O estágio pedagógico de matemática da Universidade do Minho na perspectiva dos seus intervenientes da escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, José António
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Correia, Paulo Ferreira, Alves, Maria Palmira, Forjaz, Maria Antónia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/14674
Resumo: No presente artigo estuda-se o Estágio Pedagógico de Matemática da Universidade do Minho, considerando (1) o processo de supervisão, do ponto de vista dos orientadores das escolas; (2) as práticas pedagógicas dos estagiários, do ponto de vista dos orientadores das escolas e dos alunos; (3) as actividades extra-curriculares e as relações interpessoais desenvolvidas nos núcleos de estágio, do ponto de vista dos orientadores das escolas e dos coordenadores da Secção de Matemática; e (4) as alterações ao estágio pedagógico, do ponto de vista dos orientadores das escolas e dos coordenadores da Secção de Matemática. Os dados do estudo foram recolhidos através de três questionários, um passado aos orientadores de Matemática das escolas, outro aos alunos de turmas em que os estagiários tinham leccionado e o terceiro aos coordenadores das Secções de Matemática das escolas respectivas. Em termos de formato, os questionários incluíam itens fechados (com escalas tipo Likert) e alguns itens abertos. Em termos de resultados, em geral, salienta-se uma opinião favorável da maioria ou da grande maioria dos participantes acerca das três primeiras dimensões do estágio pedagógico que foram estudadas. De entre essas dimensões, observou-se uma opinião mais favorável na dimensão “actividades extra-curriculares e relações interpessoais desenvolvidas pelo núcleo de estágio”. No caso das alterações ao estágio pedagógico, verificaram-se, em geral, opiniões negativas, que se agravam com as alterações introduzidas pelo processo de Bolonha.
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