Competências em ciências físicas e naturais : concepções e práticas de professores do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Idalina Maria Fernandes
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1021
Resumo: O processo de Reorganização Curricular do Ensino Básico e a consequente definição de um conjunto de competências reveladoras de um uso do saber que permita enfrentar e interpretar a diversidade social e cultural, a complexidade e a incerteza que caracterizam a sociedade actual, apresentaram-se como um novo desafio para o sistema de ensino português, particularmente no domínio da gestão do currículo. O normativo curricular “Currículo Nacional do Ensino Básico – Competências essenciais” (DEB, 2001a), situando grande parte do poder de decisão curricular nos professores e escolas, afigura-se como uma oportunidade para o desenvolvimento de competências nos alunos e pressupõe que os professores se apropriem do conceito de competência e das alterações de práticas que lhe são inerentes. O estudo empírico que sustentou esta dissertação centrou-se no distrito de Aveiro e procurou caracterizar a forma como professores do 1º Ciclo e do 4º grupo do 2º Ciclo se apropriaram da actual abordagem curricular perspectivada para o desenvolvimento de competências, em particular das definidas para as Ciências Físicas e Naturais. As técnicas de recolha de dados utilizadas foram o inquérito por questionário e entrevista e a análise documental. Para o tratamento de dados recorremos à análise estatística e à análise de conteúdo. Os resultados obtidos indiciaram que a generalidade dos professores respondentes (414 do 1º Ciclo e 100 do 4º Grupo) ainda não ultrapassou o nível de apropriação subjacente ao uso de um discurso politicamente correcto e à cultura normativa. Predomina, igualmente, uma cultura curricular pouco autónoma, marcada pela preocupação com o cumprimento formal do programa e do manual, em detrimento de uma acção curricular assente na análise e questionamento críticos das práticas de ensino e da sua adequação e eficácia face aos processos de aprendizagem dos alunos. Com efeito, a apropriação de mudanças conceptuais é uma aprendizagem pessoal que decorre de contínuas construções alicerçadas em conhecimento e trabalho colaborativo, cujo reflexo, nas práticas do dia-a-dia, se traduz em constantes (re)conceptualizações, necessariamente sustentadas em formação e produção de conhecimento. ABSTRACT: The Elementary School Curricular Reorganization process has as a consequence, the definition of a set of competences enabling the interpretation of the diversity and complexity of society. This is a new challenge for the Portuguese education system, mainly for curriculum management. The official document “Currículo Nacional do Ensino Básico – Competências essenciais” i. e. “Elementary School National Curriculum – Essential Competences”, has impacted on teachers and schools a great deal of the curricular decision. This is an opportunity for the development of students’ competences, under the assumption that teachers will develop the concept of competence and change their corresponding every day practices. The empirical study supporting this thesis, carried out in the Aveiro region, dealt with the understanding of the way elementary maths and science teachers work under the new curriculum approach, towards the development of students’ competences, particularly those subjects related to Science. Research data were collected through different techniques, the questionnaire, the interview and documental analysis; statistical analysis and content analysis were the selected methods. The results reveal that most teachers act in a normative way showing lack of autonomy and are very much concerned with fulfilling the syllabus and following textbook suggestions, rather than following a curricular vision based both on a critical analysis of their teaching practices and their adequacy to pupils’ needs. Teachers´ conceptual change is an individual learning process, implying permanent reconstruction and collaborative work, which have to be permanently reflected on their school practices under cautious scrutiny.
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