As sonatas para violino e piano de Cláudio Santoro: aspectos técnico-violinísticos e estilísticos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/AAGS-7YMPG3 |
Resumo: | Este estudo trata da relação entre as cinco sonatas para violino e piano de Cláudio Santoro e as fases estilísticas do compositor, com ênfase na parte do violino. A metodologia consistiu em abordar as fases estéticas do compositor, os materiais técnico-violinísticos, bem como a análise dos aspectos formais (de cada movimento) das cinco sonatas. As sonatas foram compostas no período que compreende as fases dodecafônica e a nacionalista (1940-1960). A semelhança significativa entre as sonatas é o neoclassicismo, evidenciada na utilização da forma sonata clássica, com os elementos novos seriais e nacionalistas. Quanto à utilização de idiomas, as sonatas podem ser classificadas em dois grupos: atonais (Sonatas nº 1, 2 e 3) e tonais (Sonatas nº 4 e 5). A pesquisa permitiu sistematizar como as cinco sonatas para violino e piano estão inseridas nas fases estéticas do compositor: as Sonatas nº 1 (1940) e 2 (1941) pertencem ao período do dodecafonismo (1940-1942); a Sonata nº 3 (1947-1948), ao período de transição (1943-1949) e as Sonatas nº 4 (1950) e 5 (1957), ao período do nacionalismo (1950-1960). |
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Andre Cavazotti e SilvaEdson Queiroz de AndradeSandra Loureiro de Freitas ReisMichelle Lauria Silva2019-08-09T17:12:39Z2019-08-09T17:12:39Z2005-04-29http://hdl.handle.net/1843/AAGS-7YMPG3Este estudo trata da relação entre as cinco sonatas para violino e piano de Cláudio Santoro e as fases estilísticas do compositor, com ênfase na parte do violino. A metodologia consistiu em abordar as fases estéticas do compositor, os materiais técnico-violinísticos, bem como a análise dos aspectos formais (de cada movimento) das cinco sonatas. As sonatas foram compostas no período que compreende as fases dodecafônica e a nacionalista (1940-1960). A semelhança significativa entre as sonatas é o neoclassicismo, evidenciada na utilização da forma sonata clássica, com os elementos novos seriais e nacionalistas. Quanto à utilização de idiomas, as sonatas podem ser classificadas em dois grupos: atonais (Sonatas nº 1, 2 e 3) e tonais (Sonatas nº 4 e 5). A pesquisa permitiu sistematizar como as cinco sonatas para violino e piano estão inseridas nas fases estéticas do compositor: as Sonatas nº 1 (1940) e 2 (1941) pertencem ao período do dodecafonismo (1940-1942); a Sonata nº 3 (1947-1948), ao período de transição (1943-1949) e as Sonatas nº 4 (1950) e 5 (1957), ao período do nacionalismo (1950-1960).This work is about the relation between the five sonatas for violin and piano by Cláudio Santoro and his aesthetic periods, emphasizing the violin part. The chosen method was to focus on the aesthetic periods of the composer, on the technical-violinistic materials, and on the analyses of the formal aspects of each movement of each sonata. The sonatas were composed in the dodecaphonic and nationalism periods (1940-1960). The meaningful similarity between the sonatas is neoclassicism, evinced in the use of the classical sonata form, combined with the new serial and nationalist elements. Concerning the idiomatic choices, the sonatas can be divided into two groups: atonal (Sonatas nº 1, 2 e 3) and tonal (Sonatas nº 4 e 5). This research has clearly and systematically shown how the five sonatas fit into the aesthetic periods of the composer: Sonata nº 1 (1940) and Sonata nº 2 (1941) belongs to the dodecaphonic period (1940-1942); Sonata nº 3 (1947-1948) belong to the transition period (1943-1949); Sonata nº 4 (1950) and Sonata nº 5 (1957) belong to the nationalism period (1950-1960).Universidade Federal de Minas GeraisUFMGSonatas (Violino e Piano)Violino e musica para pianonacionalismoatonalneoclassicismosonatasdodecafonismoserialCláudio Santorotonalfases estilísticasviolino e pianoAs sonatas para violino e piano de Cláudio Santoro: aspectos técnico-violinísticos e estilísticosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_em_um_u_nico_arquivo.pdfapplication/pdf739450https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7YMPG3/1/disserta__o_em_um_u_nico_arquivo.pdfc501141fc3898b8972fa781821da6d34MD51TEXTdisserta__o_em_um_u_nico_arquivo.pdf.txtdisserta__o_em_um_u_nico_arquivo.pdf.txtExtracted texttext/plain115190https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7YMPG3/2/disserta__o_em_um_u_nico_arquivo.pdf.txt573b119741fd5e5affa90de6f1f96ed7MD521843/AAGS-7YMPG32019-11-14 10:49:53.87oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-7YMPG3Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:49:53Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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Este estudo trata da relação entre as cinco sonatas para violino e piano de Cláudio Santoro e as fases estilísticas do compositor, com ênfase na parte do violino. A metodologia consistiu em abordar as fases estéticas do compositor, os materiais técnico-violinísticos, bem como a análise dos aspectos formais (de cada movimento) das cinco sonatas. As sonatas foram compostas no período que compreende as fases dodecafônica e a nacionalista (1940-1960). A semelhança significativa entre as sonatas é o neoclassicismo, evidenciada na utilização da forma sonata clássica, com os elementos novos seriais e nacionalistas. Quanto à utilização de idiomas, as sonatas podem ser classificadas em dois grupos: atonais (Sonatas nº 1, 2 e 3) e tonais (Sonatas nº 4 e 5). A pesquisa permitiu sistematizar como as cinco sonatas para violino e piano estão inseridas nas fases estéticas do compositor: as Sonatas nº 1 (1940) e 2 (1941) pertencem ao período do dodecafonismo (1940-1942); a Sonata nº 3 (1947-1948), ao período de transição (1943-1949) e as Sonatas nº 4 (1950) e 5 (1957), ao período do nacionalismo (1950-1960). |
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