Desenvolvimento de competências no ensino das Ciências da Natureza. Um estudo sobre as práticas pedagógicas dos professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/5012 |
Resumo: | Dissertação apresentada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa para a obtenção do grau de mestre em Ciências da Educação Especialidade Educação e Desenvolvimento |
id |
RCAP_d5e821d5ac40d9d6c34ca9e3d6b80d6a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/5012 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Desenvolvimento de competências no ensino das Ciências da Natureza. Um estudo sobre as práticas pedagógicas dos professoresSistema educativoCompetênciaConstruçãoAvaliaçãoPrática pedagógicaDissertação apresentada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa para a obtenção do grau de mestre em Ciências da Educação Especialidade Educação e DesenvolvimentoEste estudo apresenta-se como um contributo para a compreensão de como os professores de CN, através da sua prática pedagógica, promovem o desenvolvimento de competências pelos alunos. Esta investigação tem como finalidade compreender qual a relação entre as concepções, as práticas defendidas e as implementadas pelos professores. Pretendemos apreender que concepções têm os professores de competência e sua construção, que pressupostos estão na origem da concepção das situações de aprendizagem e que estratégias e instrumentos de avaliação privilegiam. Do ponto de vista do enquadramento teórico, o trabalho centra-se em torno de temáticas/conceitos como o de desenvolvimento de competências ao nível do SE, concepção de competência, processos de construção, avaliação e prática pedagógica. Para atingir a finalidade que nos propusemos, adoptámos uma metodologia qualitativa, de cariz descrito/interpretativo. Participaram no estudo professores de uma Escola Básica de Almada e os dados foram recolhidos com base na observação de aulas, realização de entrevistas aos professores e análise de documentos. Os resultados parecem apontar para a existência de uma relação ainda não estabilizada entre as concepções, a prática pedagógica defendida e a implementada. Se ao nível da concepção de competência e seus processos de construção se verifica uma convergência entre o proposto pelo ME e o quadro teórico de referência, a prática revela-se parcialmente divergente. Emerge a existência de divergências entre os pressupostos subjacentes às propostas do ME e as práticas desenvolvidas. Relativamente à avaliação, a concepção e processo defendido revê-se ao nível da prática, mas, diverge parcialmente quanto ao proposto pelo ME e pelos autores do quadro teórico. Deste estudo sobressai a necessidade de mudanças ao nível da prática pedagógica para que os alunos desenvolvam as competências desejáveis, ferramentas, essenciais na Sociedade actual.Faculdade de Ciências e TecnologiaPires, Ana Luísa de OliveiraRUNPaulino, Maria Isabel Fona da Hortinha2011-01-28T11:19:20Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/5012porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:35:17Zoai:run.unl.pt:10362/5012Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:16:02.029858Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento de competências no ensino das Ciências da Natureza. Um estudo sobre as práticas pedagógicas dos professores |
title |
Desenvolvimento de competências no ensino das Ciências da Natureza. Um estudo sobre as práticas pedagógicas dos professores |
spellingShingle |
Desenvolvimento de competências no ensino das Ciências da Natureza. Um estudo sobre as práticas pedagógicas dos professores Paulino, Maria Isabel Fona da Hortinha Sistema educativo Competência Construção Avaliação Prática pedagógica |
title_short |
Desenvolvimento de competências no ensino das Ciências da Natureza. Um estudo sobre as práticas pedagógicas dos professores |
title_full |
Desenvolvimento de competências no ensino das Ciências da Natureza. Um estudo sobre as práticas pedagógicas dos professores |
title_fullStr |
Desenvolvimento de competências no ensino das Ciências da Natureza. Um estudo sobre as práticas pedagógicas dos professores |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento de competências no ensino das Ciências da Natureza. Um estudo sobre as práticas pedagógicas dos professores |
title_sort |
Desenvolvimento de competências no ensino das Ciências da Natureza. Um estudo sobre as práticas pedagógicas dos professores |
author |
Paulino, Maria Isabel Fona da Hortinha |
author_facet |
Paulino, Maria Isabel Fona da Hortinha |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pires, Ana Luísa de Oliveira RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paulino, Maria Isabel Fona da Hortinha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sistema educativo Competência Construção Avaliação Prática pedagógica |
topic |
Sistema educativo Competência Construção Avaliação Prática pedagógica |
description |
Dissertação apresentada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa para a obtenção do grau de mestre em Ciências da Educação Especialidade Educação e Desenvolvimento |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2010-01-01T00:00:00Z 2011-01-28T11:19:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/5012 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/5012 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Tecnologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Tecnologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137810401198081 |