Fazer matemática compreendendo e compreender matemática fazendo: a apropriação de artefactos da Matemática escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Elsa
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/5000
Resumo: Neste artigo relata-se parcialmente uma investigação desenvolvida com o objectivo de contribuir para o conhecimento das características da actividade matemática escolar dos alunos, na sala de aula, com referência a actividades específicas desenvolvidas com o apoio do professor, nomeadamente no trabalho cooperativo. O foco do artigo é compreender o modo como os alunos se apropriam de artefactos culturais da Matemática escolar. Numa primeira parte do mesmo são apresentadas algumas ideias teóricas que serviram de suporte ao estudo, depois apresenta-se a opção metodológica adoptada e finalmente os resultados e conclusões.
id RCAP_c56125dbd46a496304298aac34a6d1e5
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/5000
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Fazer matemática compreendendo e compreender matemática fazendo: a apropriação de artefactos da Matemática escolarAprendizagemInteracções sociaisTrabalho cooperativoArtefactosRecursos estruturantesMatemáticaLearningSocial interactionsCooperative workArtifactsStructuring resourcesMathematics.Faculdade de Ciências Exatas e da EngenhariaNeste artigo relata-se parcialmente uma investigação desenvolvida com o objectivo de contribuir para o conhecimento das características da actividade matemática escolar dos alunos, na sala de aula, com referência a actividades específicas desenvolvidas com o apoio do professor, nomeadamente no trabalho cooperativo. O foco do artigo é compreender o modo como os alunos se apropriam de artefactos culturais da Matemática escolar. Numa primeira parte do mesmo são apresentadas algumas ideias teóricas que serviram de suporte ao estudo, depois apresenta-se a opção metodológica adoptada e finalmente os resultados e conclusões.In this paper it will be partly related a research which aim is to contribute to the analyses of school mathematics activity in the classroom, when they work cooperativelly. The focus of the paper is to understand the way students appropriate cultural artefacts of school mathematics. In the first part of the paper it will be presented some theoretical ideas, then the methodological approach and finally the results and conclusions of the study.Associação de Professores de MatemáticaDigitUMaFernandes, Elsa2023-02-06T12:06:33Z20002000-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/5000porFernandes, E. (2000). Fazer matemática compreendendo e compreender matemática fazendo: a apropriação de artefactos da Matemática escolar . Quadrante, 9(1), 49–86. https://doi.org/10.48489/quadrante.2272610.48489/quadrante.22726info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-02-12T03:30:46Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/5000Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:46:28.678234Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Fazer matemática compreendendo e compreender matemática fazendo: a apropriação de artefactos da Matemática escolar
title Fazer matemática compreendendo e compreender matemática fazendo: a apropriação de artefactos da Matemática escolar
spellingShingle Fazer matemática compreendendo e compreender matemática fazendo: a apropriação de artefactos da Matemática escolar
Fernandes, Elsa
Aprendizagem
Interacções sociais
Trabalho cooperativo
Artefactos
Recursos estruturantes
Matemática
Learning
Social interactions
Cooperative work
Artifacts
Structuring resources
Mathematics
.
Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia
title_short Fazer matemática compreendendo e compreender matemática fazendo: a apropriação de artefactos da Matemática escolar
title_full Fazer matemática compreendendo e compreender matemática fazendo: a apropriação de artefactos da Matemática escolar
title_fullStr Fazer matemática compreendendo e compreender matemática fazendo: a apropriação de artefactos da Matemática escolar
title_full_unstemmed Fazer matemática compreendendo e compreender matemática fazendo: a apropriação de artefactos da Matemática escolar
title_sort Fazer matemática compreendendo e compreender matemática fazendo: a apropriação de artefactos da Matemática escolar
author Fernandes, Elsa
author_facet Fernandes, Elsa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Elsa
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Interacções sociais
Trabalho cooperativo
Artefactos
Recursos estruturantes
Matemática
Learning
Social interactions
Cooperative work
Artifacts
Structuring resources
Mathematics
.
Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia
topic Aprendizagem
Interacções sociais
Trabalho cooperativo
Artefactos
Recursos estruturantes
Matemática
Learning
Social interactions
Cooperative work
Artifacts
Structuring resources
Mathematics
.
Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia
description Neste artigo relata-se parcialmente uma investigação desenvolvida com o objectivo de contribuir para o conhecimento das características da actividade matemática escolar dos alunos, na sala de aula, com referência a actividades específicas desenvolvidas com o apoio do professor, nomeadamente no trabalho cooperativo. O foco do artigo é compreender o modo como os alunos se apropriam de artefactos culturais da Matemática escolar. Numa primeira parte do mesmo são apresentadas algumas ideias teóricas que serviram de suporte ao estudo, depois apresenta-se a opção metodológica adoptada e finalmente os resultados e conclusões.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000
2000-01-01T00:00:00Z
2023-02-06T12:06:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/5000
url http://hdl.handle.net/10400.13/5000
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Fernandes, E. (2000). Fazer matemática compreendendo e compreender matemática fazendo: a apropriação de artefactos da Matemática escolar . Quadrante, 9(1), 49–86. https://doi.org/10.48489/quadrante.22726
10.48489/quadrante.22726
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação de Professores de Matemática
publisher.none.fl_str_mv Associação de Professores de Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130936420335616