As representações usadas por alunos do 2º ano na resolução de problemas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Diana Rita Ramalho
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/7980
Resumo: O presente estudo tem como objetivo principal caracterizar as representações matemáticas utilizadas pelos alunos do 2.º ano de escolaridade, durante atividades de resolução de problemas. Com este intuito, procurou-se responder às seguintes questões de investigação: a) Que representações utilizam os alunos do 2.º ano quando resolvem problemas? b) Que alterações, se existirem, se evidenciam nas representações usadas pelos alunos na resolução de problemas? Tendo em conta a problemática do estudo, bem como as condições em que se desenrolou esta investigação, segui uma abordagem qualitativa. Os participantes do estudo foram três alunos, de uma turma do 2.º ano de escolaridade, de uma escola pública, situada num bairro cuja população tem um nível socio - económico baixo, da cidade de Setúbal. A recolha de dados decorreu ao longo de onze semanas, do ano letivo 2013/1014, entre os dias 14 de outubro e 15 de janeiro. Foram propostos aos alunos variados problemas matemáticos, dos quais sete foram selecionados para fazerem parte integrante desta investigação. Foi através da observação participativa, das produções escritas dos alunos e de gravações de entrevistas semiestruturadas que foram recolhidos os dados e posteriormente analisados. Os resultados deste estudo evidenciam que: a) os alunos não recorrem a representações ativas, como forma de resolução de problemas; b) as representações mais utilizadas pelos alunos são as representações icónicas; c) no conjunto das representações icónicas, é a esquemas que os alunos mais recorrem; d) as representações utilizadas parecem não depender do grau de exigência dos problemas mas poderão estar interligadas com o desenvolvimento do raciocínio matemático de cada um dos alunos; e) o modo de interpretar o enunciado, bem como as características dos números envolvidos, podem influenciar a escolha da representação por parte dos alunos
id RCAP_7d8e4ce911fb5c4f69536250bdf9479b
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/7980
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As representações usadas por alunos do 2º ano na resolução de problemasResolução de problemasRepresentaçõesRepresentação ativaRepresentação icónicaRepresentação simbólicaRelatório de projeto de investigaçãoRelatório de estágioResolution of problemsRepresentationsActive representationIconic representationSymbolic representationO presente estudo tem como objetivo principal caracterizar as representações matemáticas utilizadas pelos alunos do 2.º ano de escolaridade, durante atividades de resolução de problemas. Com este intuito, procurou-se responder às seguintes questões de investigação: a) Que representações utilizam os alunos do 2.º ano quando resolvem problemas? b) Que alterações, se existirem, se evidenciam nas representações usadas pelos alunos na resolução de problemas? Tendo em conta a problemática do estudo, bem como as condições em que se desenrolou esta investigação, segui uma abordagem qualitativa. Os participantes do estudo foram três alunos, de uma turma do 2.º ano de escolaridade, de uma escola pública, situada num bairro cuja população tem um nível socio - económico baixo, da cidade de Setúbal. A recolha de dados decorreu ao longo de onze semanas, do ano letivo 2013/1014, entre os dias 14 de outubro e 15 de janeiro. Foram propostos aos alunos variados problemas matemáticos, dos quais sete foram selecionados para fazerem parte integrante desta investigação. Foi através da observação participativa, das produções escritas dos alunos e de gravações de entrevistas semiestruturadas que foram recolhidos os dados e posteriormente analisados. Os resultados deste estudo evidenciam que: a) os alunos não recorrem a representações ativas, como forma de resolução de problemas; b) as representações mais utilizadas pelos alunos são as representações icónicas; c) no conjunto das representações icónicas, é a esquemas que os alunos mais recorrem; d) as representações utilizadas parecem não depender do grau de exigência dos problemas mas poderão estar interligadas com o desenvolvimento do raciocínio matemático de cada um dos alunos; e) o modo de interpretar o enunciado, bem como as características dos números envolvidos, podem influenciar a escolha da representação por parte dos alunosThis study has as its main goal to characterise mathematical representations used by 2nd grade students in primary school during activities of solving problems. Bearing in mind this situation, we aim at answering the following questions: a) what mathematical representations are used by those students when they solve problems? b) what changes, in case they exist, were verified in mathematical representations used by students while solving the problems? Taking into account the specificity of this study, I followed a qualitative approach. I analysed and worked with three 2nd grade students from a public school located in a problematic neighbourhood in Setúbal. The data collection took place over eleven weeks during the academic year of 2013/2014, between 14th of October and 15th of January. The students were challenged with several