Relatório Final da Prática Educativa Supervisionada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Ana Lúcia Ferreira Vivas
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/9990
Resumo: O presente relatório de estágio espelha o plano de ação traçado e desenvolvido pela mestranda nos contextos de Creche, numa sala de um ano e de Educação Pré-Escolar, numa sala heterogénea com crianças de idades compreendidas entre os três e os seis anos. De referir que, integra os processos educativos que a mestranda desenvolveu no âmbito da observação, planificação, ação, avaliação e reflexão. Estes domínios, inerentes à metodologia de investigação-ação, foram articulados com referentes teóricos e legais, apoiando e regulando a ação pedagógica em ambas as valências. Todo o relatório evidencia a imagem de criança como ser competente, capaz e criativo que deve ser respeitado e atentamente escutado no decorrer do processo educativo. Neste sentido, a visão da mestranda incide em pedagogias participativas, de raiz construtivista. Aludindo ao papel do/a educador/a de infância, com o intuito de evidenciar o percurso da mestranda no desenvolvimento das suas competências profissionais, importa salientar a procura de uma postura crítica, indagadora e reflexiva acerca da sua ação,perspectivando a construção ao longo da vida do "eu" profissional
id RCAP_505c7b0037f09d8c52f3de46e499202c
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/9990
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório Final da Prática Educativa SupervisionadaCrechePré-EscolarInvestigação-açãoCompetências ProfissionaisDaycarePreschoolAction-researchProfessional skillsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio espelha o plano de ação traçado e desenvolvido pela mestranda nos contextos de Creche, numa sala de um ano e de Educação Pré-Escolar, numa sala heterogénea com crianças de idades compreendidas entre os três e os seis anos. De referir que, integra os processos educativos que a mestranda desenvolveu no âmbito da observação, planificação, ação, avaliação e reflexão. Estes domínios, inerentes à metodologia de investigação-ação, foram articulados com referentes teóricos e legais, apoiando e regulando a ação pedagógica em ambas as valências. Todo o relatório evidencia a imagem de criança como ser competente, capaz e criativo que deve ser respeitado e atentamente escutado no decorrer do processo educativo. Neste sentido, a visão da mestranda incide em pedagogias participativas, de raiz construtivista. Aludindo ao papel do/a educador/a de infância, com o intuito de evidenciar o percurso da mestranda no desenvolvimento das suas competências profissionais, importa salientar a procura de uma postura crítica, indagadora e reflexiva acerca da sua ação,perspectivando a construção ao longo da vida do "eu" profissionalThis internship report reflects the drawn plan of action developed by the master's student for a group of one-year-olds, in a daycare and for a heterogeneous group, with children from three to six, in a preschool. It is important to state that it includes the educational processes that the master's student developed within the actions of observing, planning, practicing, evaluating and reflecting. These domains, inherent to the action-research methodology, were articulated with theoretical and legal references, supporting and regulating the pedagogical pratice in both groups. Throughout this whole document several references to the image of child as a competent, capable and creative being who ought to be respected and carefully listened to throughout the educational process will be made. In this way, the student's point of view focuses on participatory pedagogies, with a constructive root. Alluding to the preschool teacher's role, with the purpose of pointing the master's student's course in the development of her professional skills, it is essential to emphasize on her critic, inquisitive and reflective posture throughout her action, prospecting the construction of her professional self throughout her life.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoAraújo, Sara de BarrosRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoPereira, Ana Lúcia Ferreira Vivas2017-07-04T14:14:00Z201720172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/9990TID:201712032porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-07T01:46:34Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/9990Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:30:31.763887Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório Final da Prática Educativa Supervisionada
title Relatório Final da Prática Educativa Supervisionada
spellingShingle Relatório Final da Prática Educativa Supervisionada
Pereira, Ana Lúcia Ferreira Vivas
Creche
Pré-Escolar
Investigação-ação
Competências Profissionais
Daycare
Preschool
Action-research
Professional skills
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório Final da Prática Educativa Supervisionada
title_full Relatório Final da Prática Educativa Supervisionada
title_fullStr Relatório Final da Prática Educativa Supervisionada
title_full_unstemmed Relatório Final da Prática Educativa Supervisionada
title_sort Relatório Final da Prática Educativa Supervisionada
author Pereira, Ana Lúcia Ferreira Vivas
author_facet Pereira, Ana Lúcia Ferreira Vivas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Araújo, Sara de Barros
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Ana Lúcia Ferreira Vivas
dc.subject.por.fl_str_mv Creche
Pré-Escolar
Investigação-ação
Competências Profissionais
Daycare
Preschool
Action-research
Professional skills
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Creche
Pré-Escolar
Investigação-ação
Competências Profissionais
Daycare
Preschool
Action-research
Professional skills
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório de estágio espelha o plano de ação traçado e desenvolvido pela mestranda nos contextos de Creche, numa sala de um ano e de Educação Pré-Escolar, numa sala heterogénea com crianças de idades compreendidas entre os três e os seis anos. De referir que, integra os processos educativos que a mestranda desenvolveu no âmbito da observação, planificação, ação, avaliação e reflexão. Estes domínios, inerentes à metodologia de investigação-ação, foram articulados com referentes teóricos e legais, apoiando e regulando a ação pedagógica em ambas as valências. Todo o relatório evidencia a imagem de criança como ser competente, capaz e criativo que deve ser respeitado e atentamente escutado no decorrer do processo educativo. Neste sentido, a visão da mestranda incide em pedagogias participativas, de raiz construtivista. Aludindo ao papel do/a educador/a de infância, com o intuito de evidenciar o percurso da mestranda no desenvolvimento das suas competências profissionais, importa salientar a procura de uma postura crítica, indagadora e reflexiva acerca da sua ação,perspectivando a construção ao longo da vida do "eu" profissional
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-04T14:14:00Z
2017
2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/9990
TID:201712032
url http://hdl.handle.net/10400.22/9990
identifier_str_mv TID:201712032
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131400747614208