Expressão escrita com a aplicação de conectores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Idanha, Susana Margarida Cipriano da Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/99443
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês ou de Inglês apresentado à Faculdade de Letras
id RCAP_e3c8fcfc6d29282b808ff8b58fbd258a
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/99443
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Expressão escrita com a aplicação de conectoresThe use of connectors in writingconectoresescritacoesão textualensino explícitodidáticaconnectorswritingcohesionexplicit instructiondidacticRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês ou de Inglês apresentado à Faculdade de LetrasO presente relatório percorre o trabalho realizado na Escola Secundária José Falcão, em Coimbra, ao longo do ano letivo de 2020/2021, no âmbito do último ano do Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, na área de especialização de Português e de Inglês. Na primeira parte, para além da caracterização do contexto socioeducativo, que engloba o meio, a escola e as turmas, também se descrevem as atividades desenvolvidas durante a prática pedagógica supervisionada de Português, no 12º ano, e de Inglês, no 11º ano. Na segunda parte, que se encontra organizada em duas secções, é feita uma reflexão teórica sobre a forma como os conectores contribuem para a coesão de um texto escrito. Através da utilização de palavras ou expressões para especificar as relações entre diversos segmentos linguísticos, associando ideias e estabelecendo ligações entre elas, é o uso correto de conectores que permite a coesão textual e, consequentemente, uma interpretação do texto eficaz. A análise e a interpretação dos trabalhos dos/as alunos/as reflete a importância da didatização do uso dos conectores, no que ao ensino explícito importa. Com efeito, não só a perceção dos/as alunos/as, de uma maneira geral, foi muito positiva, traduzindo-se numa recetividade notória da sua parte, como as atividades didáticas espelham um desenvolvimento vincado ao nível da variedade dos conectores utilizados nos trabalhos escritos, quer na língua materna, quer na língua estrangeira.The following report covers the work carried out at the Escola Secundária José Falcão, in Coimbra, during the academic year of 2020-2021, as part of the final year of the Master's Degree in Portuguese and Foreign Language Teaching at the Faculty of Arts and Humanities of the University of Coimbra.In the first part, in addition to the characterization of the socio-educational context, which encompasses the environment, the school and the classes, there is as also a presentation of the activities inherent to the supervised pedagogical practice (for Portuguese, with 12th grade students, and for English, with 11th grade students. In the second part a theoretical discussion will be carried out regarding the way that connectors contribute to the cohesion of a written text. Through the use of words or expressions, which specify the relationships between different linguistic segments, it is possible to associate ideas and establish links between them. The correct use of connectors is also what enables the textual cohesion and, consequently, an effective interpretation of the text. This report shows that the analysis and interpretation of the students' work is essential because it reveals how important the explicit teaching of connectors can be. As a matter of fact, the perception of the students, in general, was very positive, resulting in a notorious receptivity on their part, and the didactic activities reflected a marked development in terms of the variety of connectors used in written texts, both in the mother tongue and in the foreign language.2021-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/99443http://hdl.handle.net/10316/99443TID:202968464porIdanha, Susana Margarida Cipriano da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T06:55:46Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/99443Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:17:03.324513Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Expressão escrita com a aplicação de conectores
The use of connectors in writing
title Expressão escrita com a aplicação de conectores
spellingShingle Expressão escrita com a aplicação de conectores
Idanha, Susana Margarida Cipriano da Silva
conectores
escrita
coesão textual
ensino explícito
didática
connectors
writing
cohesion
explicit instruction
didactic
title_short Expressão escrita com a aplicação de conectores
title_full Expressão escrita com a aplicação de conectores
title_fullStr Expressão escrita com a aplicação de conectores
title_full_unstemmed Expressão escrita com a aplicação de conectores
title_sort Expressão escrita com a aplicação de conectores
author Idanha, Susana Margarida Cipriano da Silva
author_facet Idanha, Susana Margarida Cipriano da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Idanha, Susana Margarida Cipriano da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv conectores
escrita
coesão textual
ensino explícito
didática
connectors
writing
cohesion
explicit instruction
didactic
topic conectores
escrita
coesão textual
ensino explícito
didática
connectors
writing
cohesion
explicit instruction
didactic
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês ou de Inglês apresentado à Faculdade de Letras
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/99443
http://hdl.handle.net/10316/99443
TID:202968464
url http://hdl.handle.net/10316/99443
identifier_str_mv TID:202968464
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134066051645440