O estágio pedagógico de matemática da Universidade do Minho na perspectiva dos seus intervenientes da escola
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/14674 |
Resumo: | No presente artigo estuda-se o Estágio Pedagógico de Matemática da Universidade do Minho, considerando (1) o processo de supervisão, do ponto de vista dos orientadores das escolas; (2) as práticas pedagógicas dos estagiários, do ponto de vista dos orientadores das escolas e dos alunos; (3) as actividades extra-curriculares e as relações interpessoais desenvolvidas nos núcleos de estágio, do ponto de vista dos orientadores das escolas e dos coordenadores da Secção de Matemática; e (4) as alterações ao estágio pedagógico, do ponto de vista dos orientadores das escolas e dos coordenadores da Secção de Matemática. Os dados do estudo foram recolhidos através de três questionários, um passado aos orientadores de Matemática das escolas, outro aos alunos de turmas em que os estagiários tinham leccionado e o terceiro aos coordenadores das Secções de Matemática das escolas respectivas. Em termos de formato, os questionários incluíam itens fechados (com escalas tipo Likert) e alguns itens abertos. Em termos de resultados, em geral, salienta-se uma opinião favorável da maioria ou da grande maioria dos participantes acerca das três primeiras dimensões do estágio pedagógico que foram estudadas. De entre essas dimensões, observou-se uma opinião mais favorável na dimensão “actividades extra-curriculares e relações interpessoais desenvolvidas pelo núcleo de estágio”. No caso das alterações ao estágio pedagógico, verificaram-se, em geral, opiniões negativas, que se agravam com as alterações introduzidas pelo processo de Bolonha. |
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O estágio pedagógico de matemática da Universidade do Minho na perspectiva dos seus intervenientes da escolaPercepções de orientadores de escolaAlunos e coordenadores de secção de matemáticaEstágio pedagógico de matemáticaUniversidade do MinhoPerceptions of school mentorsStudents and coordinators of mathematics sectionPre-service teacher training of mathematicsUniversity of MinhoNo presente artigo estuda-se o Estágio Pedagógico de Matemática da Universidade do Minho, considerando (1) o processo de supervisão, do ponto de vista dos orientadores das escolas; (2) as práticas pedagógicas dos estagiários, do ponto de vista dos orientadores das escolas e dos alunos; (3) as actividades extra-curriculares e as relações interpessoais desenvolvidas nos núcleos de estágio, do ponto de vista dos orientadores das escolas e dos coordenadores da Secção de Matemática; e (4) as alterações ao estágio pedagógico, do ponto de vista dos orientadores das escolas e dos coordenadores da Secção de Matemática. Os dados do estudo foram recolhidos através de três questionários, um passado aos orientadores de Matemática das escolas, outro aos alunos de turmas em que os estagiários tinham leccionado e o terceiro aos coordenadores das Secções de Matemática das escolas respectivas. Em termos de formato, os questionários incluíam itens fechados (com escalas tipo Likert) e alguns itens abertos. Em termos de resultados, em geral, salienta-se uma opinião favorável da maioria ou da grande maioria dos participantes acerca das três primeiras dimensões do estágio pedagógico que foram estudadas. De entre essas dimensões, observou-se uma opinião mais favorável na dimensão “actividades extra-curriculares e relações interpessoais desenvolvidas pelo núcleo de estágio”. No caso das alterações ao estágio pedagógico, verificaram-se, em geral, opiniões negativas, que se agravam com as alterações introduzidas pelo processo de Bolonha.In this paper we study the Pre-Service Teacher Training of Mathematics, in the University of Minho, considering (1) the supervisory process, in terms of the school mentors; (2) the teaching practices of the trainees, in terms both of school mentors and students; (3) the extra-curricular activities and interpersonal relationships developed by the trainees groups, in terms both of schools mentors and coordinators of the Mathematics Section, as well as and (4) the changes to the pre-service teaching practice, in terms both of school mentors and coordinators of the Mathematics Section. Data were collected through three questionnaires, one near the mentors of mathematics in schools, another near the students from the classes in which the trainees were taught and the third one near the coordinators of the Mathematics sections. In terms of format, the questionnaire included closed items (with Likert scales) and some open items. In terms of results, in general it should be a favorable opinion of the majority or the vast majority of participants on the first three dimensions of pre-service teaching practice that have been studied. Among these dimensions, there was a more positive opinion concerning the "extra-curricular activities and interpersonal relationships developed by the core stage." dimension. In what concerns the changes to the teaching practice, there are generally negative opinions, which made worse by the changes introduced by the Bologna process.Associação Portuguesa de Estudos Curriculares (APECB)Universidade do MinhoFernandes, José AntónioCorreia, Paulo FerreiraAlves, Maria PalmiraForjaz, Maria Antónia20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/14674por1645-751Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:56:09Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/14674Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:45:46.516150Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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No presente artigo estuda-se o Estágio Pedagógico de Matemática da Universidade do Minho, considerando (1) o processo de supervisão, do ponto de vista dos orientadores das escolas; (2) as práticas pedagógicas dos estagiários, do ponto de vista dos orientadores das escolas e dos alunos; (3) as actividades extra-curriculares e as relações interpessoais desenvolvidas nos núcleos de estágio, do ponto de vista dos orientadores das escolas e dos coordenadores da Secção de Matemática; e (4) as alterações ao estágio pedagógico, do ponto de vista dos orientadores das escolas e dos coordenadores da Secção de Matemática. Os dados do estudo foram recolhidos através de três questionários, um passado aos orientadores de Matemática das escolas, outro aos alunos de turmas em que os estagiários tinham leccionado e o terceiro aos coordenadores das Secções de Matemática das escolas respectivas. Em termos de formato, os questionários incluíam itens fechados (com escalas tipo Likert) e alguns itens abertos. Em termos de resultados, em geral, salienta-se uma opinião favorável da maioria ou da grande maioria dos participantes acerca das três primeiras dimensões do estágio pedagógico que foram estudadas. De entre essas dimensões, observou-se uma opinião mais favorável na dimensão “actividades extra-curriculares e relações interpessoais desenvolvidas pelo núcleo de estágio”. No caso das alterações ao estágio pedagógico, verificaram-se, em geral, opiniões negativas, que se agravam com as alterações introduzidas pelo processo de Bolonha. |
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