Relatório de estágio de qualificação profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rua, Carla Marisa Santos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/8623
Resumo: No âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática Pedagógica Supervisionada do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação do Porto foi elaborado o presente relatório de qualificação profissional que teve como principal objetivo a descrição e análise do desenvolvimento de competências profissionais intrínsecas ao perfil de desempenho do Educador de Infância, previstas no Decreto-Lei nº 241/2001. Este trabalho divide-se em quatro partes essenciais, nomeadamente: o enquadramento teórico e legal, constituído pelo conjunto de pressupostos que apoiaram a ação da mestranda; a caracterização geral da instituição onde se desenvolveu a prática pedagógica da mestranda, nos contextos de creche e pré-escolar; a análise reflexiva das atividades desenvolvidas e o seu contributo no desenvolvimento de competências profissionais. Importa salientar a importância da metodologia de investigação-ação utilizada pela mestranda contribuindo para o desenvolvimento de uma prática pedagógica refletida e investigada. Deste modo, a mestranda construiu o seu perfil de desempenho profissional utilizando como estratégias formativas processos que integram esta metodologia investigativa, nomeadamente: observação, planificação, ação, avaliação e reflexão. Estas contaram com o contributo dado pelos diferentes intervenientes, designadamente, colegas de turma, orientadoras cooperantes e supervisora institucional. Importa, também, referir que ao longo do relatório de estágio se valorizou a articulação teoria-prática.
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