Elaboração e aplicação de um manual para a iniciação à flauta de bisel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourenço, Ana Sofia Eugénio Figueiras
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/8732
Resumo: Relatório de estágio - Mestrado em Ensino da Música
id RCAP_7d6a5f644e709b21a472130e11fa3ace
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8732
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Elaboração e aplicação de um manual para a iniciação à flauta de biselFlauta de biselManualIniciaçãoMelodiaRitmoMotivaçãoRecorderMethodInitiationMotivationMelodyRhythmRelatório de estágio - Mestrado em Ensino da MúsicaResumo I (Prática Pedagógica) - O presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Estágio do Ensino Especializado, ramo de especialização de flauta de bisel, contemplado no Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música de Lisboa. A primeira secção incide sobre a Prática Pedagógica realizada na Academia de Música de Lagos - Conservatório de Música de Loulé (CML), no ensino da flauta de bisel, durante o ano letivo 2016-2017. Neste estágio foram envolvidos e analisados três alunos, em níveis distintos de desenvolvimento, todos eles já meus alunos de anos anteriores. Para cada aluno foram realizados 30 planos de aula, uma planificação anual e por período, e três aulas assistidas e/ou gravadas em contexto de sala de aula, permitindo uma análise e reflexão mais profundas da atividade docente. Esta primeira parte é composta pela caracterização da escola em questão, do seu projeto educativo, comunidade e contexto socioculturais, pela caracterização dos alunos selecionados, baseada na experiência docente e nos conhecimentos fornecidos pelas Unidades Curriculares do Mestrado em Ensino da Música. Seguidamente, descrevem-se as práticas educativas desenvolvidas ao longo do ano letivo e uma análise crítica da atividade docente, baseada na experiência docente e nas aulas observadas pelo professor orientador, terminando esta secção com uma conclusão.Resumo II (Investigação) - Na segunda secção do Relatório de Estágio é apresentado o projeto de investigação desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino da Música. A temática a ser apresentada é a elaboração e consequente aplicação de um manual/livro de iniciação à flauta de bisel. Pelo seu caráter prático, este projeto de Investigação relaciona-se diretamente com a prática pedagógica da disciplina de flauta de bisel. Na primeira parte desta secção é realizada uma descrição do projeto de investigação, a sua motivação, objetivos e estrutura; seguindo-se as metodologias utilizadas. Depois de realizada uma revisão fundamentada da literatura, passa-se para a apresentação e análise dos resultados. Esta consiste na apresentação do manual elaborado, que integra um plano de conteúdos e atividades, um guia para o professor e o livro do aluno (em anexo à parte). Consequentemente, faz-se uma reflexão crítica sobre a aplicação do manual aos três alunos de iniciação de flauta de bisel no decorrer do ano letivo 2016-2017, com sugestões de melhoria e extensão do manual. Esta secção termina com uma reflexão final acerca do decorrer da prática pedagógica e da investigação ao longo do ano.Abstract I (Teaching) - The following internship report was prepared as part of the Curricular Unity of Specialized Education Internship, of the Master in Music Education at Escola Superior de Música de Lisboa. The first section focuses on the Teaching Practice developed at the Academia de Música de Lagos – Conservatório de Música de Loulé (CML), of the main instrument recorder, during the school year of 2016/2017. In this internship were chosen and analyzed three students of different levels, who were already my students in previous years. For each student 30 lesson plans were made, an annual planning and three observed lessons by the supervision of the mentor teacher, which allowed a more profound analyzes of the pedagogical practice. The first part of this section is devoted to the description and characterization of the school where the internship took place, its educational project, community and socio-cultural context, for the characterization of the selected student, based on the experience of the teacher and on the knowledge of the Curricular Unities of the Teaching Music Master Course. After this, the pedagogical practices are described and a critical analyses of the teaching activity is made, based on the teacher’s experience and on the observed lessons. This section ends with a conclusion.Abstract II (Research) - The second section of the Internship Report presents the research project developed in the framework of the Master in Music Education. The focus of this investigation is the elaboration and application of a recorder method for the initial year. For its practical character, this project is directly related to the pedagogical practice of the recorder course. In the first part of this section a description of the investigation process is made, along with its motivation, goals and structure, followed by the used methodologies. After a founded literature review, follows the presentation and analyses of the results. This consists of the presentation of the elaborated method, a guide for the teacher and student’s book (in appendix aside). At the end, a critical reflection about the use of the method with the three new recorder students during the school year of 2016/2017 is made, with suggestions to improve and extend the book. This section ends with a final reflection the pedagogical practice and the investigation along the year.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de LisboaSoares, Pedro CoutoDuarte, LúciaRCIPLLourenço, Ana Sofia Eugénio Figueiras2018-07-30T15:39:03Z2017-122017-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/8732TID:201955989porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:56:34Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8732Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:25.794977Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Elaboração e aplicação de um manual para a iniciação à flauta de bisel
title Elaboração e aplicação de um manual para a iniciação à flauta de bisel
spellingShingle Elaboração e aplicação de um manual para a iniciação à flauta de bisel
Lourenço, Ana Sofia Eugénio Figueiras
Flauta de bisel
Manual
Iniciação
Melodia
Ritmo
Motivação
Recorder
Method
Initiation
Motivation
Melody
Rhythm
title_short Elaboração e aplicação de um manual para a iniciação à flauta de bisel
title_full Elaboração e aplicação de um manual para a iniciação à flauta de bisel
title_fullStr Elaboração e aplicação de um manual para a iniciação à flauta de bisel
title_full_unstemmed Elaboração e aplicação de um manual para a iniciação à flauta de bisel
title_sort Elaboração e aplicação de um manual para a iniciação à flauta de bisel
author Lourenço, Ana Sofia Eugénio Figueiras
author_facet Lourenço, Ana Sofia Eugénio Figueiras
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Soares, Pedro Couto
Duarte, Lúcia
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Lourenço, Ana Sofia Eugénio Figueiras
dc.subject.por.fl_str_mv Flauta de bisel
Manual
Iniciação
Melodia
Ritmo
Motivação
Recorder
Method
Initiation
Motivation
Melody
Rhythm
topic Flauta de bisel
Manual
Iniciação
Melodia
Ritmo
Motivação
Recorder
Method
Initiation
Motivation
Melody
Rhythm
description Relatório de estágio - Mestrado em Ensino da Música
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12
2017-12-01T00:00:00Z
2018-07-30T15:39:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/8732
TID:201955989
url http://hdl.handle.net/10400.21/8732
identifier_str_mv TID:201955989
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133436453060608