O moodle e a formação contínua de professores: estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Carlos Manuel Carvalho Serrano de
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/18
Resumo: Os sistemas on-line de gestão da aprendizagem e de trabalho em cooperação são hoje reconhecidos como indispensáveis para a melhoria do processo de ensino/aprendizagem, possibilitando um maior e mais variado contacto entre professores e alunos, reforçando a capacidade de intervenção dos professores e aumentando os recursos postos à disposição dos alunos. O seu uso está cada vez mais generalizado nas universidades portuguesas. O moodle como plataforma b-Learning conjugando as componentes presenciais e de ensino à distância, desenvolve-se na base do sócioconstrutivismo de Vigostky e poderá ser uma forma de ir ao encontro das expectativas dos professores na sua actualização de conhecimentos, potenciando a sua autoformação e ajudando-os a promover o sucesso escolar. Este trabalho, que segue uma linha metodológica de estudo de caso sobre formação contínua de professores utilizando a plataforma Moodle, reporta as actividades em três Centros de Formação e encontra-se dividido em duas partes: a primeira constituída pelo enquadramento teórico e a segunda pela investigação empírica. Desta forma, pretende-se percepcionar em que medida os docentes aceitam e estão disponíveis para esta nova forma de ensino e de aprender fazendo. Após uma análise deste estudo, verifica-se que o Moodle é uma boa plataforma de apoio à aquisição de conhecimentos dos professores e um facilitador do processo que os leva ao encontro das expectativas de formação por estes desejada.
id RCAP_7cb15009ea88aa4cd4174ddf194b18c8
oai_identifier_str oai:repositorio.upt.pt:11328/18
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O moodle e a formação contínua de professores: estudo de casoMoodleEnsinoAprendizagemFormação contínuaProfessorE-LearningTMEOs sistemas on-line de gestão da aprendizagem e de trabalho em cooperação são hoje reconhecidos como indispensáveis para a melhoria do processo de ensino/aprendizagem, possibilitando um maior e mais variado contacto entre professores e alunos, reforçando a capacidade de intervenção dos professores e aumentando os recursos postos à disposição dos alunos. O seu uso está cada vez mais generalizado nas universidades portuguesas. O moodle como plataforma b-Learning conjugando as componentes presenciais e de ensino à distância, desenvolve-se na base do sócioconstrutivismo de Vigostky e poderá ser uma forma de ir ao encontro das expectativas dos professores na sua actualização de conhecimentos, potenciando a sua autoformação e ajudando-os a promover o sucesso escolar. Este trabalho, que segue uma linha metodológica de estudo de caso sobre formação contínua de professores utilizando a plataforma Moodle, reporta as actividades em três Centros de Formação e encontra-se dividido em duas partes: a primeira constituída pelo enquadramento teórico e a segunda pela investigação empírica. Desta forma, pretende-se percepcionar em que medida os docentes aceitam e estão disponíveis para esta nova forma de ensino e de aprender fazendo. Após uma análise deste estudo, verifica-se que o Moodle é uma boa plataforma de apoio à aquisição de conhecimentos dos professores e um facilitador do processo que os leva ao encontro das expectativas de formação por estes desejada.Orientação: Prof.º Doutor Fernando Moreira2013-08-14T17:59:29Z2013-08-142007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfAlmeida, C. M. C. S.(2007). O moodle e a formação contínua de professores: estudo de caso [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação]. Universidade Portucalense. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/18http://hdl.handle.net/11328/18Almeida, C. M. C. S.(2007). O moodle e a formação contínua de professores: estudo de caso [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação]. Universidade Portucalense. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/18http://hdl.handle.net/11328/18porCota: TME 162Almeida, Carlos Manuel Carvalho Serrano deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:08:23Zoai:repositorio.upt.pt:11328/18Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:40:05.908445Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O moodle e a formação contínua de professores: estudo de caso
title O moodle e a formação contínua de professores: estudo de caso
spellingShingle O moodle e a formação contínua de professores: estudo de caso
Almeida, Carlos Manuel Carvalho Serrano de
Moodle
Ensino
Aprendizagem
Formação contínua
Professor
E-Learning
TME
title_short O moodle e a formação contínua de professores: estudo de caso
title_full O moodle e a formação contínua de professores: estudo de caso
title_fullStr O moodle e a formação contínua de professores: estudo de caso
title_full_unstemmed O moodle e a formação contínua de professores: estudo de caso
title_sort O moodle e a formação contínua de professores: estudo de caso
author Almeida, Carlos Manuel Carvalho Serrano de
author_facet Almeida, Carlos Manuel Carvalho Serrano de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Carlos Manuel Carvalho Serrano de
dc.subject.por.fl_str_mv Moodle
Ensino
Aprendizagem
Formação contínua
Professor
E-Learning
TME
topic Moodle
Ensino
Aprendizagem
Formação contínua
Professor
E-Learning
TME
description Os sistemas on-line de gestão da aprendizagem e de trabalho em cooperação são hoje reconhecidos como indispensáveis para a melhoria do processo de ensino/aprendizagem, possibilitando um maior e mais variado contacto entre professores e alunos, reforçando a capacidade de intervenção dos professores e aumentando os recursos postos à disposição dos alunos. O seu uso está cada vez mais generalizado nas universidades portuguesas. O moodle como plataforma b-Learning conjugando as componentes presenciais e de ensino à distância, desenvolve-se na base do sócioconstrutivismo de Vigostky e poderá ser uma forma de ir ao encontro das expectativas dos professores na sua actualização de conhecimentos, potenciando a sua autoformação e ajudando-os a promover o sucesso escolar. Este trabalho, que segue uma linha metodológica de estudo de caso sobre formação contínua de professores utilizando a plataforma Moodle, reporta as actividades em três Centros de Formação e encontra-se dividido em duas partes: a primeira constituída pelo enquadramento teórico e a segunda pela investigação empírica. Desta forma, pretende-se percepcionar em que medida os docentes aceitam e estão disponíveis para esta nova forma de ensino e de aprender fazendo. Após uma análise deste estudo, verifica-se que o Moodle é uma boa plataforma de apoio à aquisição de conhecimentos dos professores e um facilitador do processo que os leva ao encontro das expectativas de formação por estes desejada.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-01-01T00:00:00Z
2013-08-14T17:59:29Z
2013-08-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Almeida, C. M. C. S.(2007). O moodle e a formação contínua de professores: estudo de caso [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação]. Universidade Portucalense. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/18
http://hdl.handle.net/11328/18
Almeida, C. M. C. S.(2007). O moodle e a formação contínua de professores: estudo de caso [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação]. Universidade Portucalense. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/18
http://hdl.handle.net/11328/18
identifier_str_mv Almeida, C. M. C. S.(2007). O moodle e a formação contínua de professores: estudo de caso [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação]. Universidade Portucalense. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/18
url http://hdl.handle.net/11328/18
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cota: TME 162
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134962207686656