Sinais de interculturalidade na expansão portuguesa: proposta pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, João Pedro Brandão da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2475
Resumo: A Interculturalidade é um tema pertinente, em que verificamos na atualidade um choque cultural bastante grande entre questões civilizacionais que tem dominado o debate público. Assim sendo é crucial abordar este tema com os mais novos, numa perspetiva de formar os alunos como cidadãos do Mundo contemporâneo e decisores do amanhã. E como o tema deste trabalho é “Sinais de interculturalidade na Expansão Portuguesa”, pretende-se que os alunos desenvolvam o seu conhecimento sobre a interação que ocorreu nos séculos XV e XVI, entre o povo português e os povos colonizados, e transportem o conhecimento dessa interação cultural para atualidade e consigam identificar os vestígios dessa interação, desenvolvendo empatia e respeito pelos mesmos Com base nos pressupostos anteriores, desenvolveu-se uma proposta pedagógica, no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), em que se apresenta uma proposta de trabalho, para alunos do 5º ano de escolaridade. Esta proposta pedagógica, baseia-se em três questões problemas: (Q.1) Como abordar o tema da interculturalidade, numa perspetiva didático-pedagógica? (Q.2) Qual a importância da formação do aluno enquanto Cidadão do Mundo? (Q.3) Quais as ferramentas didáticas capazes de dinamizar e impulsionar esta aprendizagem? Na construção desta proposta pedagógica, utilizou-se uma metodologia qualitativa, com um caráter construtivista e de desenvolvimento da educação histórica. Avaliação da atividade e os resultados por ela desenvolvidos são apresentados em trabalhos a desenvolver pelos alunos. De referir, que esta proposta pedagógica não foi possível implementar em contexto educativo, visto que surgiu a Pandemia Mundial da Covid-19 e impossibilitou que esta atividade fosse realizada em contexto educativo.
id RCAP_7d2aa597130ce368c5b7f4a0d1fcd923
oai_identifier_str oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2475
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Sinais de interculturalidade na expansão portuguesa: proposta pedagógicaInterculturalidadeEducação históricaEducação para a cidadania globalExpansão marítima portuguesaInterculturalityHistorical educationEducation for global citizenshipPortuguese expansionA Interculturalidade é um tema pertinente, em que verificamos na atualidade um choque cultural bastante grande entre questões civilizacionais que tem dominado o debate público. Assim sendo é crucial abordar este tema com os mais novos, numa perspetiva de formar os alunos como cidadãos do Mundo contemporâneo e decisores do amanhã. E como o tema deste trabalho é “Sinais de interculturalidade na Expansão Portuguesa”, pretende-se que os alunos desenvolvam o seu conhecimento sobre a interação que ocorreu nos séculos XV e XVI, entre o povo português e os povos colonizados, e transportem o conhecimento dessa interação cultural para atualidade e consigam identificar os vestígios dessa interação, desenvolvendo empatia e respeito pelos mesmos Com base nos pressupostos anteriores, desenvolveu-se uma proposta pedagógica, no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), em que se apresenta uma proposta de trabalho, para alunos do 5º ano de escolaridade. Esta proposta pedagógica, baseia-se em três questões problemas: (Q.1) Como abordar o tema da interculturalidade, numa perspetiva didático-pedagógica? (Q.2) Qual a importância da formação do aluno enquanto Cidadão do Mundo? (Q.3) Quais as ferramentas didáticas capazes de dinamizar e impulsionar esta aprendizagem? Na construção desta proposta pedagógica, utilizou-se uma metodologia qualitativa, com um caráter construtivista e de desenvolvimento da educação histórica. Avaliação da atividade e os resultados por ela desenvolvidos são apresentados em trabalhos a desenvolver pelos alunos. De referir, que esta proposta pedagógica não foi possível implementar em contexto educativo, visto que surgiu a Pandemia Mundial da Covid-19 e impossibilitou que esta atividade fosse realizada em contexto educativo.Interculturality is a pertinent theme, in which we see today a very large cultural clash between civilizational issues that has dominated the public debate. Therefore, it is crucial to approach this topic with the youngest, with a view to training students as citizens of the contemporary world and decision makers of tomorrow. And as the theme of this work is “Signs of interculturality in the Portuguese Expansion”, it is intended that students develop their knowledge about the interaction that occurred in the 15th and 16th centuries, between the Portuguese people and the colonized peoples, and carry the knowledge of this cultural interaction to the present day and manage to identify the traces of this interaction, developing empathy and respect for them. Based on the previous