Sensibilidade pianística e um piano sensível: interdependências na performance da música de Chopi

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Jorge Filipe Branco
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/19164
Resumo: Esta investigação foca-se no estudo da performance da música de Chopin. O modelo teórico utilizado foi uma afirmação de H. Neuhaus onde defende que uma performance musical se deve fundamentar no equilíbrio do manuseio de três elementos: uma obra musical, um intérprete e um instrumento. Partindo deste modelo, são investigadas as interdependências entre estes três elementos utilizando a sensibilidade como ponto agregador. No estudo da obra são procurados caminhos que através da consulta bibliográfica, retratam as complexidades psicológicas do compositor que levaram à escrita duma obra tão original. No estudo do intérprete, é procurada uma particularidade no desempenho pessoal do executante numa música tão tocada assim como é salientada a necessidade de liberdade de opções performativas. Sobre o instrumento, é oferecida uma especial atenção ao trabalho de equipa entre pianista e técnico na preparação do piano e sua otimização para esta música. Neste ponto, é destacado o voicing do piano como uma componente de importância significativa na preparação do instrumento que possibilita a materialização sonora das ideias musicais do pianista. Assim, esta investigação tenta estimular no pianista enquanto performer, a capacidade de sentir e de se adaptar constantemente às diferentes circunstâncias tanto do texto musical como da sonoridade instrumental.
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