A proteção e (re) educação da criança portuguesa errante e em conflito social na história da educação social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Ernesto Candeias
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/3154
Resumo: Este estudo insere-se na história social da criança portuguesa errante e em conflito social. Utilizaremos uma metodologia hermenêutica de análise e histórico-descritivo, no âmbito da representação social da infância que se construíram e reconstruiram no contexto da história da educação social. Temos como objetivos: compreender as perceções feitas, pelas fontes e documentos, à volta da infância errante e em conflito social (séc. XIX-XX); conhecer a perceção e práticas da infância abandonada e errante através dos modelos do sistema jurídico; compreender o contexto histórico social da perceção dos adultos e da sociedade em relação a essa infância.
id RCAP_7d4e7d7804e40e7a0e122136d15e323b
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/3154
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A proteção e (re) educação da criança portuguesa errante e em conflito social na história da educação socialProtection and (re) education of children wandering in social conflict and portuguese in the history of social educationModelos de proteçãoCriança erranteReeducaçãoModels of protectionWandering childReeducationEste estudo insere-se na história social da criança portuguesa errante e em conflito social. Utilizaremos uma metodologia hermenêutica de análise e histórico-descritivo, no âmbito da representação social da infância que se construíram e reconstruiram no contexto da história da educação social. Temos como objetivos: compreender as perceções feitas, pelas fontes e documentos, à volta da infância errante e em conflito social (séc. XIX-XX); conhecer a perceção e práticas da infância abandonada e errante através dos modelos do sistema jurídico; compreender o contexto histórico social da perceção dos adultos e da sociedade em relação a essa infância.Abstract: The study in social history of Portuguese child wandering and in social conflict. We use a methodology of analysis and historical hermeneutics-descriptive, within the framework of the social representation of childhood that built and rebuilt in the context of the history of social education. We have as objectives: understanding the perceptions made by the sources and documents, around childhood wandering and social conflict (21st century. XIX-XX); meet the lack and practices of childhood abandoned and wandering through the legal system models; understand the historical context of the lack of adults and society in relation to this childhood.Revista Querubim DigitalRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoMartins, Ernesto Candeias2015-12-18T11:54:39Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/3154porMARTINS, Ernesto (2015) - A proteção e (re) educação da criança portuguesa errante e em conflito social na história da educação social. Revista Querubim. ISSN 1809-3264. Ano 11, n.º 27, vol. 2, p. 28-146.1809-3264info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:41:33Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/3154Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:34:19.750771Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A proteção e (re) educação da criança portuguesa errante e em conflito social na história da educação social
Protection and (re) education of children wandering in social conflict and portuguese in the history of social education
title A proteção e (re) educação da criança portuguesa errante e em conflito social na história da educação social
spellingShingle A proteção e (re) educação da criança portuguesa errante e em conflito social na história da educação social
Martins, Ernesto Candeias
Modelos de proteção
Criança errante
Reeducação
Models of protection
Wandering child
Reeducation
title_short A proteção e (re) educação da criança portuguesa errante e em conflito social na história da educação social
title_full A proteção e (re) educação da criança portuguesa errante e em conflito social na história da educação social
title_fullStr A proteção e (re) educação da criança portuguesa errante e em conflito social na história da educação social
title_full_unstemmed A proteção e (re) educação da criança portuguesa errante e em conflito social na história da educação social
title_sort A proteção e (re) educação da criança portuguesa errante e em conflito social na história da educação social
author Martins, Ernesto Candeias
author_facet Martins, Ernesto Candeias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Ernesto Candeias
dc.subject.por.fl_str_mv Modelos de proteção
Criança errante
Reeducação
Models of protection
Wandering child
Reeducation
topic Modelos de proteção
Criança errante
Reeducação
Models of protection
Wandering child
Reeducation
description Este estudo insere-se na história social da criança portuguesa errante e em conflito social. Utilizaremos uma metodologia hermenêutica de análise e histórico-descritivo, no âmbito da representação social da infância que se construíram e reconstruiram no contexto da história da educação social. Temos como objetivos: compreender as perceções feitas, pelas fontes e documentos, à volta da infância errante e em conflito social (séc. XIX-XX); conhecer a perceção e práticas da infância abandonada e errante através dos modelos do sistema jurídico; compreender o contexto histórico social da perceção dos adultos e da sociedade em relação a essa infância.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-18T11:54:39Z
2015
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/3154
url http://hdl.handle.net/10400.11/3154
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv MARTINS, Ernesto (2015) - A proteção e (re) educação da criança portuguesa errante e em conflito social na história da educação social. Revista Querubim. ISSN 1809-3264. Ano 11, n.º 27, vol. 2, p. 28-146.
1809-3264
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Querubim Digital
publisher.none.fl_str_mv Revista Querubim Digital
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130805003354112