A edificação da violinística moderna na encruzilhada para o século XX
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/8848 |
Resumo: | Esta dissertação serve o propósito de expor o que foi considerado como violinística moderna, surgida no início do Séc. XX, mas perpetuada até aos nossos dias; a referência fundamental para este trâmite será o livro "Seis sonatas para Violino Solo" de Eugène Ysaÿe. Este livro foi dedicado a seis violinistas, que, apesar de terem todos estilos e técnicas diferentes, criaram no conjunto uma nova aborgadem à prática do violino, que é utilizada até hoje. São estes (por ordem das sonatas dedicadas): Joseph Szigeti, Jacques Thibaud, Georges Enesco, Fritz Kreisler, Mathieu Crickboom e Manuel Quiroga. Para conseguir expor essa edificação, Foram analisadas as características de cada um, bem como a relação entre os mesmos, para descobrir e entender as inovações implementadas. Foram utilizados diferentes métodos de investigação, com várias abordagens para cada um. Assim, a pesquisa será particular em cada caso, pois depende não só da relevância que o violinista teve, mas também do legado que deixou. De um modo geral tratar-se-á de analisar: obras compostas pelos autores (que darão uma muito valiosa perspectiva do seu pensamento violinístico específico e da sua capacidade de inovação), gravações dos mesmos (sendo um excelente meio de análise das suas interpretações), livros editados (dos próprios ou de outros) que falem de algum dos sete violinistas em foco, teses/artigos/documentários ou outros vários sobre estes. |
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A edificação da violinística moderna na encruzilhada para o século XXYsaÿeSonatas para violino soloTécnicasViolinística modernaSzigetiThibaudEnescoKreislerCrickboomQuirogaSonatas for solo violinTechnicsModern violinisticEsta dissertação serve o propósito de expor o que foi considerado como violinística moderna, surgida no início do Séc. XX, mas perpetuada até aos nossos dias; a referência fundamental para este trâmite será o livro "Seis sonatas para Violino Solo" de Eugène Ysaÿe. Este livro foi dedicado a seis violinistas, que, apesar de terem todos estilos e técnicas diferentes, criaram no conjunto uma nova aborgadem à prática do violino, que é utilizada até hoje. São estes (por ordem das sonatas dedicadas): Joseph Szigeti, Jacques Thibaud, Georges Enesco, Fritz Kreisler, Mathieu Crickboom e Manuel Quiroga. Para conseguir expor essa edificação, Foram analisadas as características de cada um, bem como a relação entre os mesmos, para descobrir e entender as inovações implementadas. Foram utilizados diferentes métodos de investigação, com várias abordagens para cada um. Assim, a pesquisa será particular em cada caso, pois depende não só da relevância que o violinista teve, mas também do legado que deixou. De um modo geral tratar-se-á de analisar: obras compostas pelos autores (que darão uma muito valiosa perspectiva do seu pensamento violinístico específico e da sua capacidade de inovação), gravações dos mesmos (sendo um excelente meio de análise das suas interpretações), livros editados (dos próprios ou de outros) que falem de algum dos sete violinistas em foco, teses/artigos/documentários ou outros vários sobre estes.This dissertation serves the purpose of displaying the development of the modern violin technique, around the turn of the XX century. The main source of reference of this thesis will be the “Six Sonatas for Solo Violin”, by Eugène Ysaÿe. These compositions were dedicated to six violinists whom despite having specific and distinctive technique and style have altogether shaped a new approach to the violin practice. This practice is still very much in use nowadays, consensually deserving the name of the modern violin school. Following the Sonatas’ order, the dedicatees are: Joseph Szigeti, Jacques Thibaud, Georges Enesco, Fritz Kreisler, Mathieu Crickboom and Manuel Quiroga. In order to explain such edification it is necessary to analyze the relation between author and dedicatee and find out precisely who was responsible for each innovation. Diverse investigation methods and approaches were used for each violinist. Therefore, bearing in mind the historic and musical relevance of each player as well as their legacy, the research will be specific for each case. Generally speaking, it is intended to analyze: the works completed by each author (this will give some perspective on their violinistic thoughts and capacity for innovation), recordings (which is an primary source of analysis of their musical approach and interpretations), published books (written by themselves or by others) regarding the aforementioned seven violinists in focus, dissertations/articles/documentaries and other sources of information about them.Ungureanu, Radu BenoneRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSiegle, Mário Leonardo2016-12-16T14:55:34Z2014-11-012014-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8848TID:201345730porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:11:14Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8848Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:35.688623Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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