A poesia como educação para a literacia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Ana Sofia Monteiro
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/44104
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
id RCAP_7d85f4ed39f71dc0ea43525b39e978b3
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/44104
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A poesia como educação para a literaciaPoetry as education for literacyCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino BásicoO presente relatório de estágio desenvolveu-se no âmbito do Mestrado de Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico durante o passado ano letivo, em dois contextos educativos distintos, mais especificamente numa turma de 3.º ano e noutra de 5.º ano. A intervenção pedagógica realizada, baseada na metodologia de investigação qualitativa, seguiuse sempre pela espiral de ciclos de investigação de Lattore (2004) constituída pelas seguintes fases: planificar, atuar, observar e refletir. Durante o processo de estágio, fomos defensores de uma perspetiva integradora do conhecimento, apelando portanto à presença de um currículo integrado capaz de conhecer melhor a realidade para adequar as suas práticas. A temática central deste projeto gira em torno da poesia e com a implementação destas aulas, o principal objetivo foi conseguir a presença significativa da poesia na comunidade escolar levando ao gosto, ao gozo, ao prazer das crianças e jovens por textos poéticos, isto é, conseguir despertar-lhes a fruição estética de ler poesia, educando para a literacia. Além da exposição da teoria que sustenta a nossa prática, é também ao longo deste trabalho que é apresentado o plano de intervenção, são descritas as aulas e divulgados os resultados.This internship report developed under the Education Master's 1.º and 2.º Cycles Basic Education during the last school year, in two different educational contexts, specifically in a 3rd grade class and another of 5th grade. . The educational intervention carried out, based on qualitative research methodology, followed always by the spiral of Lattore research cycles (2004) consist of the following phases: plan, act, observe and reflect. During the training process, we were advocates of an integrating perspective of knowledge, thus appealing to the presence of an integrated curriculum able to better understand the reality to suit their practices. The central theme of this project revolves around poetry and the implementation of these classes, the main objective was to achieve significant presence of poetry in the school community leading the appreciation, the joy, the pleasure of children and youth by poetic texts, that is, able to arouse their aesthetic enjoyment of reading poetry, educating for literacy. Beyond the theory that sustains our practical exposure it is also during this work that the intervention plan is presented, describes the classes and disseminated the results.Azevedo, FernandoUniversidade do MinhoGuimarães, Ana Sofia Monteiro20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/44104por201362317info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:28:29Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/44104Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:23:18.931175Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A poesia como educação para a literacia
Poetry as education for literacy
title A poesia como educação para a literacia
spellingShingle A poesia como educação para a literacia
Guimarães, Ana Sofia Monteiro
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A poesia como educação para a literacia
title_full A poesia como educação para a literacia
title_fullStr A poesia como educação para a literacia
title_full_unstemmed A poesia como educação para a literacia
title_sort A poesia como educação para a literacia
author Guimarães, Ana Sofia Monteiro
author_facet Guimarães, Ana Sofia Monteiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Azevedo, Fernando
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Ana Sofia Monteiro
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/44104
url http://hdl.handle.net/1822/44104
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201362317
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132707992633344