A importância da música no desenvolvimento da criança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conceição, Alexandra Cristina Cruz
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/16607
Resumo: Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
id RCAP_7cbe66cd6f826b95d78d971bf110a3ed
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16607
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância da música no desenvolvimento da criançaMúsicaConcentraçãoDesenvolvimento da criançaMusicPreschoolCreativity and developmentRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório reflete de forma descritiva, a minha Prática Profissional Supervisionada II (PPS II). Este foi elaborado tendo como base um portefólio que construí durante o estágio, sendo que, este, se apresenta em anexo. Realizei a minha PPS I, na valência de Jardim de Infância com um grupo heterogéneo – 3, 4 e 5 anos, numa organização socioeducativa localizada num bairro residencial de Lisboa. Durante o meu percurso de estágio, observei a presença da música no dia a dia das crianças e o impacto que a mesma tem junto delas, dessa forma decidi aprofundar o tema da importância da música no desenvolvimento da criança. Neste relatório, surgiu o interesse em investigar o tema da importância da música no desenvolvimento da criança. Integrou vinte educadoras de Jardim de Infância, visando (I) Averiguar a importância que as educadoras atribuem à música na formação das crianças da educação pré-escolar; (II) Conhecer as representações das educadoras em relação ao trabalho a desenvolver no Jardim de Infância ao nível da Música; (III) Indagar sobre as dificuldades que as educadoras de infância sentem para trabalharem o subdomínio da Música. Na metodologia desenvolvida, a investigação apresenta uma abordagem qualitativa, tendo-se optado pelo estudo de caso. Utilizou-se como técnica de recolha de dados: o inquérito. Após realizada a investigação concluí que a maioria das educadoras de infância considera a música parte integrante do dia a dia das crianças, contribuindo para o seu desenvolvimento cognitivo e motor e despertando em simultâneo a concentração.This report descriptively reflects my Supervised Professional Practice II (PPS II). This was prepared based on a portfolio that I built during the internship, which is presented in annex. I did my PPS I, in Kindergarten with a heterogeneous group – 3, 4 and 5 years old, in a socio-educational organization located in a residential neighborhood of Lisbon. During my internship, I observed the presence of music in children's daily lives and the impact it has on them, so I decided to delve deeper into the theme of the importance of music in child development. In this report, interest arose in investigating the theme of the importance of music in child development. It integrated twenty kindergarten teachers, aiming to (I) Find out the importance that educators attribute to music in the training of children in preschool education; (II) Knowing the representations of the educators in relation to the work to be developed in the Kindergarten in terms of Music; (III) Inquire about the difficulties that kindergarten teachers feel in working in the Music subdomain. In the developed methodology, the investigation presents a qualitative approach, having chosen the case study. The survey was used as a data collection technique. From the research carried out, I concluded that most educators consider music an integral part of children's daily lives, contributing to their cognitive and motor development, and simultaneously awakening their concentration.Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de LisboaSampaio, Maria Fernanda dos Santos MendesRCIPLConceição, Alexandra Cristina Cruz2023-11-09T15:29:16Z2023-09-292023-09-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/16607TID:203372603porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-15T02:15:12Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16607Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:42:35.921660Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância da música no desenvolvimento da criança
title A importância da música no desenvolvimento da criança
spellingShingle A importância da música no desenvolvimento da criança
Conceição, Alexandra Cristina Cruz
Música
Concentração
Desenvolvimento da criança
Music
Preschool
Creativity and development
title_short A importância da música no desenvolvimento da criança
title_full A importância da música no desenvolvimento da criança
title_fullStr A importância da música no desenvolvimento da criança
title_full_unstemmed A importância da música no desenvolvimento da criança
title_sort A importância da música no desenvolvimento da criança
author Conceição, Alexandra Cristina Cruz
author_facet Conceição, Alexandra Cristina Cruz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sampaio, Maria Fernanda dos Santos Mendes
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Conceição, Alexandra Cristina Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv Música
Concentração
Desenvolvimento da criança
Music
Preschool
Creativity and development
topic Música
Concentração
Desenvolvimento da criança
Music
Preschool
Creativity and development
description Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-09T15:29:16Z
2023-09-29
2023-09-29T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/16607
TID:203372603
url http://hdl.handle.net/10400.21/16607
identifier_str_mv TID:203372603
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134991627583488