Desenvolvimento técnico do aluno de flauta de bisel: contribuições da música contemporânea na execução do repertório antigo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nóbrega, Janaina Lima
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/2545
Resumo: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e Escola Superior de Educação para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música.
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spelling Desenvolvimento técnico do aluno de flauta de bisel: contribuições da música contemporânea na execução do repertório antigoMétodos de ensino da flauta de biselDesenvolvimento técnicoRepertório contemporâneoRepertório antigoRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e Escola Superior de Educação para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música.O Relatório de Estágio é um trabalho de investigação sobre o desenvolvimento técnico do aluno de flauta de bisel e as contribuições do estudo da música contemporânea na execução do repertório antigo. A investigação foi desenvolvida no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada com um aluno de flauta de bisel do 6º Grau (Curso Secundário) no Instituto Gregoriano de Lisboa. O objetivo geral do trabalho foi descrever quais são e, de que forma, as habilidades técnicas desenvolvidas no estudo do repertório contemporâneo, influenciam na execução do repertório antigo e de que forma é possível conciliar o estudo dos dois repertórios de modo a haver um contributo mútuo. O interesse pela investigação surgiu ao perceber que à medida que o aluno da Prática de Ensino exercitava determinadas técnicas contemporâneas, desenvolvia habilidades de execução no repertório antigo. Tendo em vista os objetivos da investigação, foi realizado um Estudo de Caso, por meio de uma investigação-ação, com o aluno da Prática de Ensino Supervisionada, durante oito semanas. O processo de recolha de dados ocorreu por meio de Observação Participante Despercebida e tratou-se de uma investigação de natureza qualitativa. A fim de encontrar elementos em comum em tratados de música antiga e métodos de música contemporânea e perceber como é possível conciliar o estudo do repertório antigo e contemporâneo de modo que um contribua na execução do outro, foram analisados três tratados dos séculos XVI e XVII (Virdung, 1511, Ganassi 1535, Hotteterre, 1707) e quatorze métodos escritos entre 1954 e 1995 (Winterfeld, 1954, Linde, 1956 e 1985, Giesbet 1957, Staeps 1957, Collette & Otten 1958, Monkemeyer 1966, Boeke 1978 e 1986, Waecther 1985, Müller-Busch 1993, Videla s.d., Brüggen 1957 e Bousquet, 1988). De acordo com a análise, o conteúdo que os métodos e tratados têm em comum corresponde ao: domínio da digitação, emissão de ar; destreza dos dedos e língua na execução de graus conjuntos, notas repetidas e saltos de terceira à décima sexta com diversas articulações (stacato, portato, legato, sputato, nonstacato, com articulação simples e dupla), execução de rítmos com mínimas, semínimas, colcheias, semicolcheias e fusas, controlo das técnicas de vibrato, execução de trinados, precisão e flexibilidade no uso de dedilhações alternativas. Os dados da análise orientaram a Prática de Ensino e auxiliaram na criação de exercícios técnicos de acordo com as dificuldades do aluno. Sobre os resultados da Observação Participativa Despercebida, constatou-se que o estudo do repertório contemporâneo influenciou na execução do repertório antigo aumentando as possibilidades de exercitação e desenvolvimento da técnica instrumental. Por fim, elaborou-se uma Proposta de Guião para o Estudo Técnico da Flauta de Bisel: Sugestões do Investigador. Este Roteiro contempla a técnica de execução tradicional e contemporânea do instrumento.The Internship Report is a research work on the technical development of the student the recorder and the contributions of contemporary music in the implementation of the old repertoire. The research was carried out within the Supervised Teaching Practice with a student of the recorder 6th Grade Secondary Course. The overall objective of this study was to describe what they are and how the technical skills developed in the study of contemporary repertoire, influence the execution of the old repertoire and how it is possible to combine study of the two repertoires so that a contribution in the implementation of the other. Interest in the investigation came to realize that in so far as the student of Teaching Practice exercised certain contemporary techniques, developing skills for implementing the old repertoire. Considering the objectives of the investigation, we performed a case study through a research-action, with the student's Supervised Teaching Practice for eight weeks. The process of data collection occurred through Participant Observation Unnoticed and treated in an investigation of a qualitative nature. In order to find common elements in treated early music and contemporary music methods and see how it is possible to reconcile the study of ancient and contemporary repertoire so that a contribution in the implementation of the other, were analyzed three treatises of the sixteenth and seventeenth centuries (Virdung, 1511, Ganassi 1535, Hotteterre, 1707) and fourteen methods written between 1954 to 1995 (Winterfeld, 1954, Linde, 1956 e 1985, Giesbet 1957, Staeps 1957, Collette and Otten 1958, Monkemeyer 1966, Boeke 1978 and 1986, Waecther 1985, Müller-Busch 1993, Videla, s.d., Brüggen 1957 and Bousquet, 1988). According to the analysis, the methods and content that treaties have in common match: field of typing, air emission; dexterity of fingers and tongue in the implementation of joint degrees, repeated notes and jumps to the third sixteenth with several joints (stacato, portato, legato, sputato, nonstacato with single and double articulation), running rhythms with minimal, quarter notes, eighth notes , sixteenth and demisemiquavers, control of vibrato techniques, executing trills, accuracy and flexibility in the use of alternative fingerings. Data analysis guided the Teaching Practice and assisted in the creation of technical exercises in accordance with the student's difficulties. On the results of the Participatory Observation Unnoticed, it was found that the study of contemporary repertoire influenced the implementation of the old repertoire expanding the possibilities of drilling and development of instrumental technique. Finally, the discussion of data analysis and Participatory Observation Unnoticed resulted in the creation of a Proposed Study of Technique Recorder for execution of old and contemporary repertoire.Leitão, Maria Madalena Amaral VeigaCarrilho, António José RibeiroRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoNóbrega, Janaina Lima2014-09-26T14:11:38Z201420142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/2545TID:201097494porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:40:25Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2545Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:33:48.196937Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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