Sensibilidade pianística e um piano sensível: interdependências na performance da música de Chopi
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/19164 |
Resumo: | Esta investigação foca-se no estudo da performance da música de Chopin. O modelo teórico utilizado foi uma afirmação de H. Neuhaus onde defende que uma performance musical se deve fundamentar no equilíbrio do manuseio de três elementos: uma obra musical, um intérprete e um instrumento. Partindo deste modelo, são investigadas as interdependências entre estes três elementos utilizando a sensibilidade como ponto agregador. No estudo da obra são procurados caminhos que através da consulta bibliográfica, retratam as complexidades psicológicas do compositor que levaram à escrita duma obra tão original. No estudo do intérprete, é procurada uma particularidade no desempenho pessoal do executante numa música tão tocada assim como é salientada a necessidade de liberdade de opções performativas. Sobre o instrumento, é oferecida uma especial atenção ao trabalho de equipa entre pianista e técnico na preparação do piano e sua otimização para esta música. Neste ponto, é destacado o voicing do piano como uma componente de importância significativa na preparação do instrumento que possibilita a materialização sonora das ideias musicais do pianista. Assim, esta investigação tenta estimular no pianista enquanto performer, a capacidade de sentir e de se adaptar constantemente às diferentes circunstâncias tanto do texto musical como da sonoridade instrumental. |
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Sensibilidade pianística e um piano sensível: interdependências na performance da música de ChopiPiano - Interpretação musicalChopin, Frédéric, 1810-1849Esta investigação foca-se no estudo da performance da música de Chopin. O modelo teórico utilizado foi uma afirmação de H. Neuhaus onde defende que uma performance musical se deve fundamentar no equilíbrio do manuseio de três elementos: uma obra musical, um intérprete e um instrumento. Partindo deste modelo, são investigadas as interdependências entre estes três elementos utilizando a sensibilidade como ponto agregador. No estudo da obra são procurados caminhos que através da consulta bibliográfica, retratam as complexidades psicológicas do compositor que levaram à escrita duma obra tão original. No estudo do intérprete, é procurada uma particularidade no desempenho pessoal do executante numa música tão tocada assim como é salientada a necessidade de liberdade de opções performativas. Sobre o instrumento, é oferecida uma especial atenção ao trabalho de equipa entre pianista e técnico na preparação do piano e sua otimização para esta música. Neste ponto, é destacado o voicing do piano como uma componente de importância significativa na preparação do instrumento que possibilita a materialização sonora das ideias musicais do pianista. Assim, esta investigação tenta estimular no pianista enquanto performer, a capacidade de sentir e de se adaptar constantemente às diferentes circunstâncias tanto do texto musical como da sonoridade instrumental.This research focuses on the performance of Chopin’s music. The theoretical model was an expression of H. Neuhaus, where he declares that musical performance should be based on the balance of the management of 3 elements: a musical work, a performer and an instrument. From this basis, the connections between those three elements are researched using the sensibility as a common point. In the study of the work, through the bibliography, ways of understanding the psychological complexity which led to the writing of such original music are researched. In the study of the performer, it is examined an individuality in the personal performance of the player in a music which is much played, as well as it is noticed the need of freedom of performance options. About the instrument, special attention is given to the team work between the pianist and the piano technician in the preparation of the piano and its optimization for this music. In this point, the voicing of the piano is highlighted as a component of significant importance in the preparation of the instrument, which allows the materialization in sound of the pianist’s ideas. Therefore, this investigation tries to stimulate the pianist as a performer in their capacity of feeling and constant adjustment to the different circumstances of musical text and instrumental sonority.Universidade de Aveiro2017-12-07T14:38:23Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/19164TID:201942160porGonçalves, Jorge Filipe Brancoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:37:08Zoai:ria.ua.pt:10773/19164Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:53:57.144699Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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