Literacia emocional na educação pré-escolar: saber sentir

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Inês Isabel Estêvão
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/12624
Resumo: É no âmbito da unidade de Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Educação Pré-escolar, que o presente relatório de investigação surge com o propósito de expor aspetos importantes decorrentes da minha prática educativa, em contexto de jardim-de-infância, com um grupo de dez crianças com três e quatro anos de idade. A questão que motivou esta investigação foi: «Em que medida a promoção da literacia emocional é facilitadora do desenvolvimento da inteligência emocional em crianças de 3/4 anos?». Face a esta questão, e perante o inicial diagnóstico do grupo de crianças, houve a necessidade de procurar estratégias que possibilitassem atingir o objetivo principal: «promover o reconhecimento e a gestão das emoções com vista ao desenvolvimento da inteligência emocional», de modo a compreender de que forma esta pode ser trabalhada e, por outro lado, que repercussões tem nas próprias crianças. Assim, surge o tema do presente estudo: «Literacia emocional na educação pré-escolar: saber sentir», o qual dá visibilidade e retrata de forma fidedigna toda esta investigação, de natureza qualitativa, cujos métodos consistiram na análise documental, na observação direta, numa conversa informal com a educadora e nos registos escritos (notas e diários de campo). Concluiu-se, então, que os resultados obtidos confirmam e evidenciam a importância que o trabalho feito ao nível da inteligência emocional tem no desenvolvimento holístico das crianças, nomeadamente, no domínio do saber sentir.
id RCAP_2dff9bd8da20786b8f5aec86a92dd7fd
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/12624
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Literacia emocional na educação pré-escolar: saber sentirInteligência emocionalEducação pré-escolarEmoçõesDesenvolvimentoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoÉ no âmbito da unidade de Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Educação Pré-escolar, que o presente relatório de investigação surge com o propósito de expor aspetos importantes decorrentes da minha prática educativa, em contexto de jardim-de-infância, com um grupo de dez crianças com três e quatro anos de idade. A questão que motivou esta investigação foi: «Em que medida a promoção da literacia emocional é facilitadora do desenvolvimento da inteligência emocional em crianças de 3/4 anos?». Face a esta questão, e perante o inicial diagnóstico do grupo de crianças, houve a necessidade de procurar estratégias que possibilitassem atingir o objetivo principal: «promover o reconhecimento e a gestão das emoções com vista ao desenvolvimento da inteligência emocional», de modo a compreender de que forma esta pode ser trabalhada e, por outro lado, que repercussões tem nas próprias crianças. Assim, surge o tema do presente estudo: «Literacia emocional na educação pré-escolar: saber sentir», o qual dá visibilidade e retrata de forma fidedigna toda esta investigação, de natureza qualitativa, cujos métodos consistiram na análise documental, na observação direta, numa conversa informal com a educadora e nos registos escritos (notas e diários de campo). Concluiu-se, então, que os resultados obtidos confirmam e evidenciam a importância que o trabalho feito ao nível da inteligência emocional tem no desenvolvimento holístico das crianças, nomeadamente, no domínio do saber sentir.It is within the scope of the Supervised Teaching Practice Unit of the Master's in Pre-school Education that this research report arises with the purpose of exposing important aspects arising from my educational practice, in the context of kindergarten, with a group of children with three and four years old. The question that motivated this research was: «In which extent do the promotion of emotional literacy enables the development of emotional intelligence in children aged three and four?». Faced this question, and given the initial diagnosis of the group of children, there was a need to look for strategies that could achieve the main objective: "promote the recognition and management of emotions for the development of emotional intelligence", in order to understand how this can be worked out and, on the other hand, what repercussions it has on themselves. Thus, the theme of the present study is: "Emotional Literacy in Preschool Education: Know how to feel", which gives visibility and portrays in a real way all this research, based on qualitative properties, which the methods consisted in documentary analysis, direct observation, informal conversation with the kindergarten teacher and in written records (field notes and journals). In conclusion, the results obtained confirm and highlight the importance that the work done on emotional intelligence has on the holistic development of children, namely in the field of knowing how to feel.Luísa, Cláudia Cristina GuerreiroSapientiaMendes, Inês Isabel Estêvão2019-06-26T11:41:45Z2019-01-2120182019-01-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/12624TID:202246051porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:24:36Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/12624Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:03:56.826016Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Literacia emocional na educação pré-escolar: saber sentir
title Literacia emocional na educação pré-escolar: saber sentir
spellingShingle Literacia emocional na educação pré-escolar: saber sentir
Mendes, Inês Isabel Estêvão
Inteligência emocional
Educação pré-escolar
Emoções
Desenvolvimento
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Literacia emocional na educação pré-escolar: saber sentir
title_full Literacia emocional na educação pré-escolar: saber sentir
title_fullStr Literacia emocional na educação pré-escolar: saber sentir
title_full_unstemmed Literacia emocional na educação pré-escolar: saber sentir
title_sort Literacia emocional na educação pré-escolar: saber sentir
author Mendes, Inês Isabel Estêvão
author_facet Mendes, Inês Isabel Estêvão
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Luísa, Cláudia Cristina Guerreiro
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Inês Isabel Estêvão
dc.subject.por.fl_str_mv Inteligência emocional
Educação pré-escolar
Emoções
Desenvolvimento
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Inteligência emocional
Educação pré-escolar
Emoções
Desenvolvimento
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description É no âmbito da unidade de Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Educação Pré-escolar, que o presente relatório de investigação surge com o propósito de expor aspetos importantes decorrentes da minha prática educativa, em contexto de jardim-de-infância, com um grupo de dez crianças com três e quatro anos de idade. A questão que motivou esta investigação foi: «Em que medida a promoção da literacia emocional é facilitadora do desenvolvimento da inteligência emocional em crianças de 3/4 anos?». Face a esta questão, e perante o inicial diagnóstico do grupo de crianças, houve a necessidade de procurar estratégias que possibilitassem atingir o objetivo principal: «promover o reconhecimento e a gestão das emoções com vista ao desenvolvimento da inteligência emocional», de modo a compreender de que forma esta pode ser trabalhada e, por outro lado, que repercussões tem nas próprias crianças. Assim, surge o tema do presente estudo: «Literacia emocional na educação pré-escolar: saber sentir», o qual dá visibilidade e retrata de forma fidedigna toda esta investigação, de natureza qualitativa, cujos métodos consistiram na análise documental, na observação direta, numa conversa informal com a educadora e nos registos escritos (notas e diários de campo). Concluiu-se, então, que os resultados obtidos confirmam e evidenciam a importância que o trabalho feito ao nível da inteligência emocional tem no desenvolvimento holístico das crianças, nomeadamente, no domínio do saber sentir.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-06-26T11:41:45Z
2019-01-21
2019-01-21T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/12624
TID:202246051
url http://hdl.handle.net/10400.1/12624
identifier_str_mv TID:202246051
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133274604306432