A abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade no Ensino de Química: uma análise exploratória dos livros didáticos brasileiros e manuais escolares portugueses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Thalles Pinto
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Müller, Maykon Gonçalves, Mesquita, Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/25824
Resumo: A concepção de Ciência na sociedade atual (ainda) está imbricada nas ideias de neutralidade e isenção de falhas. Entretanto, episódios históricos colocaram à prova essas certezas, surgindo a necessidade de intervenção no desenvolvimento da Ciência por meio de mecanismos que possibilitem monitorar suas intersecções com a sociedade e a tecnologia. Logo, o enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) entendido como a transposição para o contexto escolar das discussões do movimento CTS, passa a integrar os currículos do Ensino de Ciências por volta de 1970. A fim de operacionalizar os conhecimentos em CTS, o Livro Didático é um instrumento amplamente empregado na escola. Essa pesquisa objetivou analisar a articulação do enfoque CTS em livros brasileiros e portugueses do último ano do Ensino Médio/Secundário. A partir da metodologia de Análise de Conteúdo, identificamos que, de maneira geral, os livros apresentam com maior frequência trechos que englobam inovações científicas e tecnológicas. Todavia, as questões históricas, que poderiam promover momentos de reflexão acerca da ciência e da tecnologia, foram encontradas em menor número. Sinalizamos a importância de investigações mais aprofundadas a fim de explorar (novas) problemáticas e soluções quanto a transposição dos saberes CTS nos livros, reafirmando a relevância do papel desempenhado por estes na escola.
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