Criação de uma estrutura de assessoria externa como resposta emergente às necessidades educativas dos alunos imigrantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Sandra
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Silva, Carlos Fernandes da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11144/3576
Resumo: Perante a realidade das nossas escolas onde polisocializam cerca de cento e vinte nacionalidades e oitenta línguas, mostraremos como o nosso sistema educativo precisa de uma medida inovadora que acreditamos consistir na criação de uma estrutura de assessoria externa que apoie a assessoria interna das escolas, visto que estas, sozinhas, não surtem bons resultados. Para a construção desse modelo, baseámo-nos em práticas do modelo educativo finlandês (com alunos imigrantes), procurando também reunir aspectos de outros sistemas da Europa. Trata-se de uma equipa que recrutando os recursos humanos que já existem, os especializaria em funções dirigidas a professores e alunos para promover o sucesso escolar dos alunos imigrantes na nossa Escola e para elevar a qualidade da sua actuação no panorama europeu, colocando em interacção toda a comunidade.
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