mathematical problems which were selected to be part of this research. It was through participative observation, written production of students and the recordings of semi-structured interviews that was possible to collect and analyse the data. The final results of this project demonstrated that: a) the students do not betake active representations as a way of solving problems; b) the most frequently used representations chosen by the students are the iconic ones; c) include in the iconic representations, the sub-category that students mainly utilize are the schemes; d) the representations used seem do not depend on the level of difficulty of the problems but may be connected with the development of individual mathematical reasoning of student; e) the way of interpreting the problems given as well as the characteristics of the numbers involved may influence the choice of representation.Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de SetúbalMendes, FátimaRepositório ComumAraújo, Diana Rita Ramalho2015-03-04T14:56:45Z2014-122015-032014-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/7980TID:201192241porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:51:21Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/7980Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:07:24.807188Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As representações usadas por alunos do 2º ano na resolução de problemas
title As representações usadas por alunos do 2º ano na resolução de problemas
spellingShingle As representações usadas por alunos do 2º ano na resolução de problemas
Araújo, Diana Rita Ramalho
Resolução de problemas
Representações
Representação ativa
Representação icónica
Representação simbólica
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Resolution of problems
Representations
Active representation
Iconic representation
Symbolic representation
title_short As representações usadas por alunos do 2º ano na resolução de problemas
title_full As representações usadas por alunos do 2º ano na resolução de problemas
title_fullStr As representações usadas por alunos do 2º ano na resolução de problemas
title_full_unstemmed As representações usadas por alunos do 2º ano na resolução de problemas
title_sort As representações usadas por alunos do 2º ano na resolução de problemas
author Araújo, Diana Rita Ramalho
author_facet Araújo, Diana Rita Ramalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mendes, Fátima
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Diana Rita Ramalho
dc.subject.por.fl_str_mv Resolução de problemas
Representações
Representação ativa
Representação icónica
Representação simbólica
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Resolution of problems
Representations
Active representation
Iconic representation
Symbolic representation
topic Resolução de problemas
Representações
Representação ativa
Representação icónica
Representação simbólica
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Resolution of problems
Representations
Active representation
Iconic representation
Symbolic representation
description O presente estudo tem como objetivo principal caracterizar as representações matemáticas utilizadas pelos alunos do 2.º ano de escolaridade, durante atividades de resolução de problemas. Com este intuito, procurou-se responder às seguintes questões de investigação: a) Que representações utilizam os alunos do 2.º ano quando resolvem problemas? b) Que alterações, se existirem, se evidenciam nas representações usadas pelos alunos na resolução de problemas? Tendo em conta a problemática do estudo, bem como as condições em que se desenrolou esta investigação, segui uma abordagem qualitativa. Os participantes do estudo foram três alunos, de uma turma do 2.º ano de escolaridade, de uma escola pública, situada num bairro cuja população tem um nível socio - económico baixo, da cidade de Setúbal. A recolha de dados decorreu ao longo de onze semanas, do ano letivo 2013/1014, entre os dias 14 de outubro e 15 de janeiro. Foram propostos aos alunos variados problemas matemáticos, dos quais sete foram selecionados para fazerem parte integrante desta investigação. Foi através da observação participativa, das produções escritas dos alunos e de gravações de entrevistas semiestruturadas que foram recolhidos os dados e posteriormente analisados. Os resultados deste estudo evidenciam que: a) os alunos não recorrem a representações ativas, como forma de resolução de problemas; b) as representações mais utilizadas pelos alunos são as representações icónicas; c) no conjunto das representações icónicas, é a esquemas que os alunos mais recorrem; d) as representações utilizadas parecem não depender do grau de exigência dos problemas mas poderão estar interligadas com o desenvolvimento do raciocínio matemático de cada um dos alunos; e) o modo de interpretar o enunciado, bem como as características dos números envolvidos, podem influenciar a escolha da representação por parte dos alunos
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12
2014-12-01T00:00:00Z
2015-03-04T14:56:45Z
2015-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/7980
TID:201192241
url http://hdl.handle.net/10400.26/7980
identifier_str_mv TID:201192241
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135331235135488