assumptions, a pedagogical proposal was developed, within the scope of the Supervised Teaching Practice Course (PES), in which a work proposal is presented, for students in the 5th year of schooling. This pedagogical proposal is based on three issues: (Q.1) How to approach the theme of interculturality, in a didactic-pedagogical perspective? (Q.2) What is the importance of the student's education as a Citizen of the World? (Q.3) What didactic tools are able to stimulate and boost this learning? In the construction of this pedagogical proposal, a qualitative methodology was used, with a constructivist character and the development of historical education. Evaluation of the activity and the results developed by it are presented in works to be developed by the students. It should be noted that this pedagogical proposal was not possible to implement in an educational context, since the World Pandemic of Covid-19 emerged and made it impossible for this activity to be carried out in an educational context.2021-01-13T10:08:42Z2020-12-21T00:00:00Z2020-12-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2475TID:202576566porSilva, João Pedro Brandão dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:43:07Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2475Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:33.332404Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Sinais de interculturalidade na expansão portuguesa: proposta pedagógica
title Sinais de interculturalidade na expansão portuguesa: proposta pedagógica
spellingShingle Sinais de interculturalidade na expansão portuguesa: proposta pedagógica
Silva, João Pedro Brandão da
Interculturalidade
Educação histórica
Educação para a cidadania global
Expansão marítima portuguesa
Interculturality
Historical education
Education for global citizenship
Portuguese expansion
title_short Sinais de interculturalidade na expansão portuguesa: proposta pedagógica
title_full Sinais de interculturalidade na expansão portuguesa: proposta pedagógica
title_fullStr Sinais de interculturalidade na expansão portuguesa: proposta pedagógica
title_full_unstemmed Sinais de interculturalidade na expansão portuguesa: proposta pedagógica
title_sort Sinais de interculturalidade na expansão portuguesa: proposta pedagógica
author Silva, João Pedro Brandão da
author_facet Silva, João Pedro Brandão da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, João Pedro Brandão da
dc.subject.por.fl_str_mv Interculturalidade
Educação histórica
Educação para a cidadania global
Expansão marítima portuguesa
Interculturality
Historical education
Education for global citizenship
Portuguese expansion
topic Interculturalidade
Educação histórica
Educação para a cidadania global
Expansão marítima portuguesa
Interculturality
Historical education
Education for global citizenship
Portuguese expansion
description A Interculturalidade é um tema pertinente, em que verificamos na atualidade um choque cultural bastante grande entre questões civilizacionais que tem dominado o debate público. Assim sendo é crucial abordar este tema com os mais novos, numa perspetiva de formar os alunos como cidadãos do Mundo contemporâneo e decisores do amanhã. E como o tema deste trabalho é “Sinais de interculturalidade na Expansão Portuguesa”, pretende-se que os alunos desenvolvam o seu conhecimento sobre a interação que ocorreu nos séculos XV e XVI, entre o povo português e os povos colonizados, e transportem o conhecimento dessa interação cultural para atualidade e consigam identificar os vestígios dessa interação, desenvolvendo empatia e respeito pelos mesmos Com base nos pressupostos anteriores, desenvolveu-se uma proposta pedagógica, no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), em que se apresenta uma proposta de trabalho, para alunos do 5º ano de escolaridade. Esta proposta pedagógica, baseia-se em três questões problemas: (Q.1) Como abordar o tema da interculturalidade, numa perspetiva didático-pedagógica? (Q.2) Qual a importância da formação do aluno enquanto Cidadão do Mundo? (Q.3) Quais as ferramentas didáticas capazes de dinamizar e impulsionar esta aprendizagem? Na construção desta proposta pedagógica, utilizou-se uma metodologia qualitativa, com um caráter construtivista e de desenvolvimento da educação histórica. Avaliação da atividade e os resultados por ela desenvolvidos são apresentados em trabalhos a desenvolver pelos alunos. De referir, que esta proposta pedagógica não foi possível implementar em contexto educativo, visto que surgiu a Pandemia Mundial da Covid-19 e impossibilitou que esta atividade fosse realizada em contexto educativo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-21T00:00:00Z
2020-12-21
2021-01-13T10:08:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11960/2475
TID:202576566
url http://hdl.handle.net/20.500.11960/2475
identifier_str_mv TID:202576566
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131530864361472