Abordagem CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) nos livros didáticos de ciências (6º aos 9º anos) aprovados pelo PNLD 2020

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisco, Danton Luís Pereira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27298
Resumo: A finalidade da Educação Básica Brasileira, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases para Educação Nacional (LDBEN) de 1996, é desenvolver o educando, garantir sua formação comum e fornecer recursos para seu progresso futuro. O Ensino de Ciências, com isso, precisa ser comprometido e problematizador, gerando maior significado sobre aquilo trabalhado com o educando, e o enfoque sobre a abordagem CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) pode ser o caminho norteador para que haja essa mudança. Para isso, o livro didático (LD) desempenha um papel importante nesse processo, fornecendo suporte estruturado para os estudantes e promovendo a compreensão da ciência no contexto social, tecnológico e ambiental. Sabendo disso, esse trabalho tem como objetivo geral avaliar de forma crítico-reflexiva os LD de Ciências (6º ao 9ºanos) aprovados pelo PNLD 2020, referente ao conteúdo CTSA. A metodologia possui uma Abordagem qualitativa, utilizando-se como pressupostos teóricometodológicos a Pesquisa Bibliográfica e como técnica a Análise de Conteúdo do tipo Categorial. Os resultados apontam que a associação "Ciência precede a tecnologia" é predominante nos materiais analisados, destacando a importância dos conhecimentos científicos na criação de novas tecnologias. Além disso, foi constatada a baixa frequência da relação em que a “Tecnologia precede a Ciência”. No que tange a relação entre “Ciência e Sociedade”, os temas mais recorrentes são saúde, alimentação e problemáticas urbanas, ressaltando a importância de considerar os aspectos sociais e econômicos na compreensão da Ciência. A relação entre “Ciência e Ambiente” nos livros didáticos de ciências naturais aponta a importância crescente da temática ambiental, abordando questões como poluição, preservação e reutilização de resíduos. A educação ambiental desempenha um papel fundamental ao conscientizar sobre a importância do meio ambiente e incentivar práticas sustentáveis. No entanto, a abordagem da educação ambiental nos livros ainda é limitada, comprometendo a formação dos alunos nessa área. Conclui-se, portanto, que ao analisar a presença da abordagem CTSA nos LD, foi observada uma maior recorrência de temas e conteúdos relacionados a abordagem CTSA em comparação com obras de anos anteriores.
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spelling 2023-06-29T21:42:25Z2023-06-292023-06-29T21:42:25Z2023-06-16https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27298A finalidade da Educação Básica Brasileira, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases para Educação Nacional (LDBEN) de 1996, é desenvolver o educando, garantir sua formação comum e fornecer recursos para seu progresso futuro. O Ensino de Ciências, com isso, precisa ser comprometido e problematizador, gerando maior significado sobre aquilo trabalhado com o educando, e o enfoque sobre a abordagem CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) pode ser o caminho norteador para que haja essa mudança. Para isso, o livro didático (LD) desempenha um papel importante nesse processo, fornecendo suporte estruturado para os estudantes e promovendo a compreensão da ciência no contexto social, tecnológico e ambiental. Sabendo disso, esse trabalho tem como objetivo geral avaliar de forma crítico-reflexiva os LD de Ciências (6º ao 9ºanos) aprovados pelo PNLD 2020, referente ao conteúdo CTSA. A metodologia possui uma Abordagem qualitativa, utilizando-se como pressupostos teóricometodológicos a Pesquisa Bibliográfica e como técnica a Análise de Conteúdo do tipo Categorial. Os resultados apontam que a associação "Ciência precede a tecnologia" é predominante nos materiais analisados, destacando a importância dos conhecimentos científicos na criação de novas tecnologias. Além disso, foi constatada a baixa frequência da relação em que a “Tecnologia precede a Ciência”. No que tange a relação entre “Ciência e Sociedade”, os temas mais recorrentes são saúde, alimentação e problemáticas urbanas, ressaltando a importância de considerar os aspectos sociais e econômicos na compreensão da Ciência. A relação entre “Ciência e Ambiente” nos livros didáticos de ciências naturais aponta a importância crescente da temática ambiental, abordando questões como poluição, preservação e reutilização de resíduos. A educação ambiental desempenha um papel fundamental ao conscientizar sobre a importância do meio ambiente e incentivar práticas sustentáveis. No entanto, a abordagem da educação ambiental nos livros ainda é limitada, comprometendo a formação dos alunos nessa área. Conclui-se, portanto, que ao analisar a presença da abordagem CTSA nos LD, foi observada uma maior recorrência de temas e conteúdos relacionados a abordagem CTSA em comparação com obras de anos anteriores.The purpose of Brazilian Basic Education, according to the National Education Guidelines and Bases Law (LDBEN) of 1996, is to develop students, ensure their common formation, and provide resources for their future progress. Science education, therefore, needs to be committed and problematizing, generating greater meaning for students and focusing on the ESTS approach (Science, Technology, Society, and Environment) can be the guiding path for this change. In this regard, the textbook plays an important role in this process, providing structured support for students and promoting understanding of science in social, technological, and environmental contexts. With this in mind, this work aims to critically and reflectively evaluate Science textbooks (6th to 9th grades) approved by PNLD 2020, regarding ESTS content. The methodology adopts a qualitative approach, using Bibliographic Research as a theoreticalmethodological assumption and Categorical Content Analysis as a technique. The results indicate that the association "Science precedes technology" is predominant in the analyzed materials, highlighting the importance of scientific knowledge in the creation of new technologies. Furthermore, a low frequency of the relationship where "Technology precedes Science" was observed. Regarding the relationship between "Science and Society," the most recurrent themes are health, nutrition, and urban problems, emphasizing the importance of considering social and economic aspects in understanding science. The relationship between "Science and Environment" in science textbooks indicates the growing importance of environmental issues, addressing topics such as pollution, preservation, and waste reuse. Environmental education plays a fundamental role in raising awareness about the importance of the environment and promoting sustainable practices. However, the approach to environmental education in textbooks is still limited, compromising students' education in this area. In conclusion, by analyzing the presence of the ESTS approach in textbooks, a higher recurrence of ESTS related themes and content was observed compared to previous years' works.Submitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2023-06-29T21:42:25Z No. of bitstreams: 1 DLPF29062023 .pdf: 2410063 bytes, checksum: 75334281ff3cb6ade0cf3e8479a50e66 (MD5)Made available in DSpace on 2023-06-29T21:42:25Z (GMT). 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