A proteção e (re) educação da criança portuguesa errante e em conflito social na história da educação social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/3154 |
Resumo: | Este estudo insere-se na história social da criança portuguesa errante e em conflito social. Utilizaremos uma metodologia hermenêutica de análise e histórico-descritivo, no âmbito da representação social da infância que se construíram e reconstruiram no contexto da história da educação social. Temos como objetivos: compreender as perceções feitas, pelas fontes e documentos, à volta da infância errante e em conflito social (séc. XIX-XX); conhecer a perceção e práticas da infância abandonada e errante através dos modelos do sistema jurídico; compreender o contexto histórico social da perceção dos adultos e da sociedade em relação a essa infância. |
id |
RCAP_7d4e7d7804e40e7a0e122136d15e323b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/3154 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A proteção e (re) educação da criança portuguesa errante e em conflito social na história da educação socialProtection and (re) education of children wandering in social conflict and portuguese in the history of social educationModelos de proteçãoCriança erranteReeducaçãoModels of protectionWandering childReeducationEste estudo insere-se na história social da criança portuguesa errante e em conflito social. Utilizaremos uma metodologia hermenêutica de análise e histórico-descritivo, no âmbito da representação social da infância que se construíram e reconstruiram no contexto da história da educação social. Temos como objetivos: compreender as perceções feitas, pelas fontes e documentos, à volta da infância errante e em conflito social (séc. XIX-XX); conhecer a perceção e práticas da infância abandonada e errante através dos modelos do sistema jurídico; compreender o contexto histórico social da perceção dos adultos e da sociedade em relação a essa infância.Abstract: The study in social history of Portuguese child wandering and in social conflict. We use a methodology of analysis and historical hermeneutics-descriptive, within the framework of the social representation of childhood that built and rebuilt in the context of the history of social education. We have as objectives: understanding the perceptions made by the sources and documents, around childhood wandering and social conflict (21st century. XIX-XX); meet the lack and practices of childhood abandoned and wandering through the legal system models; understand the historical context of the lack of adults and society in relation to this childhood.Revista Querubim DigitalRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoMartins, Ernesto Candeias2015-12-18T11:54:39Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/3154porMARTINS, Ernesto (2015) - A proteção e (re) educação da criança portuguesa errante e em conflito social na história da educação social. Revista Querubim. ISSN 1809-3264. Ano 11, n.º 27, vol. 2, p. 28-146.1809-3264info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:41:33Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/3154Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:34:19.750771Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A proteção e (re) educação da criança portuguesa errante e em conflito social na história da educação social Protection and (re) education of children wandering in social conflict and portuguese in the history of social education |
title |
A proteção e (re) educação da criança portuguesa errante e em conflito social na história da educação social |
spellingShingle |
A proteção e (re) educação da criança portuguesa errante e em conflito social na história da educação social Martins, Ernesto Candeias Modelos de proteção Criança errante Reeducação Models of protection Wandering child Reeducation |
title_short |
A proteção e (re) educação da criança portuguesa errante e em conflito social na história da educação social |
title_full |
A proteção e (re) educação da criança portuguesa errante e em conflito social na história da educação social |
title_fullStr |
A proteção e (re) educação da criança portuguesa errante e em conflito social na história da educação social |
title_full_unstemmed |
A proteção e (re) educação da criança portuguesa errante e em conflito social na história da educação social |
title_sort |
A proteção e (re) educação da criança portuguesa errante e em conflito social na história da educação social |
author |
Martins, Ernesto Candeias |
author_facet |
Martins, Ernesto Candeias |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Ernesto Candeias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Modelos de proteção Criança errante Reeducação Models of protection Wandering child Reeducation |
topic |
Modelos de proteção Criança errante Reeducação Models of protection Wandering child Reeducation |
description |
Este estudo insere-se na história social da criança portuguesa errante e em conflito social. Utilizaremos uma metodologia hermenêutica de análise e histórico-descritivo, no âmbito da representação social da infância que se construíram e reconstruiram no contexto da história da educação social. Temos como objetivos: compreender as perceções feitas, pelas fontes e documentos, à volta da infância errante e em conflito social (séc. XIX-XX); conhecer a perceção e práticas da infância abandonada e errante através dos modelos do sistema jurídico; compreender o contexto histórico social da perceção dos adultos e da sociedade em relação a essa infância. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-18T11:54:39Z 2015 2015-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/3154 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/3154 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
MARTINS, Ernesto (2015) - A proteção e (re) educação da criança portuguesa errante e em conflito social na história da educação social. Revista Querubim. ISSN 1809-3264. Ano 11, n.º 27, vol. 2, p. 28-146. 1809-3264 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Querubim Digital |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Querubim Digital |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130805003354112 |