Fatores determinantes das comunicações word-of-mouth dos alunos das escolas profissionais portuguesas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/549 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Marketing Relacional apresentada à ESTG - Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPL - Instituto Politécnico de Leiria. |
id |
RCAP_7d805fe30c700fe475c454e4bbc5d720 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/549 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Fatores determinantes das comunicações word-of-mouth dos alunos das escolas profissionais portuguesasWord-of-mouth positivoWord-of-mouth negativoRecomendação da escolaEscolas profissionaisAlunosDissertação de Mestrado em Marketing Relacional apresentada à ESTG - Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPL - Instituto Politécnico de Leiria.As comunicações word-of-mouth (WOM) são particularmente importantes nos serviços, onde as suas características, como a intangibilidade ou a heterogeneidade, fazem aumentar o risco percebido do consumo e induzem os consumidores a confiar em quem já tenha experienciado o serviço e a conferir-lhe uma maior credibilidade comparativamente a outras formas de comunicação. Este estudo analisa os fatores que levam os alunos das escolas profissionais em Portugal a produzir comunicações WOM positivas e negativas acerca da escola que frequentam. Com base numa amostra de 2 787 alunos e na utilização de modelos de regressão linear múltipla, concluiu-se que as comunicações WOM positivas estão positivamente relacionadas com a satisfação, a lealdade, o compromisso, a confiança, o valor percebido e a imagem corporativa e negativamente relacionadas com a qualidade percebida e com as emoções negativas. Por sua vez, as comunicações WOM negativas estão positivamente relacionadas com o valor percebido, as emoções negativas e o ano frequentado e negativamente relacionadas com a satisfação, o compromisso e a confiança. Não se observaram relações estatisticamente significativas entre as emoções positivas ou o ano frequentado e o WOM positivo e entre a qualidade percebida, a lealdade, a imagem corporativa, as emoções positivas e o WOM negativo. Tendo por base estes resultados, são apresentadas recomendações estratégicas às escolas profissionais, no sentido de potenciar a criação de WOM positivo por parte dos seus alunos e de reduzir o WOM negativo.IC-OnlineRodrigues, Teresa Margarida Oliveira2012-07-17T14:15:12Z2012-07-172012-07-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/549porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:41:28Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/549Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:45:33.205467Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fatores determinantes das comunicações word-of-mouth dos alunos das escolas profissionais portuguesas |
title |
Fatores determinantes das comunicações word-of-mouth dos alunos das escolas profissionais portuguesas |
spellingShingle |
Fatores determinantes das comunicações word-of-mouth dos alunos das escolas profissionais portuguesas Rodrigues, Teresa Margarida Oliveira Word-of-mouth positivo Word-of-mouth negativo Recomendação da escola Escolas profissionais Alunos |
title_short |
Fatores determinantes das comunicações word-of-mouth dos alunos das escolas profissionais portuguesas |
title_full |
Fatores determinantes das comunicações word-of-mouth dos alunos das escolas profissionais portuguesas |
title_fullStr |
Fatores determinantes das comunicações word-of-mouth dos alunos das escolas profissionais portuguesas |
title_full_unstemmed |
Fatores determinantes das comunicações word-of-mouth dos alunos das escolas profissionais portuguesas |
title_sort |
Fatores determinantes das comunicações word-of-mouth dos alunos das escolas profissionais portuguesas |
author |
Rodrigues, Teresa Margarida Oliveira |
author_facet |
Rodrigues, Teresa Margarida Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Teresa Margarida Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Word-of-mouth positivo Word-of-mouth negativo Recomendação da escola Escolas profissionais Alunos |
topic |
Word-of-mouth positivo Word-of-mouth negativo Recomendação da escola Escolas profissionais Alunos |
description |
Dissertação de Mestrado em Marketing Relacional apresentada à ESTG - Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPL - Instituto Politécnico de Leiria. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-07-17T14:15:12Z 2012-07-17 2012-07-17T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/549 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/549 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136951278764032 |