Aquisição e aprendizagem da referência nominal no contexto do português língua não materna na Guiné-Bissau

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Susana Paula Bernardino da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/2618
Resumo: Dissertação de Mestrado em Português Língua Não-Materna apresentada à Universidade Aberta
id RCAP_7d3ca55436b94452d9d7822bae2d7578
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/2618
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aquisição e aprendizagem da referência nominal no contexto do português língua não materna na Guiné-BissauEnsino de línguasLíngua portuguesaPortuguês língua não maternaAquisição da linguagemAprendizagem de línguasGuiné BissauNon-Maternal Portuguese Language (NMPL)Guinea-BissauAcquisition and learning of nominal referenceDissertação de Mestrado em Português Língua Não-Materna apresentada à Universidade AbertaA presente investigação tem por base o estudo de um corpus linguístico – constituído por narrativas escritas por falantes de Língua Portuguesa (LP) da e na Guiné-Bissau –, no qual observamos variações quanto à referência nominal dos protagonistas, comparativamente ao Português Europeu (PE), verificando-se designadamente: a) a referência zero e a generalização dos artigos definidos; b) a ausência de artigos indefinidos e/ou a substituição do artigo indefinido pelo artigo definido. Concluímos que, se estas particularidades podem ser explicáveis como uma fase inerente ao processo de aquisição e aprendizagem de uma língua, são também explicáveis como um fenómeno inerente a uma variedade, em formação, do Português da Guiné-Bissau (PGB), à semelhança do que já foi verificado noutras variedades africanas da LP, como o Português de Moçambique (PM). A afirmação de variedades de uma língua, designadamente de um PGB, constitui, todavia, um dilema para muitos educadores e investigadores. Pois, para além de predominar um forte prestígio associado à variedade europeia do Português, há também um certo pragmatismo a justificar a inoperância face à inexistência de gramáticas de uma variedade do PGB. Neste sentido, propusemo-nos estudar um corpus linguístico do Português Língua Não Materna (PLNM) da Guiné-Bissau, integrando, conjuntamente, uma abordagem teórica e metodológica sobre o desenvolvimento da linguagem e aquisição/ aprendizagem de uma língua (ADL). Finalmente, refira-se também a aplicação de um questionário sociolinguístico, desenvolvido por nós, com vista à caracterização sociolinguística dos nossos informantes. A par da diversidade inerente à Língua Portuguesa na Guiné-Bissau, coloca-se, ainda, a questão da pluralidade linguística deste contexto, o que complexifica o cenário de opções, por exemplo, quanto a políticas de língua ou metodologias de ensino.This research is based on the study of a linguistic corpus - consisting in narratives written by speakers of Portuguese Language (LP) from Guinea-Bissau – in which we observed variations in the nominal reference, compared to European Portuguese (EP), such as: a) the absence and the generalization of definite articles, b) the absence of indefinite articles and/or replacement of the indefinite article by the definite article. We conclude that if these features can be explained as an inherent phase in the process of acquiring and learning a language, they are also explained as an inherent phenomenon to a variation, in training, of the Portuguese in Guinea-Bissau (PGB), similar to that’s already been verified in other African variants of LP, as the Portuguese of Mozambique (PM). The assertion of language variants, namely PGB, however, represents a dilemma for many educators and researchers. For, in addition to overpower a strong prestige attached to the European Portuguese, there is also a certain pragmatism to justify inaction in the absence of a variant grammars PGB. In this sense, we decided to study a language corpus of Non-Maternal Portuguese Language (NMPL) of Guinea-Bissau, integrating along with a theoretical and methodological approach on language development and acquisition/ learning a language (ADL). Finally, also note the application of a sociolinguistic questionnaire, developed by us, for the sociolinguistic characterization of our informants. Along with the diversity inherent to the Portuguese in Guinea-Bissau, there is also the issue of multilingualism in this context, which complicates the scenario of options, for example, concerning the policy language or teaching methodologies.Batoréo, HannaRepositório AbertoFonseca, Susana Paula Bernardino da2013-10-03T09:26:17Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/2618porFonseca, Susana Paula Bernardino da - Aquisição e aprendizagem da referência nominal no contexto do português língua não materna na Guiné-Bissau [Em linha]. Lisboa : [s.n.], 2012. 160 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:16:19Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/2618Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:44:04.223226Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aquisição e aprendizagem da referência nominal no contexto do português língua não materna na Guiné-Bissau
title Aquisição e aprendizagem da referência nominal no contexto do português língua não materna na Guiné-Bissau
spellingShingle Aquisição e aprendizagem da referência nominal no contexto do português língua não materna na Guiné-Bissau
Fonseca, Susana Paula Bernardino da
Ensino de línguas
Língua portuguesa
Português língua não materna
Aquisição da linguagem
Aprendizagem de línguas
Guiné Bissau
Non-Maternal Portuguese Language (NMPL)
Guinea-Bissau
Acquisition and learning of nominal reference
title_short Aquisição e aprendizagem da referência nominal no contexto do português língua não materna na Guiné-Bissau
title_full Aquisição e aprendizagem da referência nominal no contexto do português língua não materna na Guiné-Bissau
title_fullStr Aquisição e aprendizagem da referência nominal no contexto do português língua não materna na Guiné-Bissau
title_full_unstemmed Aquisição e aprendizagem da referência nominal no contexto do português língua não materna na Guiné-Bissau
title_sort Aquisição e aprendizagem da referência nominal no contexto do português língua não materna na Guiné-Bissau
author Fonseca, Susana Paula Bernardino da
author_facet Fonseca, Susana Paula Bernardino da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Batoréo, Hanna
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Susana Paula Bernardino da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de línguas
Língua portuguesa
Português língua não materna
Aquisição da linguagem
Aprendizagem de línguas
Guiné Bissau
Non-Maternal Portuguese Language (NMPL)
Guinea-Bissau
Acquisition and learning of nominal reference
topic Ensino de línguas
Língua portuguesa
Português língua não materna
Aquisição da linguagem
Aprendizagem de línguas
Guiné Bissau
Non-Maternal Portuguese Language (NMPL)
Guinea-Bissau
Acquisition and learning of nominal reference
description Dissertação de Mestrado em Português Língua Não-Materna apresentada à Universidade Aberta
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2013-10-03T09:26:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/2618
url http://hdl.handle.net/10400.2/2618
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Fonseca, Susana Paula Bernardino da - Aquisição e aprendizagem da referência nominal no contexto do português língua não materna na Guiné-Bissau [Em linha]. Lisboa : [s.n.], 2012. 160 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817550952805171200