Determinantes das comunicações word-of-mouth dos alunos das escolas profissionais em Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://journals.openedition.org/cp/573 |
Resumo: | Este estudo analisa o impacto da satisfação, da lealdade, da qualidade percebida, da confiança, do compromisso, do valor percebido, das emoções, da imagem corporativa e do ano frequentado na criação de comunicação word-of-mouth (WOM) positiva e negativa no contexto dos serviços de educação. O modelo de investigação foi testado numa amostra de 2787 alunos das escolas profissionais portuguesas, tendo-se concluído que as variáveis que determinam as valências positiva e negativa do WOM não são necessariamente as mesmas. Os resultados obtidos, alguns deles inesperados, são discutidos quanto às suas implicações na gestão da comunicação WOM positiva e negativa dos estabelecimentos de ensino. |
id |
RCAP_cd7b0db46e17265894a7e8b4c1a5dfe0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revues.org:cp/573 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Determinantes das comunicações word-of-mouth dos alunos das escolas profissionais em Portugalpositive word-of-mouthnegative word-of-mouthword-of-mouth positivoword-of-mouth negativoEste estudo analisa o impacto da satisfação, da lealdade, da qualidade percebida, da confiança, do compromisso, do valor percebido, das emoções, da imagem corporativa e do ano frequentado na criação de comunicação word-of-mouth (WOM) positiva e negativa no contexto dos serviços de educação. O modelo de investigação foi testado numa amostra de 2787 alunos das escolas profissionais portuguesas, tendo-se concluído que as variáveis que determinam as valências positiva e negativa do WOM não são necessariamente as mesmas. Os resultados obtidos, alguns deles inesperados, são discutidos quanto às suas implicações na gestão da comunicação WOM positiva e negativa dos estabelecimentos de ensino.This study analyses the impact of satisfaction, loyalty, perceived quality, trust, commitment, perceived value, emotions, corporate image and attended school year on the creation of positive and negative word-of-mouth (WOM) in the context of educational services. The research model was tested using data from a sample of 2787 portuguese vocational schools students, and the findings suggest that the determinants of the positive or negative WOM valence are not necessarily the same. The obtained results, some of them unexpected, are discussed according to their implications for the negative or positive WOM communication management of schools.Escola Superior de Comunicação SocialComunicação pública2014-02-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://journals.openedition.org/cp/573oai:revues.org:cp/573porurn:doi:10.4000/cp.573http://journals.openedition.org/cp/573Rodrigues, Teresa Margarida OliveiraFerreira, Alcina Teresa Gasparinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-11-24T11:07:40Zoai:revues.org:cp/573Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:14:30.651353Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Determinantes das comunicações word-of-mouth dos alunos das escolas profissionais em Portugal |
title |
Determinantes das comunicações word-of-mouth dos alunos das escolas profissionais em Portugal |
spellingShingle |
Determinantes das comunicações word-of-mouth dos alunos das escolas profissionais em Portugal Rodrigues, Teresa Margarida Oliveira positive word-of-mouth negative word-of-mouth word-of-mouth positivo word-of-mouth negativo |
title_short |
Determinantes das comunicações word-of-mouth dos alunos das escolas profissionais em Portugal |
title_full |
Determinantes das comunicações word-of-mouth dos alunos das escolas profissionais em Portugal |
title_fullStr |
Determinantes das comunicações word-of-mouth dos alunos das escolas profissionais em Portugal |
title_full_unstemmed |
Determinantes das comunicações word-of-mouth dos alunos das escolas profissionais em Portugal |
title_sort |
Determinantes das comunicações word-of-mouth dos alunos das escolas profissionais em Portugal |
author |
Rodrigues, Teresa Margarida Oliveira |
author_facet |
Rodrigues, Teresa Margarida Oliveira Ferreira, Alcina Teresa Gaspar |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Alcina Teresa Gaspar |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Teresa Margarida Oliveira Ferreira, Alcina Teresa Gaspar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
positive word-of-mouth negative word-of-mouth word-of-mouth positivo word-of-mouth negativo |
topic |
positive word-of-mouth negative word-of-mouth word-of-mouth positivo word-of-mouth negativo |
description |
Este estudo analisa o impacto da satisfação, da lealdade, da qualidade percebida, da confiança, do compromisso, do valor percebido, das emoções, da imagem corporativa e do ano frequentado na criação de comunicação word-of-mouth (WOM) positiva e negativa no contexto dos serviços de educação. O modelo de investigação foi testado numa amostra de 2787 alunos das escolas profissionais portuguesas, tendo-se concluído que as variáveis que determinam as valências positiva e negativa do WOM não são necessariamente as mesmas. Os resultados obtidos, alguns deles inesperados, são discutidos quanto às suas implicações na gestão da comunicação WOM positiva e negativa dos estabelecimentos de ensino. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-02-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://journals.openedition.org/cp/573 oai:revues.org:cp/573 |
url |
http://journals.openedition.org/cp/573 |
identifier_str_mv |
oai:revues.org:cp/573 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
urn:doi:10.4000/cp.573 http://journals.openedition.org/cp/573 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Comunicação Social Comunicação pública |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Comunicação Social Comunicação pública |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130598983335936 |