Fatores determinantes das comunicações word-of-mouth dos alunos das escolas profissionais portuguesas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Teresa Margarida Oliveira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/549
Resumo: Dissertação de Mestrado em Marketing Relacional apresentada à ESTG - Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPL - Instituto Politécnico de Leiria.
id RCAP_7d805fe30c700fe475c454e4bbc5d720
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/549
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Fatores determinantes das comunicações word-of-mouth dos alunos das escolas profissionais portuguesasWord-of-mouth positivoWord-of-mouth negativoRecomendação da escolaEscolas profissionaisAlunosDissertação de Mestrado em Marketing Relacional apresentada à ESTG - Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPL - Instituto Politécnico de Leiria.As comunicações word-of-mouth (WOM) são particularmente importantes nos serviços, onde as suas características, como a intangibilidade ou a heterogeneidade, fazem aumentar o risco percebido do consumo e induzem os consumidores a confiar em quem já tenha experienciado o serviço e a conferir-lhe uma maior credibilidade comparativamente a outras formas de comunicação. Este estudo analisa os fatores que levam os alunos das escolas profissionais em Portugal a produzir comunicações WOM positivas e negativas acerca da escola que frequentam. Com base numa amostra de 2 787 alunos e na utilização de modelos de regressão linear múltipla, concluiu-se que as comunicações WOM positivas estão positivamente relacionadas com a satisfação, a lealdade, o compromisso, a confiança, o valor percebido e a imagem corporativa e negativamente relacionadas com a qualidade percebida e com as emoções negativas. Por sua vez, as comunicações WOM negativas estão positivamente relacionadas com o valor percebido, as emoções negativas e o ano frequentado e negativamente relacionadas com a satisfação, o compromisso e a confiança. Não se observaram relações estatisticamente significativas entre as emoções positivas ou o ano frequentado e o WOM positivo e entre a qualidade percebida, a lealdade, a imagem corporativa, as emoções positivas e o WOM negativo. Tendo por base estes resultados, são apresentadas recomendações estratégicas às escolas profissionais, no sentido de potenciar a criação de WOM positivo por parte dos seus alunos e de reduzir o WOM negativo.IC-OnlineRodrigues, Teresa Margarida Oliveira2012-07-17T14:15:12Z2012-07-172012-07-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/549porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:41:28Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/549Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:45:33.205467Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Fatores determinantes das comunicações word-of-mouth dos alunos das escolas profissionais portuguesas
title Fatores determinantes das comunicações word-of-mouth dos alunos das escolas profissionais portuguesas
spellingShingle Fatores determinantes das comunicações word-of-mouth dos alunos das escolas profissionais portuguesas
Rodrigues, Teresa Margarida Oliveira
Word-of-mouth positivo
Word-of-mouth negativo
Recomendação da escola
Escolas profissionais
Alunos
title_short Fatores determinantes das comunicações word-of-mouth dos alunos das escolas profissionais portuguesas
title_full Fatores determinantes das comunicações word-of-mouth dos alunos das escolas profissionais portuguesas
title_fullStr Fatores determinantes das comunicações word-of-mouth dos alunos das escolas profissionais portuguesas
title_full_unstemmed Fatores determinantes das comunicações word-of-mouth dos alunos das escolas profissionais portuguesas
title_sort Fatores determinantes das comunicações word-of-mouth dos alunos das escolas profissionais portuguesas
author Rodrigues, Teresa Margarida Oliveira
author_facet Rodrigues, Teresa Margarida Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Teresa Margarida Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Word-of-mouth positivo
Word-of-mouth negativo
Recomendação da escola
Escolas profissionais
Alunos
topic Word-of-mouth positivo
Word-of-mouth negativo
Recomendação da escola
Escolas profissionais
Alunos
description Dissertação de Mestrado em Marketing Relacional apresentada à ESTG - Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPL - Instituto Politécnico de Leiria.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-17T14:15:12Z
2012-07-17
2012-07-17T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/549
url http://hdl.handle.net/10400.8/549
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136951278764032