Fazer matemática compreendendo e compreender matemática fazendo: a apropriação de artefactos da Matemática escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/5000 |
Resumo: | Neste artigo relata-se parcialmente uma investigação desenvolvida com o objectivo de contribuir para o conhecimento das características da actividade matemática escolar dos alunos, na sala de aula, com referência a actividades específicas desenvolvidas com o apoio do professor, nomeadamente no trabalho cooperativo. O foco do artigo é compreender o modo como os alunos se apropriam de artefactos culturais da Matemática escolar. Numa primeira parte do mesmo são apresentadas algumas ideias teóricas que serviram de suporte ao estudo, depois apresenta-se a opção metodológica adoptada e finalmente os resultados e conclusões. |
id |
RCAP_c56125dbd46a496304298aac34a6d1e5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:digituma.uma.pt:10400.13/5000 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Fazer matemática compreendendo e compreender matemática fazendo: a apropriação de artefactos da Matemática escolarAprendizagemInteracções sociaisTrabalho cooperativoArtefactosRecursos estruturantesMatemáticaLearningSocial interactionsCooperative workArtifactsStructuring resourcesMathematics.Faculdade de Ciências Exatas e da EngenhariaNeste artigo relata-se parcialmente uma investigação desenvolvida com o objectivo de contribuir para o conhecimento das características da actividade matemática escolar dos alunos, na sala de aula, com referência a actividades específicas desenvolvidas com o apoio do professor, nomeadamente no trabalho cooperativo. O foco do artigo é compreender o modo como os alunos se apropriam de artefactos culturais da Matemática escolar. Numa primeira parte do mesmo são apresentadas algumas ideias teóricas que serviram de suporte ao estudo, depois apresenta-se a opção metodológica adoptada e finalmente os resultados e conclusões.In this paper it will be partly related a research which aim is to contribute to the analyses of school mathematics activity in the classroom, when they work cooperativelly. The focus of the paper is to understand the way students appropriate cultural artefacts of school mathematics. In the first part of the paper it will be presented some theoretical ideas, then the methodological approach and finally the results and conclusions of the study.Associação de Professores de MatemáticaDigitUMaFernandes, Elsa2023-02-06T12:06:33Z20002000-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/5000porFernandes, E. (2000). Fazer matemática compreendendo e compreender matemática fazendo: a apropriação de artefactos da Matemática escolar . Quadrante, 9(1), 49–86. https://doi.org/10.48489/quadrante.2272610.48489/quadrante.22726info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-02-12T03:30:46Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/5000Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:46:28.678234Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fazer matemática compreendendo e compreender matemática fazendo: a apropriação de artefactos da Matemática escolar |
title |
Fazer matemática compreendendo e compreender matemática fazendo: a apropriação de artefactos da Matemática escolar |
spellingShingle |
Fazer matemática compreendendo e compreender matemática fazendo: a apropriação de artefactos da Matemática escolar Fernandes, Elsa Aprendizagem Interacções sociais Trabalho cooperativo Artefactos Recursos estruturantes Matemática Learning Social interactions Cooperative work Artifacts Structuring resources Mathematics . Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia |
title_short |
Fazer matemática compreendendo e compreender matemática fazendo: a apropriação de artefactos da Matemática escolar |
title_full |
Fazer matemática compreendendo e compreender matemática fazendo: a apropriação de artefactos da Matemática escolar |
title_fullStr |
Fazer matemática compreendendo e compreender matemática fazendo: a apropriação de artefactos da Matemática escolar |
title_full_unstemmed |
Fazer matemática compreendendo e compreender matemática fazendo: a apropriação de artefactos da Matemática escolar |
title_sort |
Fazer matemática compreendendo e compreender matemática fazendo: a apropriação de artefactos da Matemática escolar |
author |
Fernandes, Elsa |
author_facet |
Fernandes, Elsa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
DigitUMa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Elsa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Interacções sociais Trabalho cooperativo Artefactos Recursos estruturantes Matemática Learning Social interactions Cooperative work Artifacts Structuring resources Mathematics . Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia |
topic |
Aprendizagem Interacções sociais Trabalho cooperativo Artefactos Recursos estruturantes Matemática Learning Social interactions Cooperative work Artifacts Structuring resources Mathematics . Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia |
description |
Neste artigo relata-se parcialmente uma investigação desenvolvida com o objectivo de contribuir para o conhecimento das características da actividade matemática escolar dos alunos, na sala de aula, com referência a actividades específicas desenvolvidas com o apoio do professor, nomeadamente no trabalho cooperativo. O foco do artigo é compreender o modo como os alunos se apropriam de artefactos culturais da Matemática escolar. Numa primeira parte do mesmo são apresentadas algumas ideias teóricas que serviram de suporte ao estudo, depois apresenta-se a opção metodológica adoptada e finalmente os resultados e conclusões. |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000 2000-01-01T00:00:00Z 2023-02-06T12:06:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.13/5000 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.13/5000 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Fernandes, E. (2000). Fazer matemática compreendendo e compreender matemática fazendo: a apropriação de artefactos da Matemática escolar . Quadrante, 9(1), 49–86. https://doi.org/10.48489/quadrante.22726 10.48489/quadrante.22726 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação de Professores de Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação de Professores de Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130936420335616 |