O Potencial do Task-Based Learning (TBL) na Aprendizagem de uma Língua Estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Andreia
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://ojs.letras.up.pt/index.php/VP/article/view/3297
Resumo: Dadas as características da sociedade e dos alunos do século XXI, verifica-se que é necessário substituir o modelo tradicional de aula, designado por “teacher-centred lesson”, pelo modelo de aula centrado no aluno, “student-centred lesson”. Este artigo demonstra como o Task-Based Learning (TBL), apesar de ter surgido nos anos 70, pode ser uma escolha adequada à aprendizagem de uma língua estrangeira hoje em dia, permitindo que os alunos ocupem um papel central e ativo, aprendam fazendo e possam desenvolver o seu conhecimento através de tarefas comunicativas e autênticas, de uma forma semelhante ao que acontece no mundo real. Simultaneamente, um conhecimento mais aprofundado sobre as características do TBL permitirá reconhecer o seu potencial na aprendizagem de uma língua estrangeira, permitindo pôr em prática diversas estratégias com diferentes níveis e faixas etárias.
id RCAP_7d5d544b0ca68f564b1d4979d6b68d6d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3297
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Potencial do Task-Based Learning (TBL) na Aprendizagem de uma Língua EstrangeiraArtigosDadas as características da sociedade e dos alunos do século XXI, verifica-se que é necessário substituir o modelo tradicional de aula, designado por “teacher-centred lesson”, pelo modelo de aula centrado no aluno, “student-centred lesson”. Este artigo demonstra como o Task-Based Learning (TBL), apesar de ter surgido nos anos 70, pode ser uma escolha adequada à aprendizagem de uma língua estrangeira hoje em dia, permitindo que os alunos ocupem um papel central e ativo, aprendam fazendo e possam desenvolver o seu conhecimento através de tarefas comunicativas e autênticas, de uma forma semelhante ao que acontece no mundo real. Simultaneamente, um conhecimento mais aprofundado sobre as características do TBL permitirá reconhecer o seu potencial na aprendizagem de uma língua estrangeira, permitindo pôr em prática diversas estratégias com diferentes níveis e faixas etárias.FLUP/CETAPS2017-12-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://ojs.letras.up.pt/index.php/VP/article/view/3297por2182-99341645-9652Costa, Andreiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T16:26:25Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3297Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:59:50.252897Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Potencial do Task-Based Learning (TBL) na Aprendizagem de uma Língua Estrangeira
title O Potencial do Task-Based Learning (TBL) na Aprendizagem de uma Língua Estrangeira
spellingShingle O Potencial do Task-Based Learning (TBL) na Aprendizagem de uma Língua Estrangeira
Costa, Andreia
Artigos
title_short O Potencial do Task-Based Learning (TBL) na Aprendizagem de uma Língua Estrangeira
title_full O Potencial do Task-Based Learning (TBL) na Aprendizagem de uma Língua Estrangeira
title_fullStr O Potencial do Task-Based Learning (TBL) na Aprendizagem de uma Língua Estrangeira
title_full_unstemmed O Potencial do Task-Based Learning (TBL) na Aprendizagem de uma Língua Estrangeira
title_sort O Potencial do Task-Based Learning (TBL) na Aprendizagem de uma Língua Estrangeira
author Costa, Andreia
author_facet Costa, Andreia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Andreia
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Dadas as características da sociedade e dos alunos do século XXI, verifica-se que é necessário substituir o modelo tradicional de aula, designado por “teacher-centred lesson”, pelo modelo de aula centrado no aluno, “student-centred lesson”. Este artigo demonstra como o Task-Based Learning (TBL), apesar de ter surgido nos anos 70, pode ser uma escolha adequada à aprendizagem de uma língua estrangeira hoje em dia, permitindo que os alunos ocupem um papel central e ativo, aprendam fazendo e possam desenvolver o seu conhecimento através de tarefas comunicativas e autênticas, de uma forma semelhante ao que acontece no mundo real. Simultaneamente, um conhecimento mais aprofundado sobre as características do TBL permitirá reconhecer o seu potencial na aprendizagem de uma língua estrangeira, permitindo pôr em prática diversas estratégias com diferentes níveis e faixas etárias.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-21T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.letras.up.pt/index.php/VP/article/view/3297
url https://ojs.letras.up.pt/index.php/VP/article/view/3297
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2182-9934
1645-9652
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv FLUP/CETAPS
publisher.none.fl_str_mv FLUP/CETAPS
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130464596787200