Da consciência crítica intercultural è educação para a cidadania global

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sequeira, Rosa Maria
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/7892
Resumo: A leitura literária pode melhor desenvolver a empatia pelo Outro, a simpatia inclusiva e a consciência crítica intercultural, traços que os modelos de competência intercultural mencionam. No entanto, a literatura não é geralmente mencionada nestes modelos que também ignoram a aprendizagem de línguas estrangeiras. Este artigo discute o importante papel da literatura e da aprendizagem de línguas quer para comunicação intercultural quer para uma educação para a cidadania global essenciais na promoção da paz. Com uma pedagogia adequada, a literatura na aprendizagem de línguas pode melhor contribuir para a formação do falante intercultural, desenvolver a consciência crítica intercultural, a capacidade de diálogo e de lidar com situações delicadas sem julgamentos e medos.
id RCAP_15d7a8d40e60614430c8e64c16305422
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/7892
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Da consciência crítica intercultural è educação para a cidadania globalCidadania globalLiteraturaDiálogo interculturalConsciência críticaGlobal citizenship educationCritical awarenessIntercultural dialogueA leitura literária pode melhor desenvolver a empatia pelo Outro, a simpatia inclusiva e a consciência crítica intercultural, traços que os modelos de competência intercultural mencionam. No entanto, a literatura não é geralmente mencionada nestes modelos que também ignoram a aprendizagem de línguas estrangeiras. Este artigo discute o importante papel da literatura e da aprendizagem de línguas quer para comunicação intercultural quer para uma educação para a cidadania global essenciais na promoção da paz. Com uma pedagogia adequada, a literatura na aprendizagem de línguas pode melhor contribuir para a formação do falante intercultural, desenvolver a consciência crítica intercultural, a capacidade de diálogo e de lidar com situações delicadas sem julgamentos e medos.Literary reading can better develop empathy towards the Other, an inclusive sympathy and critical intercultural awareness, features that belong to the most models of intercultural competence. Yet literature is absent from these models which also pay little attention to foreign language learning. This article discusses the important role of literature either for intercultural communication either for global citizenship education, that play an important role for the peace in the world. With suitable pedagogical approaches, literature in language learning can better contribute for the formation of the intercultural speaker and develop critical awareness, the capacity to reason well and handle delicate situations carefully without fear and judgment.REDIPERepositório AbertoSequeira, Rosa Maria2019-01-29T16:07:17Z2018-07-012018-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/7892porSequeira, Rosa Maria - Da consciência crítica intercultural à educação para a cidadania global. "Revista Boletín Redipe" [Em linha]. ISSN 2256-1536. Vol. 7, nº 7 (jul. 2018), p. 129-1362256-1536info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:28:30Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/7892Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:48:03.572783Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Da consciência crítica intercultural è educação para a cidadania global
title Da consciência crítica intercultural è educação para a cidadania global
spellingShingle Da consciência crítica intercultural è educação para a cidadania global
Sequeira, Rosa Maria
Cidadania global
Literatura
Diálogo intercultural
Consciência crítica
Global citizenship education
Critical awareness
Intercultural dialogue
title_short Da consciência crítica intercultural è educação para a cidadania global
title_full Da consciência crítica intercultural è educação para a cidadania global
title_fullStr Da consciência crítica intercultural è educação para a cidadania global
title_full_unstemmed Da consciência crítica intercultural è educação para a cidadania global
title_sort Da consciência crítica intercultural è educação para a cidadania global
author Sequeira, Rosa Maria
author_facet Sequeira, Rosa Maria
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Sequeira, Rosa Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Cidadania global
Literatura
Diálogo intercultural
Consciência crítica
Global citizenship education
Critical awareness
Intercultural dialogue
topic Cidadania global
Literatura
Diálogo intercultural
Consciência crítica
Global citizenship education
Critical awareness
Intercultural dialogue
description A leitura literária pode melhor desenvolver a empatia pelo Outro, a simpatia inclusiva e a consciência crítica intercultural, traços que os modelos de competência intercultural mencionam. No entanto, a literatura não é geralmente mencionada nestes modelos que também ignoram a aprendizagem de línguas estrangeiras. Este artigo discute o importante papel da literatura e da aprendizagem de línguas quer para comunicação intercultural quer para uma educação para a cidadania global essenciais na promoção da paz. Com uma pedagogia adequada, a literatura na aprendizagem de línguas pode melhor contribuir para a formação do falante intercultural, desenvolver a consciência crítica intercultural, a capacidade de diálogo e de lidar com situações delicadas sem julgamentos e medos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-01
2018-07-01T00:00:00Z
2019-01-29T16:07:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/7892
url http://hdl.handle.net/10400.2/7892
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Sequeira, Rosa Maria - Da consciência crítica intercultural à educação para a cidadania global. "Revista Boletín Redipe" [Em linha]. ISSN 2256-1536. Vol. 7, nº 7 (jul. 2018), p. 129-136
2256-1536
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv REDIPE
publisher.none.fl_str_mv REDIPE
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135059388661760