O Ensino Explícito da Subordinação Adverbial na Organização Textual. Um Estudo de Caso no Ensino Secundário.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Catrola, Beatriz Alexandra Matias Esteves Martins
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/93683
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
id RCAP_7d6c7f2f8c39cb8bf2317590fc1290cc
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/93683
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Ensino Explícito da Subordinação Adverbial na Organização Textual. Um Estudo de Caso no Ensino Secundário.Explicit teaching of adverbial subordination in textual organization. A Scientific-Didactic Case Study in High School.ensino explícito da subordinação adverbialorganização textual/discursivacoesão interoracionalrepresentação em diagrama de oraçõesinterseção entre o ensino da língua e da literaturaexplicit instruction of adverbial subordinationtextual/discursive organizationinterorational cohesiondiagramming sentencesintersection between literature and language teachingRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de LetrasO presente relatório descreve um estudo de caso científico-didático sobre o ensino explícito do conteúdo gramatical da subordinação adverbial na organização textual, desenvolvido na Prática Pedagógica Supervisionada de Português em duas turmas do Ensino Secundário, uma de 12.º ano do curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias e uma de 10.º ano do curso Científico Humanístico de Artes Visuais. Com este trabalho, tentou-se aferir de que modo o ensino explícito da subordinação adverbial na organização textual/discursiva pode melhorar a competência escrita dos alunos, através de uma abordagem didática distinta: representação gráfica em diagrama de orações (O’Brien, s/d). Para isso, delimitaram-se como objetivos da investigação (i) compreender a identificação da estrutura da frase da parte dos alunos, (ii) aferir a capacidade de organização da oração subordinada adverbial da parte dos alunos e (iii) descrever a aplicação de estruturas linguísticas da oração subordinada adverbial em sequências textuais, realizadas pelos alunos. Neste sentido, com a didatização, em ambas as turmas, pretendeu-se levar os alunos (i) a tomar consciência da estrutura da frase, (ii) a compreender a organização textual/discursiva através da subordinação adverbial e (iii) a aperfeiçoar a competência escrita. Perante os resultados obtidos, através da análise das respostas dos alunos aos vários instrumentos de recolha de dados, considera-se que a aplicação didática produziu efeitos positivos. De facto, depois do ensino explícito das orações adverbiais, não apenas os textos dos alunos evidenciaram menor ocorrência de problemas, como também a perceção dos alunos sobre as atividades revela que compreender a organização frásica potencia uma melhoria da competência escrita.This report describes a case study of explicit instruction of the grammatical adverbial subordination in textual organization. It was developed in the teacher training practice of Portuguese in two secondary school classes: 12th grade of Scientific-Humanistic of Sciences and Technologies course and 10th grade of Scientific-Humanistic Visual Arts course. This report will assess how the explicit instruction of adverbial subordinate clauses through a methodological approach (sentence diagramming, O’Brien, s/d) improves the students’ writing ability. The research aims were: (i) understand how students identify the sentence structures; (ii) understand the students’ ability in organizing adverbial subordinate clauses; and (iii) describe how students apply subordinate adverbial clauses. It was intended, through this methodological approach, students would be aware of sentence structures would understand the textual organization through adverbial subordinate clauses and would improve their writing skills. The analysis of collected data pointed out that this approach had positive effects, as students’ texts revealed less errors and students recognised that understanding sentence structures enhanced their writing competence.This report describes a case study of explicit instruction of the grammatical adverbial subordination in textual organization. It was developed in the teacher training practice of Portuguese in two secondary school classes: 12th grade of Scientific-Humanistic of Sciences and Technologies course and 10th grade of Scientific-Humanistic Visual Arts course. This report will assess how the explicit instruction of adverbial subordinate clauses through a methodological approach (sentence diagramming, O’Brien, s/d) improves the students’ writing ability. The research aims were: (i) understand how students identify the sentence structures; (ii) understand the students’ ability in organizing adverbial subordinate clauses; and (iii) describe how students apply subordinate adverbial clauses. It was intended, through this methodological approach, students would be aware of sentence structures would understand the textual organization through adverbial subordinate clauses and would improve their writing skills. The analysis of collected data pointed out that this approach had positive effects, as students’ texts revealed less errors and students recognised that understanding sentence structures enhanced their writing competence.2020-07-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/93683http://hdl.handle.net/10316/93683TID:202674266porCatrola, Beatriz Alexandra Matias Esteves Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T10:05:40Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/93683Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:12:36.005487Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Ensino Explícito da Subordinação Adverbial na Organização Textual. Um Estudo de Caso no Ensino Secundário.
Explicit teaching of adverbial subordination in textual organization. A Scientific-Didactic Case Study in High School.
title O Ensino Explícito da Subordinação Adverbial na Organização Textual. Um Estudo de Caso no Ensino Secundário.
spellingShingle O Ensino Explícito da Subordinação Adverbial na Organização Textual. Um Estudo de Caso no Ensino Secundário.
Catrola, Beatriz Alexandra Matias Esteves Martins
ensino explícito da subordinação adverbial
organização textual/discursiva
coesão interoracional
representação em diagrama de orações
interseção entre o ensino da língua e da literatura
explicit instruction of adverbial subordination
textual/discursive organization
interorational cohesion
diagramming sentences
intersection between literature and language teaching
title_short O Ensino Explícito da Subordinação Adverbial na Organização Textual. Um Estudo de Caso no Ensino Secundário.
title_full O Ensino Explícito da Subordinação Adverbial na Organização Textual. Um Estudo de Caso no Ensino Secundário.
title_fullStr O Ensino Explícito da Subordinação Adverbial na Organização Textual. Um Estudo de Caso no Ensino Secundário.
title_full_unstemmed O Ensino Explícito da Subordinação Adverbial na Organização Textual. Um Estudo de Caso no Ensino Secundário.
title_sort O Ensino Explícito da Subordinação Adverbial na Organização Textual. Um Estudo de Caso no Ensino Secundário.
author Catrola, Beatriz Alexandra Matias Esteves Martins
author_facet Catrola, Beatriz Alexandra Matias Esteves Martins
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Catrola, Beatriz Alexandra Matias Esteves Martins
dc.subject.por.fl_str_mv ensino explícito da subordinação adverbial
organização textual/discursiva
coesão interoracional
representação em diagrama de orações
interseção entre o ensino da língua e da literatura
explicit instruction of adverbial subordination
textual/discursive organization
interorational cohesion
diagramming sentences
intersection between literature and language teaching
topic ensino explícito da subordinação adverbial
organização textual/discursiva
coesão interoracional
representação em diagrama de orações
interseção entre o ensino da língua e da literatura
explicit instruction of adverbial subordination
textual/discursive organization
interorational cohesion
diagramming sentences
intersection between literature and language teaching
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/93683
http://hdl.handle.net/10316/93683
TID:202674266
url http://hdl.handle.net/10316/93683
identifier_str_mv TID:202674266
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134021365530624