O trabalho cooperativo num contexto de sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Elsa
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/5001
Resumo: A análise de modos de trabalho cooperativo na aula de Matemática pode dar um contributo relevante para o conhecimento da actividade matemática escolar dos alunos. Neste texto, um episódio extraído de uma aula de sétimo ano de escolaridade, em que os alunos trabalhavam cooperativamente, é analisado. O resultado mostra como é que os alunos interagem com os outros elementos da pequena comunidade, quando trabalham cooperativamente e como é que esse Processo os ajuda a construir conhecimento matemático.
id RCAP_7d70cd9365c4b0fc12b781c94c2af4c0
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/5001
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O trabalho cooperativo num contexto de sala de aulaAprendizagemTrabalho cooperaitivoMatemáticaLearningCooperative workMathematics.Faculdade de Ciências Exatas e da EngenhariaA análise de modos de trabalho cooperativo na aula de Matemática pode dar um contributo relevante para o conhecimento da actividade matemática escolar dos alunos. Neste texto, um episódio extraído de uma aula de sétimo ano de escolaridade, em que os alunos trabalhavam cooperativamente, é analisado. O resultado mostra como é que os alunos interagem com os outros elementos da pequena comunidade, quando trabalham cooperativamente e como é que esse Processo os ajuda a construir conhecimento matemático.The analyses of ways of cooperative work in mathematics classroom can bring a relevant contribution to the knowledge on school mathematics activjty. One episode, extracted from a lesson where 7th grade students worked cooperatively, is analysed in this paper. The results show how within cooperative work students interacted with each other in a small community and how this process helped them in the understanding and making-sense of mathematical knowledge.Instituto Superior de Psicologia AplicadaDigitUMaFernandes, Elsa2023-02-06T12:27:52Z19971997-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/5001porFernandes, E. (1997). O trabalho cooperativo num contexto de sala de aula. Análise Psicológica, 15(4), 563-572.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-02-12T03:30:47Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/5001Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:46:28.728384Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O trabalho cooperativo num contexto de sala de aula
title O trabalho cooperativo num contexto de sala de aula
spellingShingle O trabalho cooperativo num contexto de sala de aula
Fernandes, Elsa
Aprendizagem
Trabalho cooperaitivo
Matemática
Learning
Cooperative work
Mathematics
.
Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia
title_short O trabalho cooperativo num contexto de sala de aula
title_full O trabalho cooperativo num contexto de sala de aula
title_fullStr O trabalho cooperativo num contexto de sala de aula
title_full_unstemmed O trabalho cooperativo num contexto de sala de aula
title_sort O trabalho cooperativo num contexto de sala de aula
author Fernandes, Elsa
author_facet Fernandes, Elsa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Elsa
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Trabalho cooperaitivo
Matemática
Learning
Cooperative work
Mathematics
.
Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia
topic Aprendizagem
Trabalho cooperaitivo
Matemática
Learning
Cooperative work
Mathematics
.
Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia
description A análise de modos de trabalho cooperativo na aula de Matemática pode dar um contributo relevante para o conhecimento da actividade matemática escolar dos alunos. Neste texto, um episódio extraído de uma aula de sétimo ano de escolaridade, em que os alunos trabalhavam cooperativamente, é analisado. O resultado mostra como é que os alunos interagem com os outros elementos da pequena comunidade, quando trabalham cooperativamente e como é que esse Processo os ajuda a construir conhecimento matemático.
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997
1997-01-01T00:00:00Z
2023-02-06T12:27:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/5001
url http://hdl.handle.net/10400.13/5001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Fernandes, E. (1997). O trabalho cooperativo num contexto de sala de aula. Análise Psicológica, 15(4), 563-572.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Psicologia Aplicada
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Psicologia Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130936421384192