizagem, constitui um desafio ao nível da formação especializada, especialmente numa perspetiva life span. Este estudo tem como objetivo geral identificar o tipo de intervenção psicoeducativa que permite atuar ao nível da prevenção do stress. Os resultados mostraram existir correlações moderadas entre as situações indutoras de stress de Causas Internas Psicossociais e as Causas Externas de Componente Familiar. Também as práticas educativas atentas à Cooperação Escola-Família estão correlacionadas com as Atividades de Prevenção das situações indutoras de stress na infância. São recomendados programas de intervenção psicoeducativa na formação de Educadores.
id RCAP_9cc7b0308de79df9555eff52b7e96fb8
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/25406
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Intervenção psicoeducativa na prevenção do stress na infância: a formação de educadoresPsychoeducational interventionStressPreschool educationEducational practicesTeacher trainingA profissionalidade docente, no quadro dos processos de ensino-aprendizagem, constitui um desafio ao nível da formação especializada, especialmente numa perspetiva life span. Este estudo tem como objetivo geral identificar o tipo de intervenção psicoeducativa que permite atuar ao nível da prevenção do stress. Os resultados mostraram existir correlações moderadas entre as situações indutoras de stress de Causas Internas Psicossociais e as Causas Externas de Componente Familiar. Também as práticas educativas atentas à Cooperação Escola-Família estão correlacionadas com as Atividades de Prevenção das situações indutoras de stress na infância. São recomendados programas de intervenção psicoeducativa na formação de Educadores.Universidad de A Coruña2019-02-21T15:56:29Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/25406por10.17979/reipe.2017.0.06.2368Pereira, Anabela SousaGomes, Rosa MariaAires, VanessaVeiga, Felicianoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:49:22Zoai:ria.ua.pt:10773/25406Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:58:41.888287Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Intervenção psicoeducativa na prevenção do stress na infância: a formação de educadores
title Intervenção psicoeducativa na prevenção do stress na infância: a formação de educadores
spellingShingle Intervenção psicoeducativa na prevenção do stress na infância: a formação de educadores
Pereira, Anabela Sousa
Psychoeducational intervention
Stress
Preschool education
Educational practices
Teacher training
title_short Intervenção psicoeducativa na prevenção do stress na infância: a formação de educadores
title_full Intervenção psicoeducativa na prevenção do stress na infância: a formação de educadores
title_fullStr Intervenção psicoeducativa na prevenção do stress na infância: a formação de educadores
title_full_unstemmed Intervenção psicoeducativa na prevenção do stress na infância: a formação de educadores
title_sort Intervenção psicoeducativa na prevenção do stress na infância: a formação de educadores
author Pereira, Anabela Sousa
author_facet Pereira, Anabela Sousa
Gomes, Rosa Maria
Aires, Vanessa
Veiga, Feliciano
author_role author
author2 Gomes, Rosa Maria
Aires, Vanessa
Veiga, Feliciano
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Anabela Sousa
Gomes, Rosa Maria
Aires, Vanessa
Veiga, Feliciano
dc.subject.por.fl_str_mv Psychoeducational intervention
Stress
Preschool education
Educational practices
Teacher training
topic Psychoeducational intervention
Stress
Preschool education
Educational practices
Teacher training
description A profissionalidade docente, no quadro dos processos de ensino-aprendizagem, constitui um desafio ao nível da formação especializada, especialmente numa perspetiva life span. Este estudo tem como objetivo geral identificar o tipo de intervenção psicoeducativa que permite atuar ao nível da prevenção do stress. Os resultados mostraram existir correlações moderadas entre as situações indutoras de stress de Causas Internas Psicossociais e as Causas Externas de Componente Familiar. Também as práticas educativas atentas à Cooperação Escola-Família estão correlacionadas com as Atividades de Prevenção das situações indutoras de stress na infância. São recomendados programas de intervenção psicoeducativa na formação de Educadores.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01T00:00:00Z
2017
2019-02-21T15:56:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/25406
url http://hdl.handle.net/10773/25406
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.17979/reipe.2017.0.06.2368
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidad de A Coruña
publisher.none.fl_str_mv Universidad de A Coruña
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137640923004928