A poesia como educação para a literacia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/44104 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico |
id |
RCAP_7d85f4ed39f71dc0ea43525b39e978b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/44104 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A poesia como educação para a literaciaPoetry as education for literacyCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino BásicoO presente relatório de estágio desenvolveu-se no âmbito do Mestrado de Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico durante o passado ano letivo, em dois contextos educativos distintos, mais especificamente numa turma de 3.º ano e noutra de 5.º ano. A intervenção pedagógica realizada, baseada na metodologia de investigação qualitativa, seguiuse sempre pela espiral de ciclos de investigação de Lattore (2004) constituída pelas seguintes fases: planificar, atuar, observar e refletir. Durante o processo de estágio, fomos defensores de uma perspetiva integradora do conhecimento, apelando portanto à presença de um currículo integrado capaz de conhecer melhor a realidade para adequar as suas práticas. A temática central deste projeto gira em torno da poesia e com a implementação destas aulas, o principal objetivo foi conseguir a presença significativa da poesia na comunidade escolar levando ao gosto, ao gozo, ao prazer das crianças e jovens por textos poéticos, isto é, conseguir despertar-lhes a fruição estética de ler poesia, educando para a literacia. Além da exposição da teoria que sustenta a nossa prática, é também ao longo deste trabalho que é apresentado o plano de intervenção, são descritas as aulas e divulgados os resultados.This internship report developed under the Education Master's 1.º and 2.º Cycles Basic Education during the last school year, in two different educational contexts, specifically in a 3rd grade class and another of 5th grade. . The educational intervention carried out, based on qualitative research methodology, followed always by the spiral of Lattore research cycles (2004) consist of the following phases: plan, act, observe and reflect. During the training process, we were advocates of an integrating perspective of knowledge, thus appealing to the presence of an integrated curriculum able to better understand the reality to suit their practices. The central theme of this project revolves around poetry and the implementation of these classes, the main objective was to achieve significant presence of poetry in the school community leading the appreciation, the joy, the pleasure of children and youth by poetic texts, that is, able to arouse their aesthetic enjoyment of reading poetry, educating for literacy. Beyond the theory that sustains our practical exposure it is also during this work that the intervention plan is presented, describes the classes and disseminated the results.Azevedo, FernandoUniversidade do MinhoGuimarães, Ana Sofia Monteiro20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/44104por201362317info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:28:29Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/44104Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:23:18.931175Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A poesia como educação para a literacia Poetry as education for literacy |
title |
A poesia como educação para a literacia |
spellingShingle |
A poesia como educação para a literacia Guimarães, Ana Sofia Monteiro Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A poesia como educação para a literacia |
title_full |
A poesia como educação para a literacia |
title_fullStr |
A poesia como educação para a literacia |
title_full_unstemmed |
A poesia como educação para a literacia |
title_sort |
A poesia como educação para a literacia |
author |
Guimarães, Ana Sofia Monteiro |
author_facet |
Guimarães, Ana Sofia Monteiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Azevedo, Fernando Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guimarães, Ana Sofia Monteiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/44104 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/44104 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
201362317 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132707992633344 |