O ditado como estratégia de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Otília
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/4489
Resumo: O ensino da escrita é uma questão que tem estado presente nas preocupações dos decisores políticos e dos investigadores em Portugal. O ensino e aprendizagem da ortografia, não tem sido objecto privilegiado na investigação, observando-se na maioria das salas de aula práticas que apelam exclusivamente à memorização. Neste artigo, propõe-se uma reflexão sobre ensino da ortografia, apresentando alguns dados de um projeto em curso em sala de aula com o propósito de melhorar as práticas de ensino da ortografia.
id RCAP_7d87721777c4805da73a7b863a825ecd
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/4489
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O ditado como estratégia de aprendizagemDitadoAprendizagem da escritaOrtografiaInteraçãoAprendizagemDictationLearning to writeOrthographyInteractionlearningO ensino da escrita é uma questão que tem estado presente nas preocupações dos decisores políticos e dos investigadores em Portugal. O ensino e aprendizagem da ortografia, não tem sido objecto privilegiado na investigação, observando-se na maioria das salas de aula práticas que apelam exclusivamente à memorização. Neste artigo, propõe-se uma reflexão sobre ensino da ortografia, apresentando alguns dados de um projeto em curso em sala de aula com o propósito de melhorar as práticas de ensino da ortografia.Teaching writing is a matter that has been present in the agendas of political decision-makers and researchers in Portugal. The analysis of teaching and learning orthography has not been a priority when it comes to research, and it is evident that in most classrooms practical classes resort exclusively to memorisation. In this article an evaluation of teaching methods associated with orthography is put forward, with data from an ongoing classroom project being presented in order to enhance orthography's teaching practices.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de CoimbraRCIPLSousa, Otília2015-05-05T08:27:06Z2014-122014-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/4489por1646 - 9526info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:46:35Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/4489Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:13:56.008899Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O ditado como estratégia de aprendizagem
title O ditado como estratégia de aprendizagem
spellingShingle O ditado como estratégia de aprendizagem
Sousa, Otília
Ditado
Aprendizagem da escrita
Ortografia
Interação
Aprendizagem
Dictation
Learning to write
Orthography
Interaction
learning
title_short O ditado como estratégia de aprendizagem
title_full O ditado como estratégia de aprendizagem
title_fullStr O ditado como estratégia de aprendizagem
title_full_unstemmed O ditado como estratégia de aprendizagem
title_sort O ditado como estratégia de aprendizagem
author Sousa, Otília
author_facet Sousa, Otília
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Otília
dc.subject.por.fl_str_mv Ditado
Aprendizagem da escrita
Ortografia
Interação
Aprendizagem
Dictation
Learning to write
Orthography
Interaction
learning
topic Ditado
Aprendizagem da escrita
Ortografia
Interação
Aprendizagem
Dictation
Learning to write
Orthography
Interaction
learning
description O ensino da escrita é uma questão que tem estado presente nas preocupações dos decisores políticos e dos investigadores em Portugal. O ensino e aprendizagem da ortografia, não tem sido objecto privilegiado na investigação, observando-se na maioria das salas de aula práticas que apelam exclusivamente à memorização. Neste artigo, propõe-se uma reflexão sobre ensino da ortografia, apresentando alguns dados de um projeto em curso em sala de aula com o propósito de melhorar as práticas de ensino da ortografia.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12
2014-12-01T00:00:00Z
2015-05-05T08:27:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/4489
url http://hdl.handle.net/10400.21/4489
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646 - 9526
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133396666